Bolsa para cursos do Prouni

Garantir uma bolsa para cursos do Prouni é uma das melhores alternativas para quem quer realizar o sonho de se formar no Ensino Superior. São oferecidas inúmeras vagas em cursos de faculdades privadas espalhadas por todo o Brasil. Que tal aproveitar essa chance imperdível?

O Prouni – Programa Universidade Para Todos foi criado pelo Ministério da Educação do Governo Federal em 2004. Seu principal objetivo é conceder bolsas de estudos para alunos que ainda não têm uma graduação no currículo, ou que desejam finalizar seus estudos, mas não têm condições de continuar pagando a atual faculdade.

É uma ótima oportunidade para jovens de baixa renda, pois as bolsas oferecem 50% de desconto (o programa paga a metade do valor do curso) ou 100% (o valor integral do curso é quitado pelo projeto).

Assim, os alunos que adquirirem este benefício poderão se especializar em determinada área pagando mensalidades que cabem no bolso ou recebendo a isenção completa. Qual estudante que não quer essa vantagem?

Prouni bolsas e cursos

Em 2004, quando o projeto Prouni foi criado, não havia muita adesão de faculdades, então a lista para os candidatos escolher era pequena. Hoje essa lista aumentou bastante e são ofertados diversos cursos nas mais variadas áreas de atuação.

prouni

Prouni bolsas e cursos. Imagem:divulgação

Você certamente encontrará a vaga perfeita para sua carreira, aquele curso que você sempre sonhou em fazer! E para aumentar ainda mais as chances de conquistar uma bolsa do Prouni, na hora de sua inscrição você pode colocar duas opções de cursos desejados.

Quer conhecer quais são os principais cursos oferecidos? Selecionamos os 10 mais procurados pelos candidatos todos os anos. Confira:

• Ciências Contábeis
  • Direito
  • Educação Física
  • Enfermagem
  • Engenharia Civil
  • Fisioterapia
  • Medicina
  • Pedagogia
  • Psicologia

Cada um destes cursos solicita que o aluno tenha feito uma nota mínima do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) para poder ser requisitada. Por isso é importante estudar e ir bem no ENEM do ano anterior.

Prouni cursos

O preenchimento da Bolsa para Cursos do Prouni funciona inicialmente da seguinte forma: você realiza a prova do ENEM e com a nota obtida poderá se inscrever no Prouni no ano seguinte.

Lembrando que você só poderá participar do programa se conseguir atingir mais que 450 na nota da prova geral do ENEM. Uma nota menor que essa não dá a possibilidade de participação no Prouni. Além disso é preciso tirar uma pontuação maior que zero na redação dessa avaliação.

Bolsa para cursos do Prouni. Imagem:divulgação

As inscrições acontecem duas vezes ao ano, geralmente em janeiro e junho. Após requisitar as duas vagas possíveis acontecerão as seguintes etapas:

• Pré-seleção da primeira chamada
  • Pré-seleção da segunda chamada
  • Oferta de bolsas remanescentes (aquelas que não foram preenchidas de forma regular)
  • Bolsas que não forem preenchidas serão ofertadas no próximo Prouni

Prouni bolsas

Há alguns requisitos que devem ser seguidos por quem deseja se candidatar no Prouni. Existem regras pré-determinadas pelo MEC em relação à situação familiar do futuro estudante, ao histórico escolar e à nota mínima retirada no ENEM, como já foi falado anteriormente.

Veja quais são:

• Ter estudado o ensino médio completo em escola pública ou em escola privada com bolsa integral.
  • Ser pessoa com deficiência;
  • Ser professor da rede pública de ensino básico

Bolsa para cursos do Prouni. Imagem:divulgação

Podem ser pedidas bolsas integrais ou parciais. Mas para cada uma dessas opções há algumas regras a respeito da renda familiar do candidato:

Prouni Integral: A renda familiar total deve ser de até um salário mínimo e meio por pessoa.

Prouni Parcial: A renda familiar total deve ser de até três salários mínimos por pessoa.

Não perca a chance de conquistar uma Bolsa para Cursos do Prouni! Faça o ENEM e inscreva-se para concorrer a uma vaga. Boa sorte!