Descubra quais os tipos de bolsa que o ProUni oferece

Descubra quais os tipos de bolsa que o ProUni oferece

O ProUni – Programa Universidade para Todos – é um programa do governo federal que oferece bolsas de estudo para jovens que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio, conhecido como ENEM. Ele é o maior programa de bolsas de estudo de nosso país e já beneficiou mais de um milhão de pessoas desde a sua criação, realizando dois processos seletivos por ano.

Prouni

Diversos estudantes aguardam as inscrições do programa para que possam se inscrever no curso e instituição desejada e assim garantir a entrada no curso superior. No entanto, para concorrer a uma das bolsas ofertadas, é fundamental preencher alguns requisitos. O ProUni é uma grande oportunidade de ingressar no ensino superior sem pagar nada por isso; são cursos dos mais variados segmentos e em todos os turnos.

Conheça os requisitos do ProUni

Antes de tudo é fundamental conhecer os requisitos exigidos pelo ProUni para que os candidatos possam se inscrever e concorrer a uma das bolsas ofertadas. O foco do ProUni são os candidatos de baixa renda, que realmente não possuem condições de arcar com as mensalidades. Sendo assim, há vários requisitos que devem ser preenchidos. Veja quais são:

– Ter realizado a última edição do ENEM e obtido uma nota igual ou maior que 450 pontos;

– Não ter zerado a redação no ENEM;

– Não ter diploma de nível superior;

– Ter realizado todo o ensino médio em escola pública ou em escola privada com bolsa integral;

– Possuir uma renda familiar mensal de até três salários mínimos.

Conheça as bolsas oferecidas no ProUni

O ProUni oferece dois tipos de bolsas aos estudantes: integral e parcial. Elas são distribuídas de acordo com a renda que cada candidato apresenta, mas também leva-se em conta a nota do candidato para o curso desejado. É fundamental que no ato da inscrição o candidato coloque informações verdadeiras sobre a renda de sua família, para que assim o sistema possa efetuar o cálculo e verificar a qual bolsa ele possui direito.

Preenchendo os requisitos citados acima, o candidato estará apto a se inscrever no programa. No entanto, para concorrer a uma das bolsas, é preciso preencher o requisito de renda específico.

Bolsa parcial x integral – ProUni

Para ganhar uma bolsa parcial, ou seja, no valor de 50%, o candidato precisa ter uma renda maior que um salário mínimo e meio por pessoa, mas de até três salários mínimos. Dessa forma, ele pagará somente 50% de sua mensalidade.

Já para garantir a bolsa integral, ou seja, no valor de 100%, o candidato deve ter uma renda de até um salário mínimo e meio por pessoa. Isso lhe dá direito ao benefício integral, que resulta na isenção de toda a mensalidade.

Prouni

Inscreva-se no ProUni

Para concorrer o candidato deve se inscrever usando o número de inscrição e senha do ENEM diretamente no portal do programa. Em 2017 já ocorreram os dois processos seletivos anuais, portanto os interessados terão que aguardar até o ano que vem para se inscreverem. Isso indica que é necessário fazer o ENEM este ano, para poder se inscrever no ano que vem.