Como participar do Jovem Aprendiz 2018 - Saiba tudo
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

Como participar do Jovem Aprendiz 2018

Você já ouviu falar sobre o Jovem Aprendiz? Ele é um programa que já beneficiou centenas de jovens brasileiros, dando-lhes a oportunidade de iniciar no mercado de trabalho e obterem qualificação profissional gratuita. O Jovem Aprendiz foi criado com o intuito de diminuir a desigualdade presente no mercado de trabalho e ampliar as oportunidades voltadas aos jovens que ainda estão na escola ou que saíram recentemente.

Veja como funciona o Jovem Aprendiz 2018 (Imagem: Divulgação)

Para que isso seja possível, o Jovem Aprendiz firmou parceria com centenas de estabelecimentos e empresas de todo o país. Através de sua lei, atualmente todas as empresas de médio e grande porte devem contratar jovens aprendizes de acordo com sua quantidade de funcionários. Muitos estudantes já estão aguardando as inscrições para o Jovem Aprendi 2018 e se você nunca participou, essa pode ser a sua chance. Veja mais informações a seguir.

Como funciona o Jovem Aprendiz 2018

O Jovem Aprendiz é um programa do governo federal que tem como principal objetivo oferecer qualificação profissional gratuita a jovens com idade entre 14 e 24 anos. Juntamente com essa qualificação profissional, os jovens participam de um estágio em uma empresa, onde obtém experiência para o mercado de trabalho, o que contribui ainda mais para que consigam boas oportunidades de emprego.

Tudo acontece por meio de uma escola de ensino ou através da própria empresa parceira. Algumas instituições de ensino técnico e profissionalizante, como as escolas do SENAC, abrem as inscrições para seus cursos. Com as turmas preenchidas, encaminham estudantes compatíveis para participarem do processo seletivo do Jovem Aprendiz de cada empresa. Aqueles que se saírem bem ganham a oportunidade e passam a estagiar e a comparecer às aulas do curso. O programa pode durar de 1 a 2 anos e a quantidade de jovens aprendizes contratados sempre dependerá do tamanho da empresa.

O programa Jovem Aprendiz 2018 abre vagas para estudantes (Imagem: Divulgação)

Inscrições e Requisitos Jovem Aprendiz 2018

Cada empresa, ou melhor, instituição de ensino, abre suas inscrições conforme o seu calendário escolar. Uma boa dica para não perder a chance é se cadastrar no site das empresas de sua região que participam do programa todos os anos. Geralmente eles possuem uma área destinada apenas ao programa, onde você pode obter informações e se inscrever. Dessa forma, quando as inscrições abrirem, você já estará participando e precisará apenas aguardar as demais etapas.

Veja também as oportunidades do Sisutec 2018

Caso as inscrições sejam realizadas pela própria instituição de ensino, esta divulgará em seu site e em outros meios de comunicação todas as etapas. Geralmente a inscrição é feita online, pelo site da escola. Para que você possa participar é preciso preencher alguns requisitos, que devem se manter em 2018. É preciso, por exemplo: ter entre 14 e 24 anos, estar cursando o último ano do ensino fundamental, estar no ensino médio ou já ter concluído, e possuir disponibilidade para trabalhar de 4 a 6 horas por dia.

Benefícios do Jovem Aprendiz 2018

Ao se tornar um jovem aprendiz o estudante recebe uma série de benefícios. A lei do programa garante ao jovem que ele tenha direito a todos os benefícios trabalhistas, sendo assim, ele deve ter carteira assinada ou um contrato de trabalho, receber um salário compatível com o mercado, férias, 13º salário, vale-transporte, auxílio-alimentação. Algumas empresas até oferecem seguro de saúde e plano odontológico.

Jovens de todo país podem se inscrever no programa Jovem Aprendiz 2018 (Imagem: Divulgação)

Além disso, há o benefício de estar se profissionalizando de graça e pensando em seu futuro.

Empresas que ofertam vagas – Jovem Aprendiz 2018

Você deve estar se perguntando quais empresas oferecem o Jovem Aprendiz, mas é muito mais fácil você se perguntar quais que não oferecem. Segundo a lei, todas as empresas de médio a grande porte devem ofertar vagas para jovens aprendizes, por isso a grande maioria das empresas brasileiras oferecem o programa.

Desde as mais conhecidas, como Lojas Americanas, até as menos conhecidas. Instituições bancárias, lojas, estabelecimentos do comércio: todas as empresas que se encaixam no que está escrito na lei oferecem vagas pelo menos uma vez por ano.

Recomendados para você:

Pela Web