Preparação ENEM 2018 - O você precisa para fazer a prova
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

Preparação ENEM 2018

Muitos estudantes irão terminar o ensino médio no ano que vem e prestar o Exame Nacional do Ensino Médio, conhecido como ENEM, para tentarem uma vaga no ensino superior. Por mais que falte quase um ano, é fundamental começar a se preparar com antecedência, dessa forma você obterá mais conhecimento e terá maiores chances de se dar bem.

Saiba todas as informações para a Preparação ENEM 2018 (Imagem: Divulgação)

Se preparar para o ENEM não é fácil. Exige paciência, dedicação e horas de estudo, além de que o estudante terá que abrir mão de saídas e festas, mas tudo valerá a pena. Se você irá realizar o ENEM 2018 e ainda não começou a se preparar, confira a seguir nossas dicas e saiba tudo que você precisa para se sair bem.

Fique atento na Página do Participante

Um dos pontos mais importantes para você se preparar é ficar de olho na Página do Participante, onde todas as informações são atualizadas com a proximidade da abertura das inscrições. Assim que o INEP lançar o novo edital do ENEM 2018, a página será atualizada com todas as informações, detalhes, prazos e datas. Dessa forma você irá se preparar já tirando todas suas dúvidas sobre o exame, ficando a par das regras e dos prazos.

Dessa forma você também não perderá o prazo de inscrição.

Mantenha uma rotina de estudos

Ter uma rotina de estudos desde já é essencial. Não que você deva passar o dia inteiro estudando: isso não é ideal, muito menos recomendado, afinal seu cérebro precisa de um descanso. Além da escola, reserve de duas a três horas do seu dia para estudar. Defina no início da semana quais serão os assuntos/temas/matérias abordados; leia livros, revistas, documentários; faça exercícios, pratique.

Veja como se preparar para o ENEM 2018 (Imagem: Divulgação)

Você pode estudar cada dia da semana uma matéria diferente ou uma matéria por semana, como achar melhor. O importante é que você estude tudo que for possível, não deixando de lado nem as matérias que você possui facilidade.

Veja e estude com o gabarito da prova de 2017

Assistir a jornais e ler revistas

Isso é muito importante para ampliar o seu conhecimento em relação a assuntos gerais. Além disso, é essencial para que você fique ciente de tudo que está acontecendo no mundo e adquira várias informações que possivelmente poderão ser usadas na construção de sua redação. Todos sabem que a redação envolve algum tema da atualidade, por isso você sempre deve assistir e ler jornais e revistas para saber o que está acontecendo no mundo e tentar se aprofundar um pouco sobre os assuntos que você achar mais importante.

As provas geralmente são preparadas no início do ano, por isso fique atento no que estará rolando no Brasil e no mundo nessa época em 2018.

Pratique a redação

Como você já deve saber, a redação é muito importante e você deve se empenhar para conseguir um bom desempenho. Isso vai além de ficar ciente dos principais assuntos do mundo: você precisa treinar. Pegue assuntos aleatórios ou que estão naquelas listas de possíveis temas da redação, e crie redações.

Veja o que estudar para o ENEM 2018 (Imagem: Divulgação)

Siga as competências impostas pelo INEP, depois entregue sua redação para alguém experiente avaliar, de preferência um professor. Ele pode apontar onde você deve melhorar e isso irá contribuir para você melhorar. Faça de uma a duas redações por semana e sempre as refaça tentando corrigir seus erros e melhorar.

Descanse

Descansar é importante. Durante os estudos sempre tenha uma garrafa de água por perto e, de 30 em 30 minutos, se levante e dê uma caminhada, nem que seja no ambiente que você estiver. Além disso, nunca estude por um período inteiro sem descanso, pois isso desgasta o cérebro. Exigir muito do cérebro faz com que ele fique cansado e a partir de um momento nem guarda mais nenhuma informação que obtemos.

Recomendados para você:

Pela Web