Prouni: Acompanhamento da Inscrição Prouni,
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Prouni: Acompanhamento da Inscrição Prouni

Você que está concorrendo a uma bolsa no Prouni, ou que deseja concorrer nas próximas edições do programa deve ficar atento ao período de acompanhamento de inscrição. O Prouni concede bolsas parciais e integrais para estudantes de todo o Brasil que realizam a prova do ENEM com bons resultados e que têm a renda familiar de até 3 salários mínimos por pessoa.

Ao se inscrever corretamente, terão algumas etapas para você seguir e acompanhar. Quer saber como funciona? Confira esse artigo.

Acompanhamento da Inscrição Prouni

As inscrições Prouni acontecem duas vezes ao ano, uma em cada semestre, geralmente em janeiro e junho. As de 2016 já aconteceram e agora está em período de convocação dos alunos concorrentes.

prouni

Prouni. Imagem:Divulgação

No ato da candidatura, é possível escolher até dois cursos, sendo de faculdades diferentes ou não. O primeiro curso que você colocar será o que terá prioridade na lista de chamada. Você deverá colocar também seus dados pessoais, além das questões econômicas de sua família.

Veja as etapas que acontecerão após você requisitar as duas vagas possíveis:

  • Período de inscrições
  • Resultado da 1ª chamada
  • Comprovação de informações da 1ª chamada
  • Resultado da 2ª chamada
  • Comprovação de informações da 2ª chamada
  • Prazo para participar da Lista de Espera

Além das primeiras e segundas chamadas, todos os semestres têm a oferta de bolsas remanescentes (aquelas que não foram preenchidas de forma regular). Estas bolsas serão ofertadas no próximo Prouni.

PROUNI: Onde Acompanhar a Inscrição do Prouni?

Se você se inscreveu no site do Prouni e agora quer saber como está sua situação perante a candidatura, pode fazer o acompanhamento também pelo site. Entre na seguinte página: prounialuno.mec.gov.br e com o seu número de inscrição do ENEM do ano anterior e a senha, poderá ver qual é sua situação no momento.

PROUNI: Nota do ENEM

Para concorrer a uma bolsa parcial no Prouni o candidato deve preencher alguns requisitos obrigatórios determinados pelo MEC.

Como um dos intuitos é ajudar pessoas de baixa renda a entrar em uma faculdade, há critérios econômicos como nivelamento, além do histórico escolar do aluno no ensino médio e a nota retirada no ENEM. O candidato interessado em se inscrever no Prouni Bolsa Parcial deverá atender as seguintes condições:

Ter feito o ENEM do ano anterior à inscrição no Prouni. Por exemplo, se você for concorrer a uma bolsa para o ano de 2017, deve ter participado do Enem em 2016;

Ter conseguido uma pontuação mínima no ENEM anterior estabelecida pelo MEC. Deve ter tirado 450 pontos na média das cinco provas de conhecimentos e mais que zero na prova de Redação.

Prouni Renda Familiar e Histórico Escolar

O aluno, ao se inscrever no Prouni, em qualquer ano, deverá comprovar sua renda familiar atual. Os dados são inseridos no sistema ao solicitar a bolsa e serão comprovados posteriormente pela equipe da faculdade se você for chamado.

Prouni

Prouni. Imagem:divulgação

Confira qual a renda mínima necessária para concorrer os dois tipos de bolsa do Prouni:

Bolsa parcial: ter renda familiar, por pessoa, de até três salários mínimos (R$ 2.370).

Bolsa integral: ter renda familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio (R$ 1.185).

Além disso o estudante deve se encaixar em algum dos grupos abaixo, relacionados ao tipo de escola cursada no Ensino Médio, veja se é o seu caso:

  • Ter cursado o ensino médio completo em escola pública
  • Ter cursado o ensino médio completo em escola privada com bolsa integral da instituição
  • Ter cursado todo o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição
  • Ser pessoa com deficiência
  • Ser professor da rede pública de ensino básico, em efetivo exercício do magistério, integrando o quadro permanente da instituição e concorrendo a vagas em cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia.Neste caso, a renda familiar por pessoa não é considerada.

Cursos mais procurados do Prouni

Todos as informações prestadas por você na inscrição são avaliadas pela comissão do Ministério da Educação antes da primeira convocação. Após ser chamado pela faculdade também haverá a entrega de documentos.

Vale lembrar que o aluno que o aluno que tiver melhores notas no ENEM terá prioridade no momento de escolher a faculdade que quer cursar e o curso. O desempate será feito após a avaliação da renda.

Prouni 2017

Prouni 2017. Imagem:divulgação

Ao se inscrever no Prouni você certamente encontrará a vaga perfeita para sua carreira. Quer conhecer quais são os principais cursos oferecidos? Selecionamos os 10 mais procurados pelos candidatos todos os anos. Confira:

1          Administração

2          Ciências Contábeis

3          Direito

4          Educação Física

5          Enfermagem

6          Engenharia Civil

7          Fisioterapia

8          Medicina

9          Pedagogia

10        Psicologia

O que está esperando para garantir sua vaga no Prouni! Não deixe de participar em 2017. Boa sorte!

Recomendados para você:

Pela Web