O que cai no vestibular de psicologia? Veja o que estudar!
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

O que cai no vestibular de psicologia? Veja o que estudar!

Muitas pessoas não sabem, mas a área de psicologia vem crescendo no Brasil. Isso porque esse segmento permite que a pessoa trabalhe em várias vertentes, incluindo processo de seleção de empresas. Confira a seguir o que cai no vestibular de psicologia e veja como fazer parte desse segmento tão bacana.

Saiba mais informações, acesse: As Faculdades mais Baratas e as mais Caras do Brasil

O que cai no vestibular de psicologia? Veja o que estudar!

Para saber o que vai cair no vestibular de psicologia primeiramente entre em contato com a faculdade que você deseja cursar, pois ela que vai te passar as informações a respeito do que cai no processo de seleção de psicologia. No edital do vestibular esses dados também podem ser coletados sem medo.

O que cai no vestibular de psicologia? Veja o que estudar!

O que cai no vestibular de psicologia? Veja o que estudar!

No geral, os vestibulares cobram igualmente questões der português, matemática, biológicas, química e física. Fora isso tem a redação. Mas, em algumas faculdades a pessoa precisa fazer uma prova especifica para o curso de psicologia.

O que é abordado no curso de psicologia

O curso de psicologia aborda ao longo dos seus cinco anos de duração as correntes da psicologia e introduz o em várias áreas de conhecimento, como por exemplo: psicologia clínica, social, escolar e organizacional. Há disciplinas obrigatórias, como neurologia, antropologia, teoria psicanalítica e psicologia do desenvolvimento, e optativas, como psicologia do excepcional e problemas de aprendizagem.

Atendimento clínico que faz parte do curso de psicologia

Dependendo da faculdade que você escolher estudar com certeza vai te r a chance de fazer atendimentos clínicos sem mesmo se formar, quando estiver nos últimos anos e sempre sob monitoria de um profissional do curso. Fora isso, algumas instituições ajudam as pessoas com orientação profissional para que se portem melhor em uma entrevista.

Estágio obrigatório curso de psicologia

A realização de estágios é obrigatória e a maioria das faculdades de psicologia, que também exige a entrega de um trabalho de conclusão do curso. Uma observação: na UEM, em Maringá, é possível cursar Psicologia com ênfase em saúde, educação ou trabalho; já na FIO, em Ourinhos (SP), os enfoques são em psicologia organizacional e em psicologia clínica. Na USP, em São Paulo, é possível cursar licenciatura a partir do segundo semestre.

Saiba mais informações, acesse: Curso de Direito Nota de Corte Prouni 2017

Marcado de Trabalho para o Psicólogo

O mercado de trabalho para um psicólogo é bem abrangente, confira:

  • Psicologia clínica: Nesse segmento a pessoa deve atender pessoas que sofrem com problemas emocionais. Essas consultas podem individuais, em grupo ou podem acontece em instituições de modo coletivo.
  • Comportamento do consumidor: O psicólogo pode estudar o comportamento do consumidor para orientar as empresas a darem o tiro certo com seus anúncios, por exemplo.
  • Orientação profissional: São também os psicólogos que elaboram e aplicam em muitas escolas testes profissionais, que ajudam os estudantes a escolher a faculdade que desejam seguir.
  • Psicologia esportiva: Nesse caso as pessoas trabalham no ramo esportivo e conseguem direcionar o atleta para que ele possa ter o melhor desempenho possível.
  • Psicologia educacional: Nesse campo o psicólogo consegue atuar como um conselheiro de pais para que os filhos tenham um melhor relacionamento com os filhos.
  • Psicologia da saúde: Voltado aos profissionais que atuam em hospitais, esse profissional está sempre ao lado de médicos e enfermeiros para dar um suporte em momentos de dificuldades no trato com pacientes e familiares.
  • Psicologia hospitalar: Nesse caso o profissional atua juntamente com outros profissionais do ramo da saúde que querem dar a pacientes e seus familiares um suporte psicológico em momentos cruciais.
  • Psicologia jurídica: Esse profissional está lado a lado de famílias que querem adotar crianças. Nessa área também o psicólogo ajuda com um suporte emocional aos pacientes que foram vítimas de maus-tratos, memores que sofreram com violência doméstica, pais que perderam a guarda dos filhos e mediações de conflitos nesse segmento.
  • Psicologia organizacional e do trabalho: O psicólogo pode atuar no mercado de trabalho dando todo suporte para o processo de seleção de novos funcionários para as empresas. Nesse momento os psicólogo seleciona funcionários, aplica entrevistas individuais e dinâmicas em grupo.
O que cai no vestibular de psicologia? Veja o que estudar!

O que cai no vestibular de psicologia? Veja o que estudar!

