Como participar do PROUNI 2016
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (183.478 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Como participar do PROUNI 2016

Como participar do PROUNI 2016

O Governo Federal juntamente com o Ministério da Educação criou um programa, cujo o objetivo oferecer qualidade de ensino para jovens de baixa renda. O programa disponibiliza bolsas de estudo integrais e parciais de 50% em instituições privadas de educação superior, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, a estudantes brasileiros sem diploma de nível superior.

As notas do Enem 2015 (Exame Nacional do Ensino Médio), assim como a renda familiar, serão os principais requisitos da seleção.

Seja mais um aluno do Prouni em 2015 (Foto: Divulgação)

Seja mais um aluno do Prouni em 2016 (Foto: Divulgação)

Vamos Conferir como participar do Programa

O Programa é destinado a estudantes de baixa renda, com ganho bruto mensal de até três salários mínimos (bolsas parciais) ou 1 salário mínimo e meio (bolsas integrais) por pessoa. Este requisito é dispensável aos professores do magistério em escolas públicas, que podem concorrer a bolsas de licenciatura sem comprovar renda.

Exigências do PROUNI 2016

Outra das exigências do PROUNI é que o candidato tenha feito à prova do Enem no ano anterior.

Além disso, para participar da seleção, o estudante precisa ter concluído o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola particular. Estudantes com deficiência são dispensados desta exigência. A todos é exigido um rendimento médio de 450 pontos no Enem 2015, com nota superior à zero na redação.

O resultado do PROUNI 2016 primeiro semestre será divulgado em duas chamadas regulares, previstas para o fim de janeiro e início de fevereiro, respectivamente. As vagas não preenchidas serão ofertadas àqueles que manifestarem interesse em participar da lista de espera, no próprio site, em prazo a ser confirmado pelo MEC.

Como participar do PROUNI 2015 (Foto: Divulgação)

Como participar do PROUNI 2016 (Foto: Divulgação)

Notas de corte PROUNI 2016

Você pode ver as notas de corte de cada curso pelo sistema no segundo dia em que começarem as inscrições e verificar quanto você precisa tirar para conseguir entrar no curso e instituição em que você deseja. As notas de corte do PROUNI 2016 são bem variadas e mesmo sendo o mesmo curso elas podem ser diferentes de acordo com a instituição. Você pode alterar as suas opções de escolha várias vezes, até a data final das inscrições e as opções válidas serão aquelas que você colocar por último, assim você pode ver quanto você tirou e qual a nota de corte, para ter uma certeza maior de que será selecionado.

Saiba que as notas de cortes do PROUNI como o próprio nome já diz possui a função de cortar, ou seja, eliminar os candidatos no processo seletivo que possuem a sua média geral a partir da prova do Enem abaixo da nota de corte estabelecida pelo PROUNI.

Recomendados para você:

Pela Web