Nota de Corte Medicina ProUni 2017

O Programa Universidade Para Todos, também conhecido como ProUni, foi desenvolvido pelo Governo Federal com o intuito de oferecer bolsas integrais (100%) ou parciais (50%) para aqueles que não têm condições financeiras de arcar com os cursos do Ensino Superior em uma instituição particular.

Sendo assim, o curso de Medicina é um dos mais visados pelos estudantes, tornando-se o mais concorrido em questão de nota de corte e número de candidato por vaga. Se você sonha em ser médico e quer saber mais como estudar pelo ProUni, confira as informações e as notas de corte para 2017.

O curso de Medicina é um dos mais visados pelos estudantes. (Imagem: Divulgação)

Nota de Corte Medicina ProUni 2017

As notas de corte para 2017 no curso de Medicina pelo ProUni ainda não foram divulgadas. O número varia, ano a ano, dependendo da quantidade de inscrições que o programa recebe, porém, dá para ter uma ideia analisando os dados do ano passado.

Vale lembrar que as notas variam também de acordo com cada instituição, assim como localidade – muitas vezes a faculdade tem mais de uma unidade –, e de acordo com o período, que pode ser integral, noturno ou apenas diurno.

Notas de Corte Medicina ProUni 2016

As notas de corte para Medicina pelo ProUni nas principais faculdades particulares de ensino são as mais altas já encontradas, tudo por conta da concorrência que também é muito grande. Uma das maiores notas registradas em 2016 foi a da faculdade Christus, localizada em Fortaleza (Ceará) que chegou a 791,66. A PUC de Curitiba (Paraná) e a de Goiânia (Goiás) tiveram a nota de corte em 790,52 e 789,72, respectivamente.

O ProUni foi desenvolvido pelo Governo Federal com o intuito de oferecer bolsas integrais ou parciais. (Imagem: Divulgação)

Já entre as menores notas, que ainda são bema altas quando comparadas aos outros cursos, encontra-se a Estácio de Sá no Rio de Janeiro (Rio de Janeiro) com 742,40 e a Faculdade São Lucas com a mesma nota. Outras instituições espalhadas pelo Brasil ficaram entre a nota mais alta e a mais baixa.

Notas de Corte Medicina Sisu 2017

Além das notas de corte do ano passado, também é possível ter uma ideia de como serão as notas de corte para esse ano com o Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Ele é bem parecido com o ProUni, a diferença é que a nota contada pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) vale para instituições públicas de ensino, como as universidades federais e estaduais.

Em 2016, a nota mais alta pelo SiSU foi pela Universidade Federal Do Rio Grande Do Norte (UFRN), que chegou no valor de 891,29. Já a menor ficou por conta da Universidade Federal De Juiz De Fora (UFJF) com 802,02. Mesmo com uma nota considerada baixa, a instituição fechou as vagas com grande concorrência.

Como se Inscrever no ProUni 2017

Todo ano, o ProUni abre as inscrições do final de janeiro até o início de fevereiro. Por isso, é preciso ficar atento às datas dos editais sempre neste período, lembrando que as notas usadas são do Enem realizado no ano anterior.

Algumas faculdades também possuem vestibular no meio do ano, o que por consequência também garante bolsas através do ProUni. Todas as datas são divulgadas dias antes.

Para se inscrever no ProUni, basta acessar o site, preencher o cadastro caso ainda não tenha ou fazer o login. A partir daí, o site dá todo o passo a passo do que você precisará fazer.

O ProUni abre as inscrições do final de janeiro até o início de fevereiro. (Imagem: Divulgação)

Quem Pode Participar do ProUni 2017

O ProUni possui alguns pré-requisitos para se candidatar como ter estudado em escola pública, não ter zerado na redação do Enem ou tirada nota menor de 450 e ter renda bruta mensal máxima de três salários-mínimos. Para saber mais sobre o ProUni, os cursos, notas e datas, não deixe de acessar o portal oficial e tirar todas as suas dúvidas.