Prouni em Campo Grande - MS, faculdades e inscrições

Prouni em Campo Grande – MS, faculdades e inscrições

Realizar um curso superior é o desejo de milhões de pessoas no Brasil, e o Prouni chegou para facilitar a realização desse sonho. Antes nem todos conseguiam cursar uma faculdade, mas hoje essa realidade mudou. Continue lendo e saiba tudo sobre o Prouni em Campo Grande.

Para que serve o Prouni?

O Prouni (Programa Universidade Para Todos) foi criado em 2004, para facilitar a entrada de novos alunos na universidade. O Programa oferece vagas em universidades privadas, foi desenvolvido pelo Governo Federal, e é administrado pelo MEC (Ministério da Educação).

prouni

Prouni em Campo Grande – MS, faculdades e inscrições. Imagem:divulgação

Ele está disponível por todo o Brasil, possuindo diversas instituições de ensino parceiras, que todos os anos oferecem milhares de novas vagas. Através do Prouni você pode transformar a sua vida. E claro, Campo Grande não fica de fora desse sistema.

Faculdades em Campo Grande que são parceiras do Prouni

Campo Grande possui algumas opções de faculdades, saiba quais são: Faculdade IES, Centro Universitário Claretiano, Libera Limes Instituto de Ensino, GCE Instituto da Educação, UCDB (Universidade Católica Dom Bosco), Universidade Estácio, Anhanguera Educacional, Cesumar, Centro de Ensino Superior, Edutec, e o Colégio Tic Tac.

Acesse e saiba mais informações: Melhores Faculdades de Medicina

Cursos oferecidos pelo Prouni em Campo Grande

A capital sul-mato-grossense conta com diversos tipos de cursos, em muitas áreas.

prouni-em-santa-catarina-sc-bolsas-vagas-e-inscricoes

Prouni em Campo Grande – MS, faculdades e inscrições. Imagem:divulgação

Confira aqui: Direito, Pedagogia, História, Redes de Computadores, Segurança do Trabalho, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Biologia, Matemática, Letras – Português, Banco de Dados, Biomedicina, Serviço Social, Engenharia Ambiental, Administração, Educação Física, Ciências Contábeis, Arquitetura e Urbanismo, Design Gráfico, Design de Moda, Engenharia Civil, Sistemas de Informação, Odontologia, Agronomia, Agronegócio, Artes Visuais, Automação Industrial, Engenharia Agrícola, Gestão Comercial, Desenvolvimento de Sistemas, Calçados e Assessórios, Farmácia, e Fisioterapia.

Como se inscrever no Prouni em Campo Grande?

Em todo o Brasil, as inscrições para o Prouni só podem ser realizadas através da internet. Esse procedimento é realizado no site do MEC, lá você pode escolher até duas opções de curso, o que possibilita maiores chances de atingir o objetivo.

prouni-em-florianopolis

Prouni em Campo Grande – MS, faculdades e inscrições. Imagem:divulgação

Todos os dias são disponibilizados as notas de corte, que servem para o aluno se orientar, e trocar a opção caso esteja abaixo do necessário. As mudanças podem ser realizadas quantas vezes quiserem, dentro do período das inscrições.

O que fazer depois de aprovado no Prouni?

Quem foi aprovado, e conseguiu uma vaga no Prouni, deve se dirigir até a instituição onde ganhou a bolsa, e apresentar alguns documentos. É necessário levar o RG (Registro Geral) e o CPF (Cadastro de Pessoa Física) de todos os membros da família; a certidão de casamento, se for o caso; comprovante de residência (conta de telefone, água, luz, ou outra); e comprovante de renda, que servirá para definir qual será a sua bolsa, se a renda per capita for de até um salário mínimo e meio, ganhará 100%, já se ganhar entre um e meio e três salários mínimos, a bolsa Serpa de 50%.

Acesse e saiba mais informações: Melhores Faculdades de Odontologia

A importância do Enem

A única forma de conseguir uma bolsa no Prouni é através do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Por tanto, é fundamental prestar atenção em todas as questões, e também caprichar na redação. Estudar para a prova é fundamental, assim você irá garantir uma boa nota.

Universidade e ENEM (Imagem: divulgação)

Quanto maior for a sua nota, maiores serão as possibilidades de conseguir o curso desejado. Uma dica importante: chegue cedo no dia de realização da prova, para evitar aborrecimentos, e confira as questões na hora de marcar no gabarito. Além disso, o Enem oferece bolsas para cursos no exterior, através do Ciência Sem Fronteiras. Outra utilidade da prova, é utilizar a nota para a conclusão do Ensino Médio, para maiores de 18 anos.

Quando começam as inscrições para o Prouni

As inscrições para o Prouni são sempre realizadas duas vezes por ano, a primeira delas acontece em janeiro, com vagas para o primeiro semestre, e depois no meio do ano, com bolsas para o segundo semestre.

prouni-inscricoes

Prouni em Campo Grande – MS, faculdades e inscrições. Imagem:divulgação

As inscrições de janeiro normalmente oferecem mais vagas. Quando não for aprovado na primeira chamada, pode conseguir na segunda, então não desista caso dê errado.

Acesse e saiba mais informações: Melhores Faculdades de Biologia

Onde se informar sobre as inscrições?

As inscrições para o Prouni são bastante divulgadas