Calendário ProUni
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (19.874 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Calendário ProUni

O Programa Universidade para todos (ProUni) ajuda a milhares de estudantes a realizar o grande sonho de ingressar no ensino superior. Lançado pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Educação (MEC), ele disponibiliza bolsas de estudos em faculdades particulares de todo o Brasil, podendo custear até 100% do valor das mensalidades, para alunos cuja renda familiar não ultrapasse o patamar de um salário mínimo e meio por pessoa da família.

midia-indoor-wap-prouni-1265379613531_615x300

Imagem:Divulgação

Confira o calendário ProUni 2015

Os estudantes que já se matricularam na instituição de ensino superior escolhida ainda podem se inscrever para bolsas remanescentes do segundo semestre até o dia 1° de dezembro. Os candidatos a essas vagas devem ter feito a inscrição em cursos que não formaram turma no processo de seleção do segundo semestre, devem ter também uma nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) acima de 450 pontos e não ter zerado a redação.

No início de 2015, o MEC abrirá uma nova seleção do primeiro semestre para os estudantes interessados, a partir de julho começam as inscrições para a seleção do segundo semestre.  Para se inscrever, o candidato deve atender os mesmos requisitos como ter cursado o ensino médio em escola da rede pública de ensino ou ter cursado o ensino médio em escola particular como bolsista integral; a renda familiar deve ser de no mínimo um salário e meio e no máximo de três salários por pessoa e ter feito o Enem.

Foto:Divulgação

Foto:Divulgação

Quando se inscrever no calendário ProUni?

As inscrições são realizadas exclusivamente através da internet por meio do endereço eletrônico http://siteprouni.mec.gov.br, a partir de janeiro. Ao todo são realizados dois processos seletivos do Prouni, um no primeiro e outro no segundo semestre do ano. É preciso acompanhar o calendário no site do programa, pois podem acontecer mudanças.

Durante a inscrição para o ProUni, o estudante deve escolher em ordem de preferência até dois cursos diferentes e durante o período pode optar por mudar as opções e adequá-las a nota que obteve no Enem. Cada curso tem a sua nota de corte ou notas mínimas que são atualizadas diariamente durante o período de inscrições e variam de acordo com o curso, turno, tipo de bolsa e instituição escolhida.

Inscrições-Prouni-2014.-01

Imagem:Divulgação

 Desta maneira, cabe ao candidato analisar a própria situação e chegar à conclusão de manter ou não a escolha. Dentro do prazo, será possível mudar as inscrições quantas vezes julgar necessário. As notas de corte não são fixas, elas podem oscilar de acordo com a instituição de ensino escolhida.

O acompanhamento das inscrições, a visualização da nota de corte e as alterações nas escolhas devem ser feitas no site de inscrição, até às 23h59min de Brasília (DF) do último dia de inscrições, que será informado no cronograma oficial do edital a ser divulgado no próximo ano.

Recomendados para você:

Pela Web