Enem - Expectativas, Cronograma e Inscrições
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (284.827 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Enem

Se você é estudante e está se preparando para a maratona de estudos para o vestibular, com certeza sabe muito bem o que é o ENEM não é mesmo? O Exame Nacional do Ensino Médio é extremamente importante para quem está querendo dar um grande passo no mundo acadêmico.

Aqui você vai ficar por dentro de tudo sobre o ENEM, confira como fazer a inscrição, onde fazer a inscrição, onde encontrar o resultado do ENEM 2015 e muito mais. Lembre-se que esse é o Exame mais importante para ingressar na universidade, então confira.

Saiba mais Informações, acesse: Inscrições Sisutec 2016

Enem Inscrições 2016

Ainda não foram divulgadas as datas de inscrição para o ENEM 2016, mas é sempre bom já saber como elas funcionam não é mesmo? É importante que você faça a inscrição corretamente e claro, que você não perca o prazo, no caso do ENEM não existe a possibilidade de fazer a inscrição para a segunda chamada, caso você perca o prazo de inscrição deverá esperar até a edição do próximo ano e é claro que você não quer isso não é mesmo?

ENEM 2016

ENEM 2016 (Imagem: Divulgação)

As inscrições logo serão abertas, o INEP é o responsável por divulgar o edital contendo todas as informações referentes aos prazos e taxas de inscrição. A expectativa é que o valor da taxa de inscrição seja de R$63,00, como o da edição de 2015. É possível pedir a isenção da taxa, no caso dos estudantes de escola pública a isenção já é automática. Candidatos de baixa renda podem declaram carência e pedir a isenção da taxa.

Saiba mais Informações, acesse: Prouni 2016 Inscrições

Lembrando que quem pediu a isenção da taxa na prova do ano passado, e faltou no dia do exame, não poderá pedir a isenção novamente nessa edição.

Enem 2016

O ENEM 2016 não deve ser diferente das edições anteriores. Ainda não foram divulgadas as datas da prova, mas tenha em mente que é importante já começar a se preparar, nada de esperar a divulgação das datas ok?

A prova é realizada em dois dias, sempre no sábado e domingo. Os estudantes que se inscreveram devem responder um total de 180 questões de múltipla escolha que são divididas nos seguintes temas:
• Ciências Humanas e suas tecnologias: Esta área aborda as matérias de História, Geografia, Filosofia e Sociologia.
• Ciências da Natureza e suas tecnologias: Compõem esta área as matérias de Química, Física e Biologia.
• Linguagens, Códigos e suas tecnologias: Área de conhecimentos que abrange matérias da Língua Portuguesa, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Literatura, Artes, Educação Física, Tecnologias da Informação e Comunicação.
• Matemática e suas tecnologias: Área da Matemática propriamente dita, Álgebra, Geometria, Cálculos, etc.

enem

mande bem no enem (Imagem: Divulgação)

Além das 180 questões, os alunos deverão ainda fazer uma redação. A redação do ENEM é sempre no modelo dissertativo-argumentativo e é importante que o aluno demonstre total domínio sobre o assunto. Por isso a dica é ler bastante jornal e ficar por dentro dos temais atuais.

Resultado Enem 2015

O resultado do ENEM 2015 ainda não foi divulgado, a expectativa é que já nessa semana o INEP divulgue o resultado. Para conseguir ter acesso é preciso acessar o site http://enem.inep.gov.br/participante/#/paginaInicialEnem e ter em mãos o CPF e a senha.

Gabarito Enem 2015

O gabarito ENEM 2015 já foi divulgado pelo INEP, para acessar basta ir até o seguinte site http://enem.inep.gov.br/. Para acessar o gabarito o participante só precisar clicar na prova que fez, elas são separadas por cor. Você poderá pegar a prova e o gabarito para fazer a correção. Acesse agora mesmo e veja como você se saiu no maior exame do Brasil.

Saiba mais Informações, acesse: Tipos de bolsas do Prouni

Como Fazer a Inscrição do Enem 2016

As inscrições do Enem 2016 ainda não foram abertas. Para fazer a inscrição é necessário que o candidato tenha em mãos os seguintes documentos:
• CPF (Cadastro de Pessoa Física)
• documento de identidade (RG)

Além disso, é preciso colocar as outras informações necessárias para efetuar a inscrição, no caso são:
• Endereço de e-mail válido;
• Necessidade de atendimento especializado e/ou específico (se for o caso);
• Pretensão de obter o certificado de conclusão do ensino médio Enem 2016, utilizando a nota no Exame (se for o caso);
• Preenchimento do questionário socioeconômico

Imagem: divulgação

Imagem: divulgação

Onde fazer a inscrição

Assim como aconteceu nos últimos anos, a inscrição só poderá ser feita através da internet pelo site http://enem.inep.gov.br/. Para fazer a inscrição tenha em mãos todos os documentos e dados que foram informados. A inscrição no geral é bem fácil de fazer, algumas escolas fazem as inscrições para os alunos que não tem acesso a internet em suas casas.

O documento com o local da prova também deverá ser impresso, ao contrário dos anos passados o cartão de confirmação não será entregue nas casas dos inscritos.

Cronograma ENEM 2016

Ainda não foi liberado o cronograma oficial do ENEM 2016, mas a expectativa é que ele siga o padrão das outras edições, com poucas mudanças. De acordo com o Cronograma os gabaritos oficiais poderão ser divulgados em até três dias após a realização das provas. OU seja, provavelmente até a quarta feira da semana do ENEM os alunos já terão em mãos os gabaritos.

Mas lembre-se que não é possível seguir o número de acertos para ter certeza sobre a nota da prova, isso porque no ENEM são avaliada a dificuldade da questão em si, e não o número total de acertos. O resultado deverá ser divulgado apenas em dezembro ou janeiro.

Saiba mais Informações, acesse: Prouni e Fies

É claro que primeiramente o INEP deverá divulgar a data de inscrição para o ENEM. É bem provável que a prova seja realizada no final de outubro ou começo de novembro, então já comece a se preparar para a prova.

Expectativas ENEM

As expectativas são enormes para o ENEM 2016, isso porque a cada ano que passa maior é o número de inscritos e maior é o número de universidades que começam a utilizar a nota do ENEM como forma de ingresso nos cursos de graduação.

Muitas universidades utilizam a nota do ENEM como uma ajuda na nota do vestibular, algumas já utilizam apenas o ENEM através de programas educacionais como o SISU. Sem contar os programas educacionais do governo que utilizam a nota do ENEM para disponibilizar as vagas.

Recomendados para você:

Pela Web