Comprovação de informaçõs de 1ª chamada do prouni

Comprovação de informaçõs de 1ª chamada do prouni

Quem se inscreve no ProUni e é selecionado para a vaga precisa comprovar uma série de informações para a instituição, de modo a garantir que não possui uma renda suficiente para pagar a mensalidade integral, mas sim a renda informada no momento da inscrição. Também é preciso apresentar documentos que comprovem a escolaridade e outras informações.

Caso você tenha se inscrito mas não saiba como funciona a parte de comprovar as informações, continue lendo a seguir para saber todos os documentos necessários para sua matrícula.

Documentos para Matrícula ProUni

Todos os candidatos selecionados nas chamadas regulares do ProUni precisam reunir uma série de documentos para que possam efetuar a sua matrícula na instituição. É preciso comprovar renda, residência e ainda que o estudante realizou o ensino médio em escola pública ou em escola privada com bolsa integral.

Os principais documentos necessários são: RG ou CNH, Contas de água, gás, energia elétrica ou telefone fixo, Fatura do Cartão de Crédito, três últimos contracheques, extratos bancários dos últimos três meses, Comprovantes dos períodos letivos do ensino médio cursados em escola pública, entre outros.

Há documentos ainda para casos específicos, mas a lista completa você encontra no site do ProUni, antes de concluir e confirmar sua inscrição.

Resultados do ProUni 2018

O ProUni possui duas chamadas regulares compostas por uma lista com o nome de todos os candidatos selecionados para os respectivos cursos. Os resultados são liberados no portal, assim como também cada instituição libera a lista com os seus candidatos egressos em cada curso.

Os candidatos que não forem selecionados nas chamadas regulares podem manifestar interesse em participar da lista de espera, que também há um prazo de participação. Todos os inscritos na lista poderão concorrer novamente às vagas, através de um processo seletivo organizado pela própria instituição de ensino em seu site.

Bolsas do ProUni 2018

O ProUni disponibiliza aos candidatos bolsas integrais e parciais para auxiliar no pagamento das mensalidades. O melhor é que nenhum valor precisa ser devolvido depois que o curso terminar.

A bolsa integral é concedida somente aos candidatos que possuem uma renda mensal de até um salário mínimo e meio. Se possuir uma renda superior a essa, tem direito somente à bolsa parcial. Cada curso irá oferecer uma bolsa, sendo que alguns podem oferecer as duas, enquanto outros oferecem apenas uma das duas. Cabe ao candidato conferir qual bolsa está disponível para o curso pretendido.

Inscrições ProUni 2018

As inscrições para o programa abrem duas vezes por ano, uma em cada semestre. Caso você não consiga ser selecionado agora, poderá tentar novamente no meio do ano, efetuando todo o processo de inscrição novamente e aguardando os resultados.

No meio do ano as notas de corte tendem a ser ainda mais baixas, por isso grande parte das pessoas são selecionadas e ingressam no ensino superior privado.

Confira todo o cronograma e os prazos no site, assim como demais informações sobre as inscrições, requisitos e seleção, assim você ficará ciente de tudo sobre o programa.