Bolsas de Estudo 2018 - Veja todas as oportunidades
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

Bolsas de Estudo 2018

Ingressar no ensino superior é o sonho de muitos jovens e adultos. Conseguir se qualificar e conquistar o seu espaço no mercado de trabalho, ter mais oportunidades de emprego, possibilidades para pós-graduação e uma carreira promissora: tudo isso pode estar ao seu alcance se você souber onde procurar.

Veja as oportunidades de Bolsas de Estudo 2018 (Imagem: Divulgação)

Entrar na faculdade não precisa ser encarado como uma missão impossível, ainda que sua nota no ENEM ou em algum vestibular não tenha alcançado suas expectativas. Há sempre uma opção a mais, como as bolsas de estudo. Elas são ofertadas de diferentes maneiras, através de programas federais e privados. Saiba mais a seguir.

Onde conseguir bolsas de estudo?

As bolsas de estudo são oferecidas por várias instituições. Um dos meios mais conhecidos para a oferta é o ProUni – Programa Universidade para Todos -, do governo federal. Falaremos sobre ele depois. Além disso, também há o programa Educa Mais Brasil e o Quero Bolsa, ambos de iniciativas privadas.

Algumas universidades particulares também oferecem suas próprias bolsas de estudo. Por exemplo, eles oferecem bolsas de estudo integrais para os 100 candidatos com a melhor nota no vestibular. Ações desse patamar sempre estão rolando nas universidades, por isso fique atento.

ProUni – como funciona e requisitos

O ProUni é o programa mais conhecido em relação às bolsas de estudo. Ele oferece bolsas de estudo integrais e parciais para o ensino superior privado, disponibilizando centenas de oportunidades todos os anos. Para participar é essencial que o candidato tenha participado da última edição do ENEM e tirado uma nota igual ou maior que 450 pontos; além de não ter zerado a redação.

Conheça os programas que oferecem Bolsas de Estudo 2018 (Imagem: Divulgação)

Sem falar que a renda também deve ser compatível com a bolsa disponibilizada para o curso. Bolsas integrais no ProUni exigem que o candidato possua uma renda mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa. Já as bolsas parciais exigem uma renda de até três salários mínimos. O processo seletivo abre a cada seis meses e você pode se inscrever sempre pros dois cursos. Cada curso oferece uma bolsa de estudos, então certifique-se de que a bolsa ofertada irá lhe ajudar a arcar com a mensalidade.

Educa Mais Brasil

O Educa Mais Brasil é um programa de iniciativa privada conhecido por conceder bolsas de estudo de até 70% de desconto. O grande diferencial é que o BEM oferece as bolsas de estudo tanto para a educação básica quanto para a educação superior, permitindo que em qualquer situação você obtenha ajuda para arcar com a mensalidade.

Outro diferencial é que o programa mantém as inscrições abertas o ano inteiro, para que assim suas instituições parceiras possam oferecer as vagas quando desejarem. Centenas de instituições conhecidas, como UNOPAR, Anhanguera, UNIP e as principais instituições privadas de nosso país oferecem vagas pelo programa. Para se inscrever também é preciso ter participado da última edição do ENEM e possuir uma renda compatível com a bolsa de estudos.

Veja como conquistar Bolsas de Estudo 2018 (Imagem: Divulgação)

Não há um valor limite de renda, mas saiba que quanto menor ela for, maiores são suas chances de garantir a bolsa.

Quero Bolsa

Assim como o Educa Mais Brasil, o Quero Bolsa também é de iniciativa privada e oferece bolsas de estudo para o ensino superior de até 75%. Você encontra ótimos descontos tanto para a graduação quanto para pós-graduação, podendo se inscrever rapidamente pelo site.

O legal é que no site do Quero Bolsa eles também disponibilizam um sistema para você calcular as notas de corte e saber em quais cursos você tem mais chances de entrar. Além de possibilitar que você saiba as notas de corte para os cursos de cada universidade. Acesse o site e saiba mais.

Recomendados para você:

Pela Web