Mediotec 2018 - Conheça todas as oportunidades de 2018
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

Mediotec 2018

Com as festas de final de ano chegando, é normal que os interessados em ingressar no ensino superior comecem pesquisar sobre cursos, faculdades,  valores e programas que contribuem para o garantir um inicio de ano letivo.

Ao longo dos últimos tempos, o Brasil obteve uma elevação no número de pessoas que conseguiram entrar nas universidades, em grande parte graças a alguns programas do governo federal.

Bolsas Prouni 2016

Mediotec 2018 (Imagem: Divulgação)

Um dos programas mais recentes e que tem sido motivo de grande curiosidade para inúmeros jovens, é o Mediotec que para quem não conhece, nada mais é que uma ação de desenvolvimento da proposta  de cursos técnicos conjuntos para o aluno regularmente matriculado no ensino médio regular nas redes públicas estaduais e distrital de educação, como uma sugestão de fortalecimento de uma formação profissional com produção pedagógica específica para o público acompanhado e em sociedade com os setores produtivos, econômicos e sociais.

O que é o Mediotec 2018?

O Mediotec  é amparado em parceria com a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT) e as Redes Públicas Estaduais e Distrital de Educação (RPEDE), sem falar nas  instituições privadas de ensino técnico de nível médio e tem, que  têm como principal objetivo, garantir que o estudante do ensino médio, após concluir essa etapa de ensino, esteja apto assegurar no mundo do trabalho e renda.

As vagas dessa  ação, ainda pouca conhecida pelo o grande público são definidas a partir do mapeamento das demandas do mundo do trabalho e renda, exclusivamente das consideradas as necessidades futuras.

Confira abaixo os principais objetivos do Mediotec 2018

  • Oferecer bolsas de ensino profissionalizante integrais para estudantes do ensino médio matriculados em escola pública;
  • Os horários dos cursos deverão ser oferecidos no contra turno das aulas do ensino regular;
  • O programa possui cobertura em todo o território nacional;
  • A carga horária mínima dos cursos será de 800 horas/aula;
  • Os cursos oferecidos em cada região levarão em conta as demandas locais do mercado de trabalho;
  • Aulas oferecidas em turno integral.

Jovens de todo país podem se inscrever em cursos profissionalizantes através do Mediotec 2018 (Imagem: Divulgação)

A lista de cursos ofertados está dentro de um universo mapeado, segundo as prospecções de crescimento econômico e social das regiões do país, possibilitando maior cooperação entre esses cursos e as demandas.

Veja também as oportunidades do Sisutec 2018

Cursos oferecidos no Mediotec 2018

  • Técnico em Moda;
  • Técnico em Gestão;
  • Técnico em Enfermagem;
  • Técnico em Segurança do Trabalho;
  • Técnico em Rede de Computadores;
  • Técnico em Manutenção Automotiva;
  • Técnico em Mecânica;
  • Técnico em Administração.

Inscrições Mediotec 2018

Para aqueles que desejam participar do processo seletivo, é necessário estar ciente na divulgação dos critérios de seleção dos alunos, que serão elaboradas e concluídas pelas Secretarias Estaduais e Distrital de Educação. O aluno deve buscar as Secretarias Estaduais e Distrital de Educação SEDUC de seu estado para verificar e certifica-se  do processo de inscrição e seleção.

As Secretarias de Educação dos Estados e do Distrito Federal são responsáveis pela pré-matrícula dos alunos selecionados. Posteriormente, os alunos farão a confirmação dessa matrícula diretamente na instituição de ensino para o qual foram selecionados, de acordo com as informações disponíveis na carta de encaminhamento, que deverá ser entregue ao aluno pelas Secretarias.

O início da carreira profissional pode estar no Mediotec 2018 (Imagem: Divulgação)

Todos os alunos pré-matriculados receberão uma “carta de Encaminhamento”, onde constarão os prazos e as informações para a realização da confirmação de sua matrícula. A confirmação deverá ser feita pelo próprio aluno, diretamente na instituição de ensino ofertante do curso técnico.

Vale ressaltar que o programa ainda está em fase de desenvolvimento, assim como a reformulação do ensino médio.

Os interessados  em concorrer à uma vaga, acesse a página da SEDUC  ou conferir  a página oficial do programa no portal do Ministério da Educação.

Recomendados para você:

Pela Web