Pensa em fazer engenharia mecânica? Conheça as melhores faculdades do Brasil!

Pensa em fazer engenharia mecânica? Conheça as melhores faculdades do Brasil!

Realizar um curso superior é o desejo de milhões de brasileiros, no passado isso era complicado, mas hoje existem diversos programas que ajudam os estudantes, como o Prouni e o Educa Mais Brasil. O curso de Engenharia Mecânica é um dos mais procurados, e aqui você vai saber tudo sobre ele.

Melhores faculdades de Engenharia Mecânica no Brasil

O curso de Engenharia Mecânica é um dos mais procurados no país, mas realizar em uma universidade bem conceituada é fundamental.

Engenharia Mecânica

Engenharia Mecânica. Imagem:dviulgação

As melhores opções são: Universidade Federal de São Paulo (USP); Universidade Federal de Santa Catarina; Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); Instituto Tecnológico de Aeronáutica; Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ); Universidade Presbiteriana Mackenzie; Universidade do Vale do Rio Dos Sinos (Unisinos); entre outras. Em geral, as primeiras colocadas da lista são todas federais, onde você pode entrar através do Sisu.

Acesse e saiba mais informações: Veja as melhores faculdades de moda no Brasil

Entenda como funciona o Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio, mais conhecido como Enem, foi criado pelo Governo Federal em 1998 com o objetivo de avaliar a qualidade da educação no Brasil. A partir de 2009, passou por uma grande reformulação, e começou a ser aceito pelas universidades como vestibular para a entrada.

enem

Enem. Imagem:divulgação

Os alunos que participarem do Enem podem conseguir bolsas através do Prouni (Programa Universidade Para Todos) e pelo Sisu (Sistema de Seleção Unificada), além de participar do ciência sem fronteiras, e estudar fora do Brasil. O Enem é uma excelente opção para ingressar no curso de Engenharia Mecânica.

Como entrar pelo Prouni?

Para conseguir uma vaga em um curso de Engenharia Mecânica através do Prouni, é necessário ter participado do Enem no ano anterior. Além disso, é preciso ter atingido nota mínima de 450 pontos e não ter tirado zero na redação.

Também é necessário comprovar a renda para conseguir a bolsa, pessoas que possuem renda familiar bruta de até um salário mínimo e meio tem direito a bolsas de 100%, já quem recebe até três salários mínimos pode conseguir bolsas parciais de 50%.

Acesse e saiba mais informações: Arquitetura e Design de Interiores – Melhores faculdades do Brasil

O que é o Educa Mais Brasil?

O Educa Mais Brasil é um grande programa de inclusão educacional, presente em todo o país, com o objetivo de facilitar o acesso a universidades por pessoas que não possuem condições de pagar as mensalidades. O sistema é parceiro de mais de 15 mil instituições de ensino superior. As bolsas oferecidas são de até 70%, e o programa já beneficiou mais de 400 mil pessoas.

Como entrar pelo Educa Mais Brasil?

Se inscrever no Educa Mais Brasil é muito simples, basta você clicar aqui(https://www.educamaisbrasil.com.br/?gclid=CJ-jtY3R-M4CFRVZhgodZCALwA) e escolher a sua opção de estudos.

educa mais brasil

Educa mais brasil. Imagem:dviulgação

O site reconhece automaticamente a cidade onde você está, com isso ele limita o número de cursos disponíveis, de acordo com as universidades próximas de você. Depois você deve clicar em “QUERO ESTA BOLSA”, e em seguida informar os seus dados pessoais. O sistema irá analisar o se cadastro e entrar em contato com você.

Acesse e saiba mais informações: Melhores faculdades de turismo do Brasil

Vantagens de cursar Engenharia Mecânica

Existem poucas pessoas com boa qualificação profissional nesta área. A remuneração para os engenheiros mecânicos costuma ser boa. É possível trabalhar individualmente ou montar uma empresa. Atualmente os computadores facilitam bastante os complexos cálculos. É uma ótima área para as pessoas que gostam de matemática.