Como participar do Prouni 2018 - Veja as oportunidades

Como participar do Prouni 2018

O Programa Universidade para Todos, conhecido no país inteiro como ProUni, continuará beneficiando os jovens estudantes brasileiros no próximo ano, oferecendo-lhes uma oportunidade única de ingresso no ensino privado. O intuito do programa é facilitar o acesso ao ensino privado e aumentar o número de estudantes ingressantes dessas universidades.

Acesse e conheça como participar do Prouni 2018 (Imagem: Divulgação)

O ProUni tem sido usado há alguns anos por vários estudantes que desejam uma chance no ensino superior privado, mas que não possuem condições de arcar com o valor integral da mensalidade. O ProUni beneficia oferecendo bolsas de estudo integrais e parciais, que são distribuídas de acordo com as notas e rendas dos candidatos inscritos. Veja a seguir como participar do ProUni 2018.

Como funciona o ProUni

O ProUni funciona de uma maneira muito simples, já que o sistema foi criado para simplificar o acesso às vagas e as bolsas de estudo. Os candidatos se inscrevem pela internet, diretamente no site do programa, usando o número de inscrição e a senha do ENEM. Dentro do sistema é possível se inscrever para até duas opções de curso, alterar as opções nos dias seguintes e conferir as notas de corte.

Para ser selecionado o candidato precisa ter uma renda compatível com a bolsa que selecionou e preencher os demais requisitos, sem falar na nota do ENEM que deve ser compatível com o curso desejado. O programa oferece centenas de bolsas integrais e parciais, mas você não pode escolher a qual deseja concorrer. Alguns cursos oferecem apenas a bolsa integral e outros apenas a parcial, enquanto alguns oferecem ambas.

Requisitos do ProUni 2018

Já mencionamos que é preciso preencher uma série de requisitos para poder participar do ProUni, e agora você saberá de todos eles, para se certificar de preenche-los até a abertura do processo seletivo em 2018. O primeiro critério que deve ser preenchido é ter participado da última edição do ENEM e obtido uma igual ou superior a 450 pontos, e não ter zerado a redação.

Como participar do Prouni 2018 (Imagem: Divulgação)

Além disso, para se inscrever, o candidato também precisa ser estudante da rede pública de ensino ou da rede privada com bolsa integral; ou ainda ter feito metade do ensino médio em escola pública e a outra metade em escola privada com bolsa integral. Está pensando que acabou? Ainda não. Você também precisa ter uma renda compatível com a bolsa na qual se candidatou: bolsas parciais são concedidas a candidatos com renda de até três salários mínimos e as bolsas integrais para candidatos com renda familiar de até um salário mínimo e meio por pessoa.

Inscrições do ProUni 2018

As inscrições do ProUni ainda não possuem uma data para ocorrer, mas todos sabem que isso ocorrerá até fevereiro de 2018. Após a divulgação das notas do ENEM, o SISU abrirá as inscrições e, logo em seguida, o ProUni. As inscrições não duram muito mais que uma semana e todos devem ler as regras antes de se inscreverem.

Uma vez que as inscrições estão abertas, você deve acessar o portal informando seu número de inscrição e a senha do ENEM. Logo em seguida, confira os seus dados pessoais e siga para a parte de inscrição. Você poderá se inscrever em até duas opções de curso, procurando pelo nome da cidade ou da instituição. A partir do segundo dia as notas de corte serão liberadas e você poderá alterar os cursos selecionados.

Veja como se inscrever e participar do Prouni 2018 (Imagem: Divulgação)

Cronograma do ProUni 2018

O cronograma do ProUni 2018 poderá ser conferido diretamente no portal do programa. Após o período de inscrições, será liberada a primeira chamada regular, seguida do período de matrículas. Logo em seguida o sistema liberará a segunda chamada regular e, por fim, o período de inscrições na lista de espera.