Prouni Como Funciona
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (198.722 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Prouni Como Funciona

Prouni Como Funciona

O PROUNI (Programa Universidade Para Todos) é um programa criado pelo Governo Federal com o objetivo de proporcionar educação para todos com bolsas de estudos parciais e integrais que podem chegar a 100% do valor do cursos em instituições privadas de ensino superior para cursos de graduação e sequenciais de formação especifica, para estudantes brasileiros que ainda não tiveram a oportunidade de adquirir seu diploma de nível superior.

Com o PROUNI milhares de jovens já foram beneficiados e hoje contam com melhor formação que proporciona inúmeras oportunidades no mercado de trabalho. Para ter direito ao PROUNI os estudantes deverão ter feito o ENEM (Exame Nacional de Ensino Médio) no ano que antecede a inscrição. Leia e saiba mais sobre Prouni Como Funciona.

Foto divulgação: Prouni Como Funciona

Foto divulgação: Prouni Como Funciona

Quem pode fazer a inscrição no Prouni

Para se inscrever no PROUNI os estudantes não podem ter nenhum diploma de nível superior, devem ter participado do ENEM no ano que antecede a inscrição no PROUNI, ter obtido no mínimo 450 pontos e ter obtido nota superior a zero na redação. As bolsas são direcionadas a pessoas com os seguintes requisitos:

– Para estudantes com renda familiar bruta de até 1,5 salário mínimo por pessoa tem direito a bolsa de 100%;

– Para estudantes com renda familiar de até 3 salários mínimos por pessoa tem direito a bolsa de 50%;

– O estudante também deve seguir os requisitos: ter cursado o ensino médio em escolas públicas ou se for em entidades particulares deve ter sido beneficiado com bolsa integral;

– Ser pessoa com deficiência.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Prouni Como Funciona a Inscrição

As inscrições no PROUNI geralmente ocorrem no mês de janeiro com datas determinadas pelo programa, os candidatos não precisam pagar nenhuma taxa de inscrição, sendo que a mesma deve ser feita única e exclusivamente pela internet. Quando o candidato faz a inscrição ele deve fazer a escolha de duas opções de cursos, instituições e turnos de acordo com a ordem de preferência e o perfil sócio econômico. Depois de a inscrição feita o candidato deve esperar pela nota de corte que é divulgada diariamente no site oficial http://prouniportal.mec.gov.br/. Fique atento e faça sua inscrição no PROUNI 2016.

Requisitos para obter bolsa do Prouni

Para obter uma bolsa do Prouni os candidatos interessados devem atender aos requisitos exigidos pelo programa como:
– Ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública;
– Ter cursado o ensino médio completo em escola da rede privada, na condição de bolsista integral da própria escola;
– Ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em escola da rede privada, na condição de bolsista integral da própria escola privada;
– Ser pessoa com alguma deficiência;
– Também poderá requerer a bolsa professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente da instituição pública e concorrer a bolsas exclusivamente nos cursos de licenciatura. Nesses casos não há requisitos de renda.
Outro requisito também necessário para concorrer às bolsas integrais o candidato deve ter renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa. Para as bolsas parciais de 50%, a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa.

Educa Mais Brasil 2015 dá bolsas para reprovados no Prouni (Foto: Divulgação)

PROUNI (Foto: Divulgação)

Tipos de bolsas oferecidas pelo Prouni

O Prouni oferece dois tipos de bolsas, são elas: Integral ofertadas para estudantes que apresentam renda mensal bruta no valor de até um salário mínimo e meio por pessoa e bolsa parcial de 50% ofertada para estudantes que apresentarem renda mensal bruta por pessoa da família de até três salários mínimos.

 

 

Recomendados para você:

Pela Web