Confira as faculdades que aceitam ProUni

Confira as faculdades que aceitam ProUni

Se você ainda está indeciso com o curso que deseja fazer na universidade ou está procurando uma universidade que ofereça o curso que quer fazer, poderá hoje mesmo descobrir isso através da consulta pública disponibilizada pelo ProUni. O programa consiste na oferta de bolsas de estudo integrais e parciais para cursos superiores em instituições privadas, portanto você tem a chance de descobrir quais instituições oferecem o curso que deseja fazer e, de acordo com sua nota do ENEM e renda, pode garantir a sua oportunidade.

ProUni

O ProUni oferece inúmeras bolsas todos os anos nos mais variados cursos. A maioria das faculdades privadas oferecem suas oportunidades no programa e você tem a chance de ingressar no ensino superior no segundo semestre do ano.

Como funciona o ProUni

O ProUni – Programa Universidade para Todos – oferece bolsas integrais e parciais para cursos superiores. Cada candidato pode se inscrever em até duas opções de curso, mas para isso é fundamental preencher os requisitos de renda e de nota do ENEM. Podem se inscrever somente pessoas que tiraram uma nota igual ou maior que 450 pontos no exame e que não zeraram a redação.

A seleção leva em conta a nota do candidato e critérios socioeconômicos, como a sua renda familiar mensal per capita. Candidatos com renda de até um salário mínimo e meio por pessoa ganham a bolsa integral, enquanto aqueles com uma renda superior a esse valor, mas que seja de até três salários mínimos, ganham a bolsa integral.

Instituições que oferecem vagas no ProUni

As instituições oferecem suas vagas no ProUni e escolhem que tipo de bolsa desejam disponibilizar: integral ou parcial. Faculdades conhecidas e muito bem avaliadas pelo MEC são a grande procura no programa, tendo uma lista enorme de opções para você escolher de acordo com a sua região e com a sua disponibilidade para viajar diariamente ou se mudar para o local do campus.

Instituições como Anhanguera, Unopar, Universidade Cruzeiro do Sul, Universidade Estácio de Sá, Faculdade Pitágoras, Universidade de Franca, são apenas alguns dos exemplos que você encontra no ProUni.

Consulta por Instituição, Curso e Município – ProUni

Caso você queira saber mais instituições que disponibilizam suas vagas no programa, pode usar a consulta pública disponibilizada no site do ProUni enquanto as inscrições estão abertas. Basta acessar http://siteprouni.mec.gov.br/ e selecionar “Pesquisar Bolsas”.

A partir de então você poderá escolher uma das três opções de consulta. Se escolher “Consulta por Instituição”, deverá informar o nome da universidade que deseja e verá todos os cursos que ela está oferecendo. Caso opte por “Consultar por Curso”, deverá informar o nome daquele que deseja fazer e assim verá todas as universidades onde ele está disponível e detalhes como turno, tipo de bolsa, campus. Por último você ainda pode optar por “Consultar por Município”, assim basta informar o nome da cidade e você verá todas as universidades disponíveis na região.

ProUni

Calendário do ProUni

As inscrições se encerram no dia 9, com resultado da primeira chamada sendo liberado no dia 12. A partir desse dia até o dia 19 os candidatos podem se matricular. No dia 26 é liberado o resultado da segunda chamada regular e todos os selecionados têm até o dia 30 para efetuarem suas matrículas.