No entanto, o psicólogo dentro de uma empresa pode fazer ações para ajudar o setor de Recursos Humanos a deixar sempre os funcionários motivados. É o psicólogo também que orienta os gestores em momentos de reestruturação da empresa.

  • Psicologia social: Nesse caso o profissional atua em penitenciárias, asilos e centros de atendimento a crianças e adolescentes. Esse profissional também elaborar programas e pesquisas sobre a saúde mental da população.
  • Psicologia do trânsito: Nesse segmento o profissional faz a aplicação de avaliações de trânsito para futuros motoristas. Também é possível atuar como especialidade em tratamento de traumas em trânsito.
  • Psicomotricidade: Nesse caso profissional trabalha com o desenvolvimento, a prevenção e a reabilitação do ser humano, nas áreas de educação, reeducação e terapia psicomotora. O psicólogo nesse setor está habilitado a participar de planejamento, implementação e avaliação de atividades clínicas e elaborar parecer psicomotor em clínicas de reabilitação e nos serviços de assistência escolar, hospitalar, esportiva, clínica etc.
  • Neuropsicologia: O psicólogo que escolhe esse segmento precisa entender que vai atuar no diagnóstico, no acompanhamento, no tratamento e na pesquisa da cognição, das emoções, da personalidade e do comportamento sob o enfoque da relação entre esses aspectos e o funcionamento cerebral.

Agora que já conhece mais sobre o segmento pode decidir se quer mesmo atuar no setor.

Vestibular psicologia 2018

O vestibular de Psicologia é aplicado por várias instituições brasileiros de ensino superior privado que ainda selecionam seus candidatos através de uma prova específica. Entretanto, não são todas que fazem isso, por isso você deve buscar saber qual o método de ingresso para o curso na instituição desejada.

Se for o vestibular, você deve começar a se preparar o quanto antes.

Vestibular de psicologia simulado

Fazer simulados de um vestibular de Psicologia pode te ajudar a se preparar para a prova real. Há vários sites que disponibilizam simulados para o cargo, até mesmo de concursos, o que já dá uma ótima base do conhecimento que você precisa ter.

Você pode fazer um simulado através do site http://simuladobrasilconcurso.com.br/prova/id/prova-de-psicologia-1-questoes-e-simulados-797.  É possível conferir todos os conteúdos que serão abordados e em seguida se cadastrar para efetuar o simulado.

Psicologia matérias de peso

De acordo com a universidade em que você irá se candidatar, ela pode atribuir pesos diferentes a cada uma das áreas de conhecimento do ENEM, o que pode fazer com que sua nota se eleve. Por exemplo, você tirou 650 no ENEM, mas em determinada área do conhecimento a universidade atribui peso de 3 pontos, o que acaba elevando sua nota para 700.

No caso do curso de Psicologia a área que mais pesa é a de Ciências da Natureza, com 3 pontos. A área de Ciências Humanas e Matemática pesam 2 pontos, respectivamente.

Provas para vestibular de psicologia

Para passar no vestibular de Psicologia é preciso estudar muito. Na internet é possível encontrar as provas de vestibulares anteriores, o que permite que você tenha uma noção dos conteúdos abordados e possa se preparar ainda mais. Através de apostilas você também obtém mais simulados e exemplos de provas que podem vir a ser cobradas durante o exame.

Matérias que pesam no Enem para psicologia

Como você viu, as principais matérias que pesam no ENEM para Psicologia são da área de Ciências da Natureza, como física, química. Algumas de Ciências Humanas também pesam, como história, geografia, entre outras.

Entretanto isso não significa que você deve focar nessas e esquecer das outras, pois todas são extremamente importantes para que você obtenha um ótimo desempenho e garanta sua participação no curso desejado.

Temas de redação para psicologia

Alguns temas de redação se destacam quando o assunto é Psicologia. Se você for fazer o vestibular tradicional e específico para o curso, é fundamental ficar atento aos assuntos que podem ser cobrados na redação. Alguns temas interessantes são: dificuldade no relacionamento, depressão e os caminhos a seguir, o uso da tecnologia e os seus riscos, entre outros.

Quais matérias preciso passar no Enem para fazer o curso de psicologia?

Para fazer o curso de Psicologia você precisa passar em todas as matérias no ENEM. Isso porque se você optar por um programa como o ProUni, uma de suas exigências é que os candidatos tenham obtido no mínimo 450 pontos em cada uma das áreas de conhecimento. Ou seja, se você tiver tirado menos que isso em Linguagens, por exemplo, já não pode se inscrever.

Quais as matérias de peso para psicologia no Enem

Agora que você já sabe quais são as matérias de peso para Psicologia no ENEM, comece a estudar com antecedência, faça uma rotina de estudos, obtenha apostilas e assista a vídeo aulas.

 

 

 

Recomendados para você:

Pela Web