Manual do bolsista Prouni, Regras Prouni - Prouni Universitário
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

Manual do bolsista Prouni

O Prouni – Programa Universidade Para Todos é uma das melhores alternativas para quem quer fazer uma faculdade, mas não tem condições financeiras. Se você prestou o ENEM em 2016, com certeza está pensando em utilizar sua nota para se inscrever no Prouni 2017, não é mesmo?

Quem conseguiu tirar uma nota superior a 450 nas questões gerais e mais que zero na redação pode aproveitar essa chance. São muitas vagas para bolsista Prouni 100% e 50% em instituições de todo o Brasil.

Você é bolsista Prouni ou vai tentar ingressar no programa em 2017? Saiba que existe um Manual do bolsista que explica tudo sobre os benefícios adquiridos por quem consegue uma bolsa e muitas informações que podem interessar.

Bolsista Prouni 2017

O Prouni é dirigido aos estudantes egressos do ensino médio da rede pública ou da rede particular na condição de bolsistas integrais, com renda per capita familiar máxima de três salários mínimos, e a professores da rede pública de ensino no efetivo exercício do magistério da educação básica para os cursos de licenciatura, o Prouni conta com um sistema de seleção informatizado e impessoal, que confere transparência e segurança ao processo.

manual-do-bolsista-prouni

Manual do bolsista Prouni. Imagem:divulgação

O Prouni 2017 deve seguir os mesmos parâmetros da edição de 2016, mas as vagas tendem a aumentar para atender o maior número de pessoas possível.

As inscrições ocorrem duas vezes a ano, e em 2017 pode acontecer em janeiro e em junho, assim como nos anos anteriores. Quem se candidata no início do ano pode começar as aulas logo no primeiro semestre; já quem se candidata no meio de ano, começa as aulas no segundo semestre de 2017.

Acesse e saiba mais informações: Novo repasse de verbas para o ENEM e Fies

Inscrições Bolsista Prouni 2017

Como foi dito, as inscrições acontecem duas vezes ao ano e em 2017 não deve ser diferente. No ato da candidatura, é possível escolher até dois cursos, sendo de faculdades diferentes ou não. O primeiro curso que você colocar será o que terá prioridade na lista de chamada.

manual-do-bolsista-prouni

Manual do bolsista Prouni. Imagem:divulgação

Você deverá colocar também seus dados pessoais, além das questões econômicas de sua família. Vale lembrar que esse é um projeto destinado a pessoas de baixa renda: até um salário mínimo e meio de renda familiar per capta você pode solicitar bolsa integral; até três salários mínimos de renda familiar per capta você pode solicitar bolsa parcial (50%).

As duas opções de curso que você escolher deverão estar de acordo com a sua nota final do ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio, funcionando como uma nota de corte. Os cursos que requisitarem uma nota maior que a sua deverão ser descartados de sua escolha.

Acesse e saiba mais informações: Inscrições Sisutec 2017

Bolsista Prouni pode reprovar?

As regras do Prouni são muito bem organizadas. Mesmo assim, alguns bolsistas ainda têm dúvidas com relação as questões de reprovação. A maioria das pessoas não sabem se, por exemplo, podem ser reprovadas sem perder a bolsa do Prouni. Fique tranquilo, pois vamos te explicar tudo o que você precisa saber.

Sim, você pode ser reprovado nas disciplinas sem correr o risco de perder a bolsa. Mas preste muita atenção no que diz a regra do Prouni: o aluno pode ser reprovado em algumas disciplinas desde que tenha 75% de aproveitamento nas demais.

Mas como saber isso? Veja como isso deverá ser calculado. Basicamente será necessário realizar uma pequena regra de 3. Vamos ao exemplo! Supondo que nesse semestre você esteja matriculado em 5 disciplinas. Para que você tenha 75% de aproveitamento é necessário ser aprovado em 3,75 disciplinas, nesse caso, em minimamente 3 disciplinas.

Regras Prouni 2017

Em janeiro de 2017 o Ministério da Educação divulgou as regras para o Prouni 2017 que seguem basicamente as mesmas dos anos anteriores. Para participar do programa é necessário ter realizado o Enem 2016, obtido 450 pontos no mínimo e não ter zerado a redação.

E para os participantes, mudou alguma coisa? Quem pode participar? Podem participar pessoas que estão ou se formaram no ensino médio da rede pública. Outro público que pode participar são os estudantes com deficiência e professores da rede pública.

Termo de Concessão de Bolsa Prouni

O Termo de Concessão da Bolsa Prouni é um documento que provavelmente você vai assinar ou já assinou no dia em que realizou a sua inscrição junto a instituição. Esse termo na realidade é uma espécie de contrato afirmando que você recebeu a bolsa a partir de determinado dia. Além disso, o termo explica tudo o que o bolsista pode ou não fazer, constando todas as informações e regras sobre o funcionamento do programa.

