Melhores Faculdades de Psicologia - ProUniversitário 2017 Inscrições - Inscrição
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

Melhores Faculdades de Psicologia

O Brasil oferece boas universidades de psicologia para quem quer seguir a carreira. São vagas em instituições públicas e privadas, que inclusive, podem oferecer bolsas de estudo para dar um incentivo a mais ao estudante.

Se você quer ser um psicólogo ou uma psicóloga, se atente a esse artigo para conhecer as dicas de melhores faculdades de psicologia, e ainda conhecer tudo sobre essa profissão muito requisitada no mercado de trabalho.

Como é a formação em Psicologia

O curso de Psicologia demanda bastante tempo de estudo e dedicação. O profissional formado nessa área será responsável por estudar fenômenos psíquicos e comportamentais do ser humano a partir da análise de suas ideias, emoções e seus valores.

O psicólogo tem a capacidade de diagnosticar doenças e distúrbios mentais, emocionais e de personalidade, prevenindo e tratando, na medida do possível, sem utilizar medicamentos. O principal objetivo desse especialista é ajudar seus pacientes a identificar e rever comportamentos inadequados ou que estão prejudicando a qualidade de vida.

Alunos de Psicologia (Foto: Divulgação)

Alunos de Psicologia (Foto: Divulgação)

Ao se tornar um psicólogo você poderá atuar em consultórios, hospitais e outras instituições de saúde, além de escolas, clubes, empresas, e outros locais que necessitem de um profissional qualificado para auxiliar pessoas que os frequentam.

Para exercer a profissão legalmente, é preciso, após se formar, se registrar no Conselho Regional de Psicologia.

Mercado de Trabalho para Psicologia

O mercado de trabalho para essa área se mantém muito aquecido. Como falamos anteriormente, o profissional de Psicologia terá trabalho em qualquer tipo de instituição. Por isso, é possível encontrarmos psicólogos que atuam em consultório próprio, mas ao mesmo tempo, em clínicas médicas e hospitais, ajudando pacientes conveniados ou também pelo SUS.

Já em empresas, clubes esportivos e instituições de ensino, esses especialistas também são requisitados. Por exemplo: é comum grandes empresas contratarem um ou mais psicólogos para compor o corpo de funcionários de seu RH ou de agentes de recrutamento. Eles estarão disponíveis para atender os empregados quando necessitarem, e também serão acionados para avaliar pessoas em entrevistas de emprego ou no caso de demissão com justa causa.

Aula de Psicologia (Foto: Divulgação)

Aula de Psicologia (Foto: Divulgação)

Em escolas, um psicólogo ajuda na melhoria do ensino dos alunos, identificando possíveis falhas de ensino da instituição e de aprendizagem dos estudantes. Ele poderá ajudar em questões como Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, bipolaridade, bullying, ansiedade, entre outros, com crianças e adolescentes.

Em clubes esportivos, os psicólogos também podem auxiliar na atuação dos atletas, tanto mental quanto física. Todos os clubes de futebol, por exemplo, contam com um profissional à disposição quando os jogadores precisarem.

Como é o curso de Psicologia

Ao ingressar em uma faculdade de Psicologia, o aluno será apresentado a diferentes correntes de pensamento – baseadas em estudos e estudiosos, como Freud e Jung, por exemplo. Essas correntes que vão introduzir o aluno em variadas áreas, como psicologia clínica, social, escolar e organizacional.

O curso conta com disciplinas obrigatórias, que poderão estar distribuídas em todos os 5 anos ou 10 semestres, dependendo da faculdade.

Aula Prática de Psicologia (Foto: Divulgação)

Aula Prática de Psicologia (Foto: Divulgação)

As principais matérias contidas no cronograma acadêmico são: neurologia, antropologia, teoria psicanalítica e psicologia do desenvolvimento. Haverá disciplinas optativas também (que você escolherá se quer fazer ou não), como psicologia do excepcional e problemas de aprendizagem.

Alguns cursos dão chance ao estudante de fazer um estágio ou aulas que ofereçam atendimento à comunidade, como orientação profissional ou atendimento clínico, sempre supervisionado por professores. É uma forma de se especializar dentro de período letivo e obter experiência.

Melhores faculdades de Psicologia

USP

O meio para ingresso na USP (Universidade de São Paulo) é o vestibular que acontece uma vez por ano. São duas fases, a primeira com questões objetivas e redação, a segunda com questões dissertativas. 20% das vagas são destinadas a estudantes que se inscreverem no SISU – Sistema de Seleção Unificada.

Seu grande diferencial entre as demais faculdades é a formação em pesquisa, com sólido embasamento teórico e científico.

PUC/RJ, SP e RS

O ingresso na PUC (Pontifícia Universidade Católica) pode ser feito pelo método tradicional, fazendo o vestibular, ou pelos programas Prouni e SISU a partir da nota do ENEM, além do programa de financiamento FIES. A concorrência não é tão visível quanto nas faculdades públicas.

Aula de Psicologia (Foto: Divulgação)

Aula de Psicologia (Foto: Divulgação)

Ela se diferencia por ter uma grade bem generalista, ou seja, oferece especialização em todos os campos de atuação. Além disso, a faculdade valoriza a união entre a prática e a teoria.

UFSCAR

Faculdade gratuita localizada na cidade de São Carlos, interior de São Paulo. O ingresso é feito por meio de vestibular convencional, mas também é aceito o SISU, a partir da nota de classificação no ENEM.

Um dos diferenciais do curso consiste na inserção dos alunos, do 2º ao 5º ano, em disciplinas de pesquisa e intervenção.

UFU

A Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, oferece um curso de qualidade em Psicologia. A concorrência não é muito alta, como a USP, por exemplo, e o aluno pode ingressar pelo vestibular ou pelo SISU, destinado a 50% das vagas totais do curso.

O diferencial é que o curso na UFU oferece aos alunos uma aprendizagem muito ampla, permitindo inúmeras possibilidades.

Mackenzie

Faculdade particular situada em São Paulo, oferece curso de Psicologia para quem passar no vestibular tradicional, que ocorre duas vezes ao ano, além de aceitar PROUNI (100% e 50% de bolsa) e FIES.

O curso sustenta-se na proposta de formação generalista que norteia a estrutura de sua matriz curricular consolidando conhecimentos que possibilitem o estudo do fenômeno psicológico a partir de diferentes referenciais teóricos e entrelaçando seus princípios norteadores na relação entre ensino-pesquisa-extensão.

UFMG

Considerada a melhor faculdade de Psicologia em 2015, a UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) tem a seleção de 132 alunos anualmente. Hoje em dia, é aceito o SISU como principal forma de ingresso.

Um dos diferenciais é que o curso na UFMG oferece um Serviço de Psicologia Aplicada (SPA) e conta, também com uma empresa Junior (RH Consultoria Junior) que funcionam como espaço integrado de ensino, pesquisa e extensão.

UFRJ

O curso de Psicologia na UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) tem a duração de 4 anos. A boa notícia é que 100% das vagas são destinadas a alunos que se inscreverem no SISU, utilizando a nota do último ENEM realizado.

Um dos diferenciais é que a universidade oferece oportunidades diversas para os alunos, como iniciação científica, cursos de extensão, intercâmbio pelo Ciências sem Fronteiras, além de bolsas de auxílio, como moradia estudantil e alimentação.

Recomendados para você:

Pela Web