3 pré-requisitos para conseguir um financiamento pelo FIES

O FIES – Financiamento Estudantil – é mais uma iniciativa do governo federal brasileiro para aumentar o acesso ao ensino privado e permitir que mais jovens estudantes tenham acesso às universidades privadas com mensalidades que não são tão acessíveis.

Através do financiamento, o estudante poderá estudar e deverá se preocupar em arcar com as mensalidades somente quando já estiver formado e com um bom emprego. Durante os anos do curso, o estudante só precisará arcar com uma taxa de R$150 a cada três meses, referente aos juros do financiamento.

O FIES permitiu que centenas de jovens se qualificassem e atualmente já existem vários candidatos realizando o pagamento de suas parcelas. Para poder participar é preciso preencher alguns requisitos, dos quais você fica sabendo a seguir.

O que é o FIES?

O FIES é um financiamento estudantil voltado para estudantes matriculados em cursos superiores do ensino privado. Ao contratar o financiamento, você não precisa pagar as mensalidades do curso, somente depois que já estiver formado. Durante esse tempo, arca apenas com uma taxa de juros a partir de 6,5% por ano e deve renovar o financiamento a cada seis meses, para que continue tendo direito ao mesmo.

3 pré-requisitos para conseguir um financiamento pelo FIES. Imagem:divulgação

Podem solicitar o FIES todos os estudantes que já estejam matriculados em cursos superiores em universidades que sejam parceira do programa. Atualmente é muito difícil que uma instituição privada não ofereça o financiamento, por isso é muito grande o número de estudantes participantes que devem renovar o contrato todos os anos. Além disso, durante o ano inteiro é possível contratar, o que possibilita que ainda mais jovens sejam beneficiados.

Conheça os requisitos do FIES

Para poder participar do FIES, além de ser estudante matriculado em um curso superior privado, é preciso preencher uma série de requisitos. Entretanto, preenche-los não significa que você garantiu a vaga. Ainda é preciso passar por uma pré-seleção realizada pelo MEC, validar suas informações e formalizar o financiamento em uma instituição financeira, como o Banco do Brasil ou a Caixa Econômica Federal. Você verá, a seguir, os três principais requisitos do FIES:

Acesse e saiba mais informações: Inscrições Sisutec 2018

Ter participado do ENEM

É obrigatório que todos os candidatos que desejam obter o financiamento devam ter participado do ENEM, mas diferente de outros programas do governo, não é válida a nota somente da edição anterior. O FIES aceita a nota de qualquer ENEM, desde o ano de 2010.

3 pré-requisitos para conseguir um financiamento pelo FIES. Imagem:divulgação

Ou seja, caso você tenha participado da última edição, mas não tenha obtido uma das melhores notas, pode usar a nota de alguma edição anterior que tenha se saído um pouco melhor.

Nota mínima no ENEM

Além de ter participado do ENEM, o candidato também deve apresentar uma nota que seja igual ou maior do que 450 pontos nas provas objetivas. Ou seja, não importa se a sua média é maior do que 450 pontos: se em alguma das provas você atingiu uma nota menor do que essa, já perde a chance de participar.

Para garantir sua participação, é essencial que em cada uma das áreas de conhecimento você obtenha 450 pontos ou mais. Também é importante não zerar a redação.

Acesse e saiba mais informações: Preparação ENEM 2018

Renda familiar compatível

O FIES também estabelece o requisito de renda compatível para os candidatos, de modo a garantir que no momento esses não possuam condições de arcar com a mensalidade. O FIES permite que o candidato tenha uma renda familiar per capita de até três salários mínimos.

Para chegar à sua renda familiar per capita, você deve somar o salário de todos que moram com você e, em seguida, dividir o resultado pelo número de pessoas da sua casa. Essa será a renda per capita.

Tags: