Inscrições Prouni 2017 - Prouni Universitário
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

Inscrições Prouni 2017

Você já conhece o ProUni? Ele é um programa criado pelo Governo em 2004 com o intuito de inserir mais jovens no ensino superior, oferecendo-lhes bolsas de estudos. Com essas bolsas, os jovens podem ingressar em instituições privadas sem pagar nada pela graduação e tem a chance de crescer na vida. Milhares de jovens brasileiros já foram beneficiados com os recursos disponibilizados pelo ProUni e a expectativa é de que em 2017 isso continue acontecendo. Conheça mais sobre o ProUni a seguir.

Prouni 2017

ProUni significa Programa Universidade para Todos e, como o próprio nome diz, possibilita que mais pessoas tenham acesso à universidade. Todos nós sabemos o quanto é difícil conseguir uma vaga em uma instituição, seja ela pública ou privada, pois há uma ampla grade de concorrentes que se empenham para conseguir a melhor nota.

prouni-2017

Prouni 2017. Imagem:divulgação

O que torna mais difícil ainda é o preço das mensalidades, que acaba fazendo com que muitos desistam de estudar. O ProUni chegou para acabar com isso e através de suas bolsas permite que todos estudem sem gastar muito. São dois tipos de bolsas: integrais e parciais, e conseguir cada uma delas depende da sua renda familiar.

Acesse e saiba mais informações: Manual do bolsista Prouni

Inscrições Prouni 2017

As inscrições para o ProUni acontecem duas vezes ao ano, uma em cada semestre, mais precisamente em janeiro e julho. Elas acontecem pela internet, no próprio portal do programa, e para efetuar a sua é essencial ter em mãos o número de inscrição e a senha do ENEM.

prouni-2017

Prouni 2017. Imagem:divulgação

Com essas informações o sistema poderá lhe mostrar todos os seus dados e a nota obtida no exame, e você poderá prosseguir para selecionar o curso. É possível se inscrever para dois cursos, por ordem de preferência, mas você só será selecionado para um deles. No momento da inscrição escolha também se deseja concorrer por ampla concorrência ou na disputa por cotas.

Nota de corte ProUni

As notas de corte do ProUni nada mais são do que as menores notas que os candidatos podem tirar para estar entre os selecionados para o curso. A nota de corte é baseada no desempenho dos candidatos para determinado curso no ENEM, ou seja, a partir de suas notas. Quanto melhor for o desempenho, mais alta será a nota de corte.

prouni-2017

Prouni 2017. Imagem:divulgação

Ela não é totalmente precisa e o candidato deve tê-la apenas como uma base, para ter noção se terá ou não alguma chance. Ela é alterada todos os dias no período de inscrição, de acordo com os novos candidatos inscritos.

Acesse e saiba mais informações: Inscrições Sisutec 2017

Requisitos ProUni

O ProUni possui alguns requisitos que precisam ser preenchidos. O principal deles é realizar a última edição do ENEM e obter, no mínimo, 450 pontos; não podem se inscrever candidatos que zeraram a redação. Depois, o candidato precisa ter realizado todo o ensino médio em escola pública ou em escola privada com bolsa integral.

prouni-2017

Prouni 2017. Imagem:divulgação

Também há requisitos para a bolsa desejada: para conseguir o benefício integral, o candidato precisa comprovar que possui uma renda mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa; o benefício parcial, equivalente a 50% das mensalidades, é concedido aos candidatos que comprovarem renda mensal de até três salários mínimos por pessoa.

Acesse e saiba mais informações: Novo repasse de verbas para o ENEM e Fies

Documentos Necessários ProUni

Ao ser selecionado no ProUni, o candidato precisa comparecer à instituição escolhida com diversos documentos para efetuar a matrícula. Deve levar, além dos documentos originais, cópias simples. É necessário um documento de identificação que pode ser o RG, a CNH ou a Identidade Militar, um comprovante de residência, comprovante de rendimentos, comprovantes de ensino médio, entre outros.

A lista completa é mostrada ao candidato antes do mesmo concluir a sua inscrição no programa. Aproveite e se inscreva em 2017.

Recomendados para você:

Pela Web