Como participar do ProUni
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

Como participar do ProUni

No Brasil ainda existe uma grande necessidade de inclusão educacional dos estudantes no ensino superior. Por isso, o Governo Federal criou o Programa Universidade para todos (ProUni) que disponibiliza bolsas de estudos em faculdades particulares de todo o Brasil, custeando de 50% a 100% do valor das mensalidades para alunos de baixa renda. Os estudantes interessados em se inscrever devem seguir alguns critérios e participar do processo seletivo regular ou do processo de seleção para bolsas remanescentes.

Com o PROUNI estudar ficou mais fácil a oportunidade é para todos

Com o PROUNI estudar ficou mais fácil a oportunidade é para todos

Como participar das inscrições do ProUni?

Entre os requisitos para participar do ProUni estão: ter cursado o ensino médio em escola da rede pública de ensino ou ter cursado o ensino médio em escola particular como bolsista integral; ter renda familiar de no mínimo um salário mínimo e meio e no máximo de três salários por pessoa e o ter obtido uma média de 450 pontos ou mais na prova objetiva e uma nota maior que zero na prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a partir de 2010.

Também podem participar do processo seletivo para as bolsas professores da rede pública, que estejam exercendo o cargo e desejam fazer um curso de licenciatura. Além de estudantes com alguma deficiência física.

PROUNI oferece bolsas de estudos total e parcial para milhares de alunos

PROUNI oferece bolsas de estudos total e parcial para milhares de alunos

As inscrições são realizadas exclusivamente por meio da internet no site http://siteprouni.mec.gov.br, durante o primeiro e o segundo semestre do ano. O MEC divulga o calendário para os processos seletivos regulares e de vagas remanescentes, quase sempre em janeiro. É preciso ficar atento às notícias divulgadas no site para não perder as datas.

Como participar do ProUni com as notas de corte?

Durante o período de inscrição do ProUni, o estudante deve escolher em ordem de preferência até dois cursos diferentes, podendo optar por mudar as opções e adequá-las a nota que obteve no Enem do ano anterior ao da inscrição. As notas de corte ou notas mínimas para ser contemplado com a bolsa são atualizadas diariamente durante o período de inscrições e variam de acordo com o curso, turno, tipo de bolsa e instituição escolhida. Se a nota do Enem do candidato for superior à nota de corte do curso escolhido, ele tem mais chances de conseguir a bolsa pelo programa.

Dentro do prazo do processo seletivo, será possível mudar as inscrições quantas vezes for preciso. As notas de corte não são fixas, elas podem oscilar de acordo com a instituição de ensino escolhida. O acompanhamento das inscrições, a visualização da nota de corte e as alterações nas escolhas devem ser feitas no site de inscrição até o último dia da seleção.

foto: divulgação

foto: divulgação

 

 

Recomendados para você:

Pela Web