Lista de Espera SiSU 2017 – Não Entrou na Primeira Chamada? Confira o que Fazer!

O SISU foi criado com o intuito de melhorar e unificar o modo como os estudantes estavam ingressando no ensino público superior. Isso aconteceu porque aos poucos a maioria das instituições foi adotando o ENEM como forma de ingresso, então porque não criar um local onde todas as instituições pudessem ofertar suas vagas e os candidatos se inscreverem?

O programa se tornou um dos mais esperados durante o ano, sendo realizado logo após a divulgação da nota do exame. Muitos alunos escolhem o SISU como forma de ingresso no curso desejado, mas infelizmente acabam não garantindo a vaga na primeira oportunidade. E aí, o que fazer? A seguir, damos dicas sobre os próximos passos a serem tomados em sua caminhada.

O SISU foi criado com o intuito de melhorar e unificar o modo como os estudantes estavam ingressando no ensino público superior.  (Imagem: Divulgação)

O SISU foi criado com o intuito de melhorar e unificar o modo como os estudantes estavam ingressando no ensino público superior. (Imagem: Divulgação)

Primeira Chamada SiSU 2017 (Chamada Regular)

O SISU é composto de apenas uma chamada regular. Nessa chamada regular são divulgados todos os candidatos que foram selecionados e podem ir fazer sua matrícula. Para a seleção o sistema leva em conta a nota do candidato, a modalidade na qual ele escolheu e o curso. Pode acontecer também de um candidato que tenha colocado o curso como segunda opção, ter sido selecionado, mas isso não quer dizer que ele irá preencher a vaga.

Por isso que nem sempre quando você não é selecionado na chamada regular, quer dizer que acabou. Diversos candidatos deixam de preencher a vaga, seja pelo exemplo mencionado, por desistir ou até mesmo por não poder ir efetuar a matrícula.

SiSU Lista de Espera 2017

Depois da chamada regular e da efetivação da matrícula dos candidatos, há a lista de espera. Todos os candidatos que não foram selecionados na primeira oportunidade podem optar, através do portal do SISU, participar da lista de espera. Mas fique atento, só é possível participar da lista de espera da sua primeira opção de curso.

Depois da chamada regular e da efetivação da matrícula dos candidatos, há a lista de espera. (Imagem: Divulgação)

Os candidatos da lista de espera concorrem às vagas remanescentes que são nada mais, nada menos do que as vagas que não foram preenchidas na chamada regular. Viu como você ainda tem chance?

ProUni 2017

O ProUni é um programa que oferece bolsas de estudo parciais e integrais em instituições privadas, mas o modo de funcionamento é bem parecido com o SISU. A diferença é que além de levar em conta a nota do ENEM, também considera fatores como a renda do candidato, de acordo com o tipo de bolsa escolhido.

As inscrições para o ProUni abrem sempre depois do SISU, por isso é mais uma oportunidade caso você não seja selecionado no programa.

O ProUni é um programa que oferece bolsas de estudo parciais e integrais em instituições privadas. (Imagem: Divulgação)

Fies 2017

O Financiamento Estudantil, conhecido como FIES, também pode ser uma opção, caso você não tenha conseguido uma vaga ainda. Com ele você deixa para pagar as mensalidades do curso apenas 18 meses depois de já estar formado e estabilizado no mercado de trabalho. Durante o curso, paga um valor de R$150 a cada três meses referentes aos juros do financiamento.

Todas essas são opções para que você não desista e continue lutando pelo seu sonho.