Inscrições Prouni 2018, saiba como se inscrever aqui !

Inscrições Prouni 2018, saiba como se inscrever aqui !

O Programa Universidade Para Todos – mais conhecido por sua sigla, Prouni – é hoje a principal ferramenta de inserção de alunos nas universidades brasileiras. A iniciativa foi criada em 2014 com o intuito de criar uma entrada para alunos de baixa renda em cursos superiores em instituições particulares de ensino. Desde a sua criação, o Prouni já auxiliou milhares de jovens e adultos a conquistarem a sua formação educacional. Apenas no segundo semestre de 2017, mais de 147 mil alunos ingressando em seus cursos através do programa.

O Prouni oferece bolsas integrais e parciais de até 50% de desconto nas mensalidades para alunos que tenham renda per capita familiar mensal que não ultrapasse um salário mínimo e meio.

O Programa Universidade Para Todos funciona juntamente com o Enem – o Exame Nacional de Ensino Médio – que é o primeiro passo para ingressar em uma grande universidade, permitindo o acesso ao ensino superior à milhares de jovens brasileiros com sonho de realizar uma graduação e garantir um futuro profissional. O Prouni se utiliza da nota do candidato no Enem para fazer a sua classificação para as vagas, por isso, é crucial que se faça a prova.

Quem pode participar do Prouni 2018?

Antes de seguir com as instruções para as inscrições no programa, é importante observar alguns requisitos mínimos para participar do Prouni. A iniciativa visa a inserção de jovens e adultos de classes mais baixas, ou seja, menos favorecidos economicamente, nas universidades particulares. Por isso, a renda familiar bruta de sua família deve ser de até um salário mínimo e meio por pessoa, o que equivale a aproximadamente R$ 1400,00.

Além disso, o aluno não deve estar matriculado ou ter feito algum curso de graduação, sendo o seu primeiro ensino superior sendo requisitado. O candidato também deve ter estudado todo o seu ensino médio em escola pública ou como bolsista integral, caso tenha estudado em um colégio particular.

Portadores de deficiência física e professores da rede pública de ensino têm exceção nas regras do Prouni, podendo cursar sua segunda graduação ou um curso voltado para a sua área de atuação.

Lembrando que, como já foi dito antes, é necessário que o candidato ao Programa Universidade Para Todos tenha feito o Enem no ano anterior à inscrição, e ter tirado no mínimo 450 pontos no exame, sem ter zerado nenhum caderno de respostas, e não ter tirado a nota mínima na redação.

Inscrições Prouni 2018

Se você atende a todos os requisitos exigidos pelo Ministério da Educação (MEC) para a efetuação do Prouni, já pode seguir para a sua inscrição no programa. Para isso, você deve acessar o site do Prouni (através do prounialuno.mec.gov.br), clicar no botão “Fazer Inscrição” e se cadastrar utilizando o seu número do Enem e a sua senha. O período de inscrições é entre os dias 6 e 9 de fevereiro.

Então, você deve escolher a instituição e o curso desejados através do sistema do Prouni. No ato da inscrição o candidato pode escolher duas opções de instituição, curso e turno dentre as bolsas disponíveis, de acordo com seu perfil.

Feito isso, você deve acompanhar a sua inscrição nas suas opções de curso, pois as notas de corte e as vagas vão variando de acordo com o número de inscritos para os mesmo postos, aumentando e diminuindo a concorrência sobre tal curso.

Cronograma Prouni 2018

É importante que você fique atento às etapas que vêm após a inscrição do Prouni. Após o período de escolha das opções 1 e 2, são divulgados os resultados da Primeira Chamada, que deve ser comprovada após a liberação da lista. O mesmo ocorre com a segunda chamada, que acontece alguns dias após a primeira. Os alunos que não foram chamados nas chamadas aguardam na lista de espera pelas vagas remanescentes.