Prazo de Inscrição ProUni 2017 – Último Dia para se Inscrever!

Prazo de Inscrição ProUni 2017 – Último Dia para se Inscrever!

O ProUni – Programa Universidade para Todos – é o programa do Governo Federal voltado para a oferta de bolsas de estudos em instituições privadas de ensino superior. Com ele os estudantes que conseguiram uma boa nota no ENEM e desejam ingressar no ensino privado, mas não possuem renda suficiente para arcar com as mensalidades, podem adquirir uma bolsa parcial ou integral que com certeza irá ajudar na realização de mais esse sonho.

O ProUni consiste em dois processos seletivos por ano, um no início e outro no meio do ano, cada um oferecendo mais de 100 mil bolsas de estudo. O primeiro processo seletivo já aconteceu, mas com as informações dadas a seguir você poderá se preparar para a próxima edição prevista para acontecer até o final de junho.

O ProUni oferta bolsas de estudos em instituições privadas de ensino superior. (Imagem: Divulgação)

ProUni – Como Funciona?

O ProUni possui um sistema muito informatizado e intuitivo, de fácil acesso e compreensão. Para acessar o sistema de vagas e se candidatar é preciso informar o número de inscrição e a senha do ENEM. Depois você deve confirmar os seus dados e fazer alguma alteração se essa se julgar necessária, como atualizar número de telefone ou endereço. Com as informações dadas no momento do login o sistema também puxa a sua nota do último ENEM, usada para sua classificação.

Dentro do sistema você poderá se candidatar a até duas opções de curso, sempre por ordem de preferência. Escolha a modalidade, o tipo de bolsa, veja a relação dos documentos exigidos para a matrícula e confirme a inscrição. A partir do segundo dia o sistema começa a divulgar as notas de corte, as menores notas para que o candidato consiga uma vaga.

Para acessar o sistema de vagas e se candidatar é preciso informar o número de inscrição e a senha do ENEM. (Imagem: Divulgação)

ProUni – Quantidade de Vagas

Todos os anos a quantidade de vagas ofertadas pelo ProUni é diferente, mas sempre o MEC tem como objetivo oferecer mais vagas do que no ano anterior. A primeira edição do ProUni de 2017 ofereceu cerca de 214.110 bolsas de estudos, cerca de 11 mil mais bolsas do que no ano anterior.

Ainda não se sabe a quantidade de vagas que serão ofertadas na segunda edição, prevista para acontecer entre junho e julho, mas deve ficar na mesma média. A quantidade de vagas também depende de cada instituição e de sua disponibilidade, não apenas do MEC. No início do ano é possível ter mais chances, pois algumas turmas já podem ter se formado e dado lugar a novos alunos.

ProUni – Quais os Critérios para Participar?

Assim como os demais programas sociais, o ProUni também exige que os candidatos cumpram alguns requisitos. O primeiro deles, como você já deve ter percebido, é ter realizado a última edição do ENEM. Nesse caso, o ENEM 2016. Só que além de ter realizado o exame, o candidato precisa ter obtido uma nota igual ou maior que 450 pontos. Candidatos com redações zeradas não podem se inscrever.

Ainda não se sabe a quantidade de vagas que serão ofertadas na segunda edição. (Imagem: Divulgação)

É preciso ainda preencher um requisitos de acordo com a bolsa desejada. Para bolsas integrais é preciso ter uma renda de até um salário mínimo e meio por pessoa. Aqueles cuja renda mensal é superior a esse valor, mas não maior que três salários mínimos, ficam com a bolsa parcial. Para completar, é preciso ter realizado o ensino médio completo em escola pública ou completo em escola privada com bolsa integral.