Inscrições Sisutec 2017
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (138.743 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Inscrições Sisutec 2017

Ainda existem poucas informações sobre o Sisutec 2017, porém, já podemos ter uma base diante do que aconteceu em anos anteriores nesse sistema.

As inscrições Sisutec 2017 devem acontecer ao menos duas vezes no ano todo, por isso, é preciso ficar atento para não acabar perdendo os prazos.

Também é necessário prestar atenção no calendário do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que é muito importante para quem quer fazer o Sisutec.

Foto: Divulgação - Sisutec 2016

Foto: Divulgação – Sisutec 2016

O que é o Sisutec ?

O Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec) na verdade é o sistema informatizado que é gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC). Através desse sistema  as instituições públicas e privadas de ensino superior e de educação profissional e tecnológica promovem vagas totalmente gratuitas em cursos técnicos na forma subseqüente (cursos feitos em horário alternado com o Ensino Médio) para candidatos participantes da última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Inscrições Site do Sisutec

O processo seletivo do Sisutec 2017, assim como aconteceu em anos anteriores, acontece duas vezes ao ano, sendo que no começo do semestre letivo é que tudo ocorre de fato.  do semestre letivo. A inscrição é 100% gratuita e em uma única etapa e é feita pela internet, por meio do site oficial do Sisutec.

Como Funciona o Processo de Escolha do Curso do Sisutec 2017?

O processo seletivo do Sisutec 2017 tem uma única etapa de inscrição. Quando a pessoa faz a sua inscrição é necessário escolher, por ordem de preferência, até duas opções entre as oportunidades ofertadas por meio das instituições participantes do Sisutec.

O candidato a uma vaga do Sisutec precisa definir se quer concorrer às oportunidades destinadas aos estudantes que possuam cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou em instituições privadas na condição de bolsista integral (nesse caso o estudante não pagará nenhum centavo pelo curso).

Também é possível escolher no ato da inscrição  se a pessoa vai optar pelas vagas reservadas para negros, pardos e indígenas estudantes que tenham cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou em instituições privadas na condição de bolsista integral, especificamente para acesso às vagas ofertadas pelas instituições federais de ensino ou às vagas destinadas à ampla concorrência.

Alterando a sua Inscrição do Sisute 2017

Em meio ao período de inscrição o candidato precisa mudar as suas opções de cursos, sendo que considera válida somente a última inscrição que foi confirmada pelo estudante. No final de cada etapa de inscrição o sistema vai avaliar quais estudantes obtiveram as melhores notas e com isso vai conquistar a chance de ingressar nos cursos.

Lembrando que a nota que sempre é levada em consideração é a do Enem.

Serão selecionados somente as pessoas que estiverem dentro do total de vagas oferecidas pelo Sisutec. Caso a nota do candidato possibilite sua classificação em suas duas opções de vaga, ele será selecionado exclusivamente em sua primeira opção. Por isso, pense bem em qual curso você tem mais interesse para não perder a chance de conquistar uma vaga importante.

Serão realizadas por meio do Sisutec 2017 duas chamadas, que acontecerá de forma consecutiva.  A cada chamada, os candidatos selecionados possuem um prazo para realizar a matrícula na instituição, confirmando dessa forma a ocupação da sua vaga.

Cursos Técnicos do Sisutec 2017

O Sisutec junta oportunidades para cursos de ensino técnico tanto na rede pública quanto na privada em vários segmentos educacionais.

No caso da rede particular, o estudante pode fazer o curso de graça, lado a lado das pessoas que tem condições de pagar por isso. O processo de seleção acontece a partir do desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014, no caso do Sisutec 2017 e assim consecutivamente.

Para concorrer a qualquer vaga o estudante não pode ter tirado zero na redação, pois essa nota também é levada em consideração. Entre as oportunidades promovidas nesse processo de seleção, 85% serão destinadas para estudantes que, que independente dessa renda que a família possua, tenham cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou em instituições privadas, na condição de bolsista integral.

Inscrições Sisutec 2017

Inscrições Sisutec 2017

Reserva de Vagas para Pessoas com Renda Baixa

No entanto, metade das oportunidades desses cursos deverão ser reservadas para estudantes com renda per capita de até 1,5 salário mínimo. No entanto, para ocupar uma dessas oportunidades, não é permitido que o estudante continue matriculado em outro curso técnico de nível médio ou superior, ou curso de graduação, em instituições públicas ou privadas como bolsista.

O Sisutec possui um modelo parecido ao do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), utilizado por meio do Ministério da Educação para selecionar estudantes que vão ocupar as oportunidades em cursos de graduação.

Para aumentar as suas chances de conquistar uma vaga em cursos do Sisutec é necessário que o estudante dedique um tempo de estudo no Exame Nacional do Ensino Médio e veja como esse diferencial pode ajudá-lo a ir melhor na prova e a conquistar uma nota muito melhor.

Documentos Necessários para se Inscrever no Sisutec

O candidato selecionado por meio do Sisutec precisa verificar em seu boletim de inscrição, o prazo e o local que ele vai fazer a matrícula (que será o mesmo endereço da instituição para a qual se inscreveu). Deverá, ainda, verificar o horário e procedimentos para matrícula, junto à instituição de ensino. O prazo para a realização da matrícula está definido no cronograma disponível nesta página eletrônica.

Os documentos que esse estudante precisa apresentar no ato da matrícula são: RG, CPF, comprovante de endereço, comprovante da escolaridade e demais documentos que instituição de ensino vai pedir.

Recomendados para você:

Pela Web