Prouni abre INSCRIÇÃO para 77 mil bolsas em universidades privadas nesta segunda!

Prouni abre inscrição para 77 mil bolsas em universidades privadas nesta segunda

Quem estava a espera por uma oportunidade no Prouni pode comemorar, pois começa hoje dia 31 segunda-feira as inscrições para o processo seletivo para o Prouni (Programa Universidade para Todos) as vagas são remanescentes. Serão ofertadas 77 mil bolsas de estudos. Confira mais sobre a notícia.

Primeira chamada Prouni

As vagas remanescentes ofertadas no segundo semestre estão maiores, pois as bolsas na chama regular não foram preenchidas em sua totalidade, quase a metade sobraram, ou seja, ficaram ociosas. Nesse segundo semestre foram ofertadas 147.492 na chamada regular, como sobraram muitas vagas o MEC (Ministério da Educação) resolveu abrir nova seleção, porém com datas diferentes.

prouni

Foto Divulgação: MEC

Inscrições e datas Prouni

Para os candidatos que não estão matriculados na Educação Superior a data para as inscrições poderão ser feitas até o dia 25 de agosto. Os alunos que já estão matriculados em escolas de Ensino Superior privada só poderão fazer sua inscrição a partir do dia 30 de outubro do corrente ano.

Quem pode fazer a inscrição no Prouni?

Para efetuar a sua inscrição é preciso que os candidatos atendam a alguns requisitos como:

– Ter participado do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) a partir da edição ocorrida no ano de 2010;

– Ter conseguido média igual a 450 pontos ou superior;

– Não pode ter zerado a redação;

– Ter cursado o Ensino Médio em escola da rede pública de Ensino ou se for em escola particular com bolsa integral;

– Ter renda familiar de até 3 salários mínimos por pessoa para conseguir bolsa de 50%;

– Professores da rede pública de Educação Básica, que estejam dando aula e que sejam funcionários permanentes na instituição pública. Os mesmos poderão se inscrever para cursos de Licenciatura, sem levar em consideração a sua renda.

Prouni

Se o candidato se encaixa nos requisitos pode fazer a sua inscrição, mas é importante observar as datas e os requisitos para não perder a oportunidade.

Como efetuar a sua inscrição passo a passo no Prouni

Veja abaixo o passo a passo para sua inscrição no Prouni:

1º passo – Para efetuar a sua inscrição é preciso que o candidato interessado acesse o site do Prouni no link: http://siteprouni.mec.gov.br/ ;

2º passo – Ao abrir a página o candidato deverá clicar em “Fazer Inscrição”;

3º passo – Vai abrir outra pagina onde o candidato deverá clicar na opção de acordo com a sua condição se “Primeiro Acesso” ou “Já sou Cadastrado”.

4º passo – No caso de primeiro acesso o candidato deverá fazer a sua inscrição preenchendo o formulário com seus dados pessoais;

5º passo – No caso de já ser cadastrado o candidato deverá informar o CPF e a senha para acessar o Sistema;

6º passo, no caso de ter esquecido a senha o candidato também poderá recuperá-la na hora.

Tipos de bolsas ofertadas pelo Prouni

O Prouni oferece dois tipos de bolsas para candidatos interessados, veja quais são elas:

– Bolsa integral destinada para pessoas cuja renda mensal bruta mensal, por pessoa da família seja de, até um salário mínimo e meio;

Prouni

– Bolsa parcial de 50% destinada para candidatos que apresente renda mensal bruta, por pessoa da família no valor de até três salários mínimos.

Se você se encaixa em um dos dois tipos você pode efetuar a sua inscrição e fazer parte da seleção. Porém é importante observar em qual deles você se encaixa, pois apresentam datas distintas e para não perder a inscrição faça logo nos primeiros dias, pois pode ocorrer de o sistema sobrecarregar e você ficar sem a sua inscrição. Boa Sorte!