Prouni. Como consultar a lista dos aprovados?

Prouni. Como consultar a lista dos aprovados?

Todos os anos é realizado o Programa Universidade para Todos do Governo Federal. Esse programa tem como objetivo ampliar as oportunidades e as formas de ingresso nas instituições privadas brasileiras. A maioria das instituições de ensino privado oferece bolsas de estudo no programa para que mais jovens tenham a oportunidade de usufruir de um ensino de qualidade.

O Prouni é constituído de dois processos seletivos anuais, onde cada um possui duas chamadas regulares e uma lista de espera. Tudo pode ser feito pela internet, desde as inscrições até a consulta dos aprovados. Apenas a matrícula exige que o candidato vá direto à instituição desejada.

Processos Seletivos do Prouni

O primeiro processo seletivo do Prouni acontece em janeiro e vai até o final de fevereiro (esse prazo pode ser menor ou maior, dependendo de feriados e do calendário de cada universidade). Os candidatos podem se inscrever no portal do programa, consultar a nota de corte diariamente, fazer alterações em suas escolhas e por fim consultar a lista dos aprovados.

Processos Seletivos do Prouni

Processos Seletivos do Prouni. Imagem:divulgação

Quando as matrículas da primeira chamada são encerradas, é liberada a segunda lista dos aprovados. Esta, por sua vez, dá início a um novo período de matrículas que, quando encerrado, dá início a manifestação para participar da lista de espera.

O segundo processo seletivo do programa acontece ainda em junho e segue os mesmos passos do primeiro: os candidatos fazem a inscrição, aguardam a lista dos aprovados, realizam as matrículas e solicitam participar da lista de espera.

Acesse e saiba mais informações: Prouni Inscrições

Notas de corte do Prouni

Durante o período de inscrição – seja no primeiro ou segundo processo seletivo -, o Prouni libera diariamente as notas de corte para cada curso ofertado. Essas notas de corte significam a menor nota que um candidato pode tirar para conseguir ingressar no curso. Elas são calculadas a partir do número de vagas disponíveis e das notas obtidas no ENEM dos candidatos inscritos.

Notas de corte do Prouni

Notas de corte do Prouni. Imagem:divulgação

Essas notas se modificam dia após dia, pois cada vez são mais pessoas inscritas. Quem já estiver inscrito pode ver a nota de corte para o seu curso apenas fazendo login no portal do Prouni. Aqueles que não forem inscritos também podem ter acesso apenas entrando no site.

Acesse e saiba mais informações: Sisutec 2016 Inscrições

Solicitar Lista de Espera Prouni

A lista de espera do Prouni é onde os candidatos que não foram selecionados em nenhuma das duas chamadas regulares podem se inscrever e concorrer a alguma vaga que ainda não tenha sido preenchida.

Essa etapa sempre fica nas mãos das próprias instituições: após o término de todas as matrículas, elas analisam o quadro de vagas e caso alguém não tenha ido realizar a sua matrícula e tenha sobrado vagas, eles selecionam os candidatos com melhores notas inscritos na lista de espera para suprir esse espaço.

Solicitar Lista de Espera Prouni

Solicitar Lista de Espera Prouni. Imagem:divulgação

É muito fácil solicitar participar dessa lista de espera, após o resultado dos aprovados irá ter um botão com o dizer “Participar da Lista de Espera” na sua própria página de candidato. Apenas um clique ali já o coloca na lista de espera.

Acesse e saiba mais informações: Prouni Inscrições 2016

Acesso a lista dos aprovados Prouni

A lista dos aprovados das chamadas regulares é disponibilizada por todas as instituições participantes do Prouni, então basta acessar o site da instituição no dia do resultado e procurar pela lista.

Além disso, ao entrar no portal do Prouni e fornecer o seu número de inscrição e a senha do ENEM, você irá ser redirecionado para a sua página de candidato e será mostrada a sua posição na lista dos aprovados. Dessa forma você consegue descobrir se ficou entre os aprovados ou não.