Comprovação de informações de 2ª chamada do prouni

Comprovação de informações de 2ª chamada do prouni

Ao se inscrever no ProUni você tem três chances de ser selecionado para a vaga do curso pretendido, sendo duas chances nas chamadas regulares e uma através das vagas remanescentes. Se você é selecionado nas chamadas regulares, é preciso comparecer na unidade da instituição em que se inscreveu portando em mãos uma série de documentos importantes para a matrícula.

Caso você não saiba de quais documentos estou falando, poderá ter uma noção maior continuando a leitura desse artigo. Estar ciente de todas as etapas do programa, assim como de suas exigências, é essencial para não ser desclassificado e para que você garanta a sua vaga.

Chamadas do ProUni

O ProUni possui duas chamadas regulares em que uma lista com o nome dos candidatos selecionados é liberada. Cada lista irá liberar uma determinada quantidade de candidatos selecionados para a matrícula e estes devem comparecer dentro do prazo indicado na unidade, de modo contrário perdem a oportunidade.

Quando um candidato é selecionado ele deve se dirigir até a instituição com o objetivo de comprovar todas as informações sobre sua renda e sua vida escolar, aquelas que foram informadas no ato da inscrição. A não comprovação dessas informações também leva o candidato a perder a vaga.

Matrículas do ProUni

As matrículas do ProUni acontecem diretamente nas instituições parceiras, que disponibilizam em seus respectivos sites um edital contendo os dias, horários e locais de matrícula, assim como demais instruções para os candidatos de acordo com cada curso.

O candidato deve acessar o site e conferir todas as informações, assim como a lista completa de documentos necessários que é informada no documento. Atente-se para o seu caso, para o seu tipo de renda, e veja quais documentos são necessários.

Documentos para Matrícula do ProUni

No site do ProUni você também encontra uma lista completa com todos os documentos necessários no ato da matrícula. É necessário apresentar um documento de identificação, podendo ser o RG, CNH, Passaporte ou até mesmo uma Carteira de Trabalho.

Também é preciso apresentar comprovantes de residência, podendo ser contracheques, declaração anual do Imposto de Renda, Contas de água, Gás, entre outras. Os selecionados também devem apresentar comprovantes de rendimentos de acordo com as funções exercidas pelos membros do seu grupo familiar. Há documentos específicos para assalariados, autônomos, aposentados e pensionistas, atividade rural, profissionais liberais, sócios e dirigentes de empresas, e muito mais.

prouni

Lista de Espera ProUni

Todos os candidatos que não efetuarem a matrícula farão com que suas vagas fiquem novamente disponíveis aos candidatos que se inscreveram na lista de espera. Tal lista permite que aqueles que não foram selecionados em nenhuma das chamadas regulares possam concorrer novamente às vagas remanescentes e assim terem uma nova chance.

O ProUni também estabelece um prazo para que o candidato possa participar da lista de espera e, depois, deverá receber todas as instruções através do site da instituição na qual se candidatou. A lista de espera pode englobar diversas chamadas, até que a instituição esteja com o seu quadro de alunos completo.