Fies - Inscrições, Aditamento, Seleção e 2ª via de Boleto

Fies – Inscrições, Aditamento, Seleção e 2ª via de Boleto

O Financiamento Estudantil é uma iniciativa do governo federal que visa permitir a realização do curso superior privado para estudantes que realizaram o ensino médio e possuem uma renda compatível com o programa. O financiamento consiste em permitir que o estudante realize o curso sem pagar nada por ele de imediato; o estudante começa a pagar as mensalidades apenas 18 meses depois de já estar formado, quando já estiver com um bom emprego e estabilizado.

É a alternativa ideal para você que conseguiu uma vaga na instituição privada, mas não tem condições de arcar com as mensalidades no momento, seja por estar desempregado ou porque o curso será integral e impedirá você de trabalhar.

Fies

Aditamento do fies

Todo estudante que receber o FIES e começar o seu curso precisa realizar o aditamento. O aditamento nada mais é do que a renovação semestral do seu contrato, para que assim o estudante possa continuar estudando sem arcar com as mensalidades. A cada semestre é preciso fazer um novo aditamento, que garante o financiamento para o próximo semestre, e assim por diante.

O estudante pode fazer o aditamento simplificado ou não-simplificado; o primeiro é quando você não precisa fazer alterações no cadastro e o segundo é quando você precisa. O aditamento é feito no SisFIES e preencher as informações do formulário.

Segunda via de boleto do fies

Durante o financiamento o estudante precisa pagar trimestralmente uma taxa de R$150,00 referente aos juros do financiamento. A taxa é paga por meio de um boleto e, caso o estudante não receba-o em casa ou acabe perdendo, pode obter a segunda via pela internet.

A segunda via pode ser obtida pelo site https://www3.caixa.gov.br/FIES/FIES_Estudantes.asp,  basta informar o CPF e a senha cadastrada.

Fies inscrição

A sua pré-inscrição no FIES pode ser feita pelo site https://www3.caixa.gov.br/FIES/FIES_Estudantes.asp e você deve clicar em “Primeiro Acesso? Clique aqui.” Para se cadastrar informe seu CPF, data de nascimento e o código de verificação. Clique em “Prosseguir”.

Em seguida será preciso cadastrar uma senha e informar um e-mail válido, para onde o sistema enviará um link de ativação. Depois de clicar no link, clique na área de “Já sou cadastro” e faça o login com o seu CPF e a senha que cadastrou.

Fies seleção

Os candidatos são classificados de acordo com vários critérios, sem mencionar aqueles de empate. Tudo pode ser feito através do site FIES Seleção, disponibilizado pelo MEC, onde o candidato faz a inscrição, confere o cronograma, acompanha as notas de corte e pode conferir o resultado.

Fies

Resultado fies

O resultado do segundo semestre do FIES está programado para ser liberado no dia 31 de julho de 2017. Os candidatos que forem classificados de acordo com o número de vagas serão pré-selecionados para a chamada única. Aqueles que não forem classificados já serão incluídos na lista de espera.

Segundo semestre 2017

O processo seletivo do segundo semestre do FIES está terminando, mas você ainda tem até o dia 28 para poder se inscrever. Acesse o site http://fiesselecao.mec.gov.br/, leia as informações e se inscreva.