Inscrições para o Prouni do 2º semestre já estão abertas

Inscrições para o Prouni do 2º semestre já estão abertas

O ProUni – Programa Universidade para Todos – está com as inscrições para o seu segundo processo seletivo abertas. Dessa vez, são cerca de 147 mil bolsas integrais e parciais sendo oferecidas em cursos superiores de todo o Brasil. Quem ainda não está participando deve correr, pois as inscrições ficam abertas somente até amanhã, dia 9 de junho. As inscrições são bem simplificadas e rápidas, exigindo apenas informações verdadeiras do participante.

Tudo pode ser feito a partir do site do programa: http://siteprouni.mec.gov.br/, basta acessar usando o número de inscrição e a senha do ENEM 2016. Caso não se lembre de algum, pode recuperá-los na Página do Participante.

Prouni

Bolsas do ProUni 2017.2

O ProUni é conhecido por oferecer bolsas integrais e parciais em instituições privadas de ensino superior, e em cada edição há um número exato de oportunidades. Na segunda edição de 2017 estão disponíveis 147.492 bolsas de estudo, das quais 67.603 são integrais e 79.889 são parciais.

Em relação ao ano passado, o ProUni está oferecendo 20 mil bolsas a mais, ampliando assim as oportunidades dos jovens estudantes. A seleção dos candidatos é feita de acordo com suas respectivas notas do ENEM, além de levar em conta também o tipo de bolsa escolhida por cada um e critérios socioeconômicos, como a renda.

Inscrições do ProUni 2017.2

As inscrições estão abertas no site do ProUni, basta acessar usando o número de inscrição e senha do ENEM. O primeiro passo é conferir os dados do estudante e, em seguida, preencher um formulário informando a renda do estudante, incluindo os demais membros do grupo familiar e suas respectivas rendas.

Isso é essencial para que o sistema faça o cálculo da renda per capita e assim saiba à qual tipo de bolsa o candidato tem direito. Por último, o candidato pode se inscrever para as duas opções de curso que deseja concorrer, basta procurar pelo nome do próprio, da instituição ou do município. Ao ver o curso, terá informações como o tipo de bolsa disponível, turno, campus e outros detalhes.

Requisitos do ProUni 2017.2

Para concorrer às bolsas do ProUni é fundamental preencher o requisito de renda, de acordo com o tipo de bolsa que você quer ganhar. Para as bolsas integrais o programa exige que o candidato possua uma renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio por mês. Caso o candidato tenha uma renda superior a esse valor, mas de até três salários mínimos por pessoa, pode ganhar a bolsa parcial.

Além disso, é fundamental que o candidato tenha realizado o ensino médio completo em escola pública ou em escola privada com bolsa integral, além de ter tirado no mínimo 450 pontos no ENEM.

Prouni

Calendário ProUni 2017.2

O calendário do ProUni está disponível na página do programa para que todos os interessados possam acompanhar as etapas. As inscrições ocorrem do dia 6 à 9 de junho, com o resultado da primeira chamada sendo liberado na segunda feira, dia 12.

Os candidatos selecionados na primeira chamada têm do dia 12 ao dia 19 para efetuarem suas matrículas. No dia 26 o ProUni libera o resultado da segunda chamada regular e os selecionados têm até o dia 30 para se matricularem. Por último, aqueles que não foram selecionados podem manifestar interesse em participar da lista de espera entre os dias 7 e 10 de julho.