Inscrições para o Prouni ocorrem de 6 a 9 de junho!!!
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Inscrições para o Prouni ocorrem de 6 a 9 de junho!!!

O processo de seleção do Programa Universidade Para Todos (Prouni) no segundo semestre de 2017 já estão abertas. O programa oferece vagas para universidades particulares do Brasil, aonde a pessoa pode estudar em qualquer área de atuação, por meio de bolsa de estudo integral ou parcial, de acordo com a renda que possui e com a disponibilidade da universidade.

Inscrições para o Prouni 2017

As inscrições para a segunda edição do Programa Universidade para Todos (Prouni) podem ser realizadas no site http://siteprouni.mec.gov.br. Para fazer a sua inscrição é preciso que você tenha o número de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio e a senha de cadastro usada para consultar a nota do Enem 2016. O prazo de inscrição do Prouni termina dia 9 de junho, sexta-feira.

Inscrições para o Prouni ocorrem de 6 a 9 de junho!!!

Inscrições para o Prouni ocorrem de 6 a 9 de junho!!!

Edição do Prouni 2017: vagas

Na Edição 2017 do programa Universidade Para Todos serão ofertadas 147.492 bolsas de estudos, sendo 67.603 integrais e 79.889 parciais em instituições particulares de ensino superior vinculadas ao programa por meio do Governo Federal e Ministério da Educação.

Processo de seleção Prouni 2017

O processo de seleção do Prouni 2017 não sofreu nenhuma alteração, sendo o mesmo de anos anteriores. Esse processo é sempre feito por meio da nota do último Enem. Ou seja: o seu desempenho na prova conta muito. Também é levado em consideração critérios socioeconômicos.

Calendário do Prouni 2017.2

Veja abaixo das datas do Programa Universidade Para Todos no segundo semestre de 2017:

  • Inscrições: 6 a 9 de junho
  • Resultado da primeira chamada: 12 de junho
  • Comprovação de informações: 12 a 19 de junho
  • Resultado da segunda chamada: 26 de junho
  • Comprovação de informações: 26 a 30 de junho
  • Prazo para manifestar interesse em participar da lista de espera: 7 a 10 de julho

O que é Prouni 2017?

O Prouni é um programa do Ministério da Educação que foi desenvolvido e implantado pelo Governo Federal no ano de 2004, que promove bolsas de estudo integrais e parciais (50%) em instituições privadas de educação superior, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, a estudantes brasileiros sem diploma de nível superior que se enquadrem em suas regras de renda e questões de formação escolar.

Nem todos os cursos são ofertados em todas as edições do Prouni. Pode acontecer de algumas modalidades de cursos superiores não sejam oferecidas porque as universidades não tenham disponibilidade deles para o programa, e com isso, algumas edições do Prouni podem não ter o curso desejado pelo estudante.

Para quem é destinado o Prouni 2017?

O foco do Prouni são as pessoas que não fizeram nenhuma faculdade, que estudaram no Ensino Médio na rede pública de ensino ou como bolsista integral em alguma instituição privada. Também são foco do programa estudantes com algum tipo de deficiência, professores da rede pública de ensino no exercício do magistério da educação básica, integrantes de quadro de pessoal permanente de instituição pública.

Confira os 10 cursos mais procurados no Prouni 2017

1         Administração

2         Direito

3         Pedagogia

4         Ciências Contábeis

5         Enfermagem

6         Psicologia

7         Educação Física

8         Engenharia Civil

9         Serviço Social

10       Gestão de Recursos Humanos

Critério de desempate de vagas Prouni 2017

Os estudantes inscritos no processo de seleção serão classificados de acordo com as notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio e selecionados para apenas uma das opções de curso em que se inscreveram (podem escolher até duas opções), respeitando a ordem de preferência.

Em casos de empate entre os concorrentes será classificado aquele com maior nota, sendo nesta ordem: em redação, linguagens, matemática, ciências da natureza e ciências humanas.

Prouni

Prouni

Para concorrer a uma das bolsas de estudo integrais, o candidato precisa comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. Para as bolsas parciais (50%), a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa.

Relação de documentos exigidos pelo MEC para fazer matrícula do Prouni

Apresentar nas instituições os originais e cópias dos seguintes documentos:

1 – Carteira de identidade (RG) e CPF do candidato e de todos os membros do grupo familiar, podendo ser apresentada certidão de nascimento no caso dos menores de 18 anos;

2 – Comprovante de residência de todos os membros do grupo familiar, conforme especificado pelo Coordenador do Prouni ou seu (representante);

3 – Comprovante dos períodos letivos cursados em escola pública, quando for o caso (Histórico Escolar);

4 – Comprovante de percepção de bolsa de estudos integral durante todo o ensino médio cursado em instituição privada, quando for o caso, emitido pela respectiva instituição;

5 – Comprovantes de rendimentos do estudante e dos integrantes de seu grupo familiar.

São Considerados Comprovantes De Rendimentos:

  • Se assalariado, os últimos contracheques ou carteira de Trabalho atualizada;
  • Se trabalhador autônomo ou profissional liberal, extrato bancário dos três últimos meses, guias de recolhimento de INSS dos três últimos meses, compatíveis com a renda declarada, ou Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos – Decore, original, dos três últimos meses, feita por contador ou técnico contábil inscrito no respectivo Conselho Regional de Contabilidade – CRC;
  • Se proprietário de empresa, comprovante de pró-labore e contrato social ou instrumento equivalente e Declaração de Imposto de Renda Pessoa Jurídica IRPJ:
  • Se aposentado ou pensionista, os últimos comprovantes de recebimento de aposentadoria ou pensão. 6 – Laudo médico atestando a espécie e o grau de deficiência com CID (Código Internacional de Doença) conforme Decreto nº. 5.296 de 02 de dezembro de 2004. 7 – Comprovante de efetivo exercício do magistério da educação básica, integrando o quadro de pessoal permanente de instituição pública, emitido por esta, quando for o caso; 8 – Comprovante de separação ou divórcio dos pais, ou certidão de óbito, no caso de um deles não constar do grupo familiar do candidato por essas razões;

Também pode ser solicitado ao estudante quaisquer outros documentos que o coordenador ou representante do Programa Universidade para Todos eventualmente julgar necessários para efeito de comprovação das informações prestadas pelo candidato, inclusive contas de energia, água, telefone fixo ou móvel, gás, condomínio, comprovantes de pagamento de aluguel ou prestação de imóvel próprio, carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano – IPTU, faturas de cartão de crédito, extratos bancários, extrato do Fundo de Garantia do Termo de Serviço – FGTS, Declaração Anual de Isento – DAI, Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física – IRPF e respectiva notificação de restituição, bem como quaisquer declarações tributárias referentes a pessoas jurídicas vinculadas a qualquer membro do grupo familiar.

Prouni

Prouni

Algumas faculdades também pedem para efetivação de matricula Programa Universidade  Para Todos as seguintes cópias autenticadas:

  • – Certidão de Nascimento ou casamento;
  • – Carteira de identidade – RG;
  • – Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  • – Histórico Escolar (Ensino Médio.

Para mais informações sobre documentos necessários para a matrícula do Prouni acesse: http://prouniportal.mec.gov.br. Também é bom entrar em contato com a faculdade que te selecionou para bolsa de estudos para saber os documentos que a instituição de fato precisa para fazer a sua matrícula.

 

 

Recomendados para você:

Pela Web