Como participar do Jovem Aprendiz 2018 - Saiba tudo

Como participar do Jovem Aprendiz 2018

Você já ouviu falar sobre o Jovem Aprendiz? Ele é um programa que já beneficiou centenas de jovens brasileiros, dando-lhes a oportunidade de iniciar no mercado de trabalho e obterem qualificação profissional gratuita. O Jovem Aprendiz foi criado com o intuito de diminuir a desigualdade presente no mercado de trabalho e ampliar as oportunidades voltadas aos jovens que ainda estão na escola ou que saíram recentemente.

Veja como funciona o Jovem Aprendiz 2018 (Imagem: Divulgação)

Para que isso seja possível, o Jovem Aprendiz firmou parceria com centenas de estabelecimentos e empresas de todo o país. Através de sua lei, atualmente todas as empresas de médio e grande porte devem contratar jovens aprendizes de acordo com sua quantidade de funcionários. Muitos estudantes já estão aguardando as inscrições para o Jovem Aprendi 2018 e se você nunca participou, essa pode ser a sua chance. Veja mais informações a seguir.

Como funciona o Jovem Aprendiz 2018

O Jovem Aprendiz é um programa do governo federal que tem como principal objetivo oferecer qualificação profissional gratuita a jovens com idade entre 14 e 24 anos. Juntamente com essa qualificação profissional, os jovens participam de um estágio em uma empresa, onde obtém experiência para o mercado de trabalho, o que contribui ainda mais para que consigam boas oportunidades de emprego.

Tudo acontece por meio de uma escola de ensino ou através da própria empresa parceira. Algumas instituições de ensino técnico e profissionalizante, como as escolas do SENAC, abrem as inscrições para seus cursos. Com as turmas preenchidas, encaminham estudantes compatíveis para participarem do processo seletivo do Jovem Aprendiz de cada empresa. Aqueles que se saírem bem ganham a oportunidade e passam a estagiar e a comparecer às aulas do curso. O programa pode durar de 1 a 2 anos e a quantidade de jovens aprendizes contratados sempre dependerá do tamanho da empresa.

O programa Jovem Aprendiz 2018 abre vagas para estudantes (Imagem: Divulgação)

Inscrições e Requisitos Jovem Aprendiz 2018

Cada empresa, ou melhor, instituição de ensino, abre suas inscrições conforme o seu calendário escolar. Uma boa dica para não perder a chance é se cadastrar no site das empresas de sua região que participam do programa todos os anos. Geralmente eles possuem uma área destinada apenas ao programa, onde você pode obter informações e se inscrever. Dessa forma, quando as inscrições abrirem, você já estará participando e precisará apenas aguardar as demais etapas.