Prouni 2018 - Nota de Corte Jornalismo
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

Prouni 2018 – Nota de Corte Jornalismo

Apesar de existirem vários programas que oferecem bolsas de estudos no Brasil, o Prouni é com certeza o mais aguardado de todos. Afinal, este pode ser a porta de entrada para o ensino superior de muitas pessoas que se enquadram na categoria de baixa renda.

Apesar de não ser um dos cursos mais disputados do país, o Jornalismo é bem disputado tanto nos vestibulares, quanto nos programas de bolsas de estudos. Além disso, o curso de Jornalismo também não está no pódio dos cursos mais caros, mesmo assim, muitas famílias não têm condições financeiras de arcar com os custos desse curso.

Prouni 2018 - Nota de Corte Jornalismo. (Imagem: Divulgação)

Prouni 2018 – Nota de Corte Jornalismo. (Imagem: Divulgação)

Se você também pertence a família de baixa renda e sonha em entrar em uma faculdade, fique sabendo que com o Prouni este sonho pode se tornar realidade. Ficou interessado e quer saber como funciona este programa? Confira a seguir todas as informações sobre o Prouni 2018: Nota de Corte – Como Calcular, Nota de Corte Jornalismo e Prouni 2018 Inscrições. Veja a seguir!

Prouni 2018

O Prouni, também conhecido como Programa Universidade para Todos, tem como fundamento o incentivo aos estudos. Este programa foi desenvolvido pelo Governo Federal em 2004 e é administrado pelo Ministério da Educação desde então.

Para aqueles que ainda não sabem como o programa funciona, o Prouni oferece bolsas de estudos em instituições privadas de ensino superior e essas bolsas concedidas podem ser tanto integrais, quanto parciais. Mas o que isso significa?

Os candidatos que conseguirem uma bolsa de estudo integral não precisam se preocupar em pagar a mensalidade da faculdade, já aqueles que receberem o benefício parcial vão precisar pagar metade do valor total da mensalidade.

Nota de Corte – Como Calcular

Já imaginou entrar no curso de Jornalismo, pagando apenas metade do valor das mensalidades ou até mesmo fazendo o curso totalmente de graça? Isso mesmo, com o Prouni é possível!

Prouni 2018 - Nota de Corte Jornalismo. (Imagem: Divulgação)

Prouni 2018 – Nota de Corte Jornalismo. (Imagem: Divulgação)

Para isso, os participantes precisam conseguir uma boa nota no Exame Nacional do Ensino Médio. Apesar desse tipo de informação variar muito de uma região para a outra, o curso de Jornalismo possui uma das notas de corte mais altas do Prouni. Confira a seguir o que é a nota de corte e como funciona esse sistema.

A nota de corte basicamente é a pontuação que um candidato precisa tirar no ENEM para conseguir uma bolsa de estudos. Então, vamos supor que a média do candidato no ENEM tenha sido 590. No momento da inscrição os candidatos conseguem consultar a nota de corte para cada uma das bolsas.

Desta forma, vamos supor que a nota de corte para o curso de Jornalismo esteja em 670. A partir disso, o candidato que tirou 590 já sabe que não poderá se inscrever nesta oferta de bolsa pois a sua nota está abaixo na nota mínima solicitada.

Para calcular a nota de corte do seu curso na sua cidade é muito simples. Hoje em dia, muitos sites disponibilizam simuladores que fazem uma média da nota de corte de acordo com informações de edições anteriores do Prouni.

Nota de Corte Jornalismo

O curso de Jornalismo não está no top 5 dos cursos que têm as notas de corte mais altas do Prouni. Mesmo assim, esse curso é considerado um dos mais caros do país.

Prouni 2018 - Nota de Corte Jornalismo. (Imagem: Divulgação)

Prouni 2018 – Nota de Corte Jornalismo. (Imagem: Divulgação)

A nota de corte para o curso de Jornalismo oficial só é divulgada durante o período de inscrições. No entanto, com base nas edições anteriores do Prouni podemos dizer que a nota de corte deste curso varia entre 630 e 710.

Prouni 2018 – Inscrições  

Até o momento nenhuma informação sobre as inscrições do Prouni 2018 foram divulgadas. Provavelmente o Ministério da Educação (MEC) vai informar o período de inscrições logo na primeira quinzena de janeiro de 2018.

Indicamos que você fique atento aos jornais locais da sua cidade ou as redes sociais do MEC, pois esse tipo de informação costuma ser noticiado.

Recomendados para você:

Pela Web