Acesse e saiba mais informações: Prouni Direito

Termo de Concessão de Bolsa Prouni 2ª Via

É importante que o Termo de Concessão seja bem guardado, pois este é o contrato de fornecimento da bolsa. Qualquer dúvida que venha a surgir sobre o funcionamento do programa ou a sua bolsa, é possível realizar uma consulta rápida.

Mas se por algum motivo você não tenha mais o termo, saiba que é possível solicitar uma segunda via deste documento. No dia que foi realizada a inscrição na instituição, você assinou duas vias do termo de concessão, sendo uma delas sua e a outra da faculdade.

Desta forma, se necessário, é possível conseguir uma cópia do Termo de Concessão junto a instituição na qual você está matriculado. Para isso, o ideal é procurar o atendimento da secretaria responsável por assuntos administrativos da faculdade.

Prouni paga dependência?

Uma das principais dúvidas dos bolsistas é sobre a questão de dependência. Para aqueles que não sabem, dependência são as disciplinas que o aluno cursou e foi reprovado, ou seja, disciplinas que devem ser cursadas novamente.

Bolsista Prouni

Bolsista Prouni. Imagem:divulgação

No caso dos bolsistas integrais, o programa cobre o valor total dessas disciplinas que o aluno tenha sido reprovado. Já para bolsistas parciais, é necessário realizar o pagamento de 50% dessas disciplinas novamente.

Bolsa Permanência Prouni

A bolsa permanência é uma ajuda de custo para alunos com bolsa de estudo integral. No Manual de Orientação ao Bolsista você pode consultar todos os pré-requisitos para solicitar esse auxílio financeiro. Se preferir, entre em contato diretamente com o MEC através do 0800 616161.

Perdi a Bolsa do Prouni Posso Tentar de Novo

Sim, se você teve a sua bolsa desliga por um motivo como o aproveitamento de ensino abaixo de 75% é possível reativar a bolsa. Não sabia disso? Mas fique atento que a bolsa só pode ser reativa duas vezes durante todo o curso. Depois disso, você perde a bolsa permanentemente.

Acesse e saiba mais informações: Prouni Estácio 2017 – Inscrições, vagas e cursos

Consulta Prouni

O status da sua bolsa do Prouni pode ser conferido diretamente com a secretaria da sua faculdade. Normalmente todas as informações da bolsa constam em alguma aba no portal do aluno. Basta acessar o Portal do Aluno com o seu login e senha e pesquisar o menu com informações de ingresso na instituição.

Cronograma Bolsista Prouni 2017

Ainda não foram abertas as datas para inscrição em 2017, mas há um cronograma certo para seguir e ficar atento. Você pode fazer esse acompanhamento no site oficial do programa: http://siteprouni.mec.gov.br/.

manual-do-bolsista-prouni

Manual do bolsista Prouni. Imagem:diuvlgação

Veja as etapas que acontecerão após você requisitar as duas vagas possíveis no Prouni. Veja quais são:

  • Período de inscrições
  • Resultado da 1ª chamada
  • Comprovação de informações da 1ª chamada
  • Resultado da 2ª chamada
  • Comprovação de informações da 2ª chamada
  • Prazo para participar da Lista de Espera

Além das primeiras e segundas chamadas, todos os semestres têm a oferta de bolsas remanescentes (aquelas que não foram preenchidas de forma regular). Estas bolsas serão ofertadas no próximo Prouni. Todas essas informações estão disponibilizadas e mais especificadas no Manual do Bolsista no site oficial do Prouni.

Uma prévia do que você encontra no Manual do Bolsista, tudo sobre: a bolsa de estudo, bolsas remanescentes, bolsa de iniciação científica, aproveitamento curricular, transferência, trancamento de bolsa, renovação da bolsa, Fies, regulamento, etc.

Contatos úteis Bolsista Prouni 2017:

Prouni:

Central de atendimento telefônico do MEC: 0800.616161

Envio de mensagens: http://prouniportal.mec.gov.br – clicar em “Fale Conosco”

Página eletrônica do Prouni: http://prouniportal.mec.gov.br/

Fies:

Página eletrônica do Fies: www.mec.gov.br/fies

Atendimento estudantes: http://www.fnde.gov.br/index.php/fale-conosco

Informações Fies: 0800.616161

Enem:

Página eletrônica do INEP: http://www.inep.gov.br

Página eletrônica do Enem: http://enem.inep.gov.br

Recomendados para você:

Pela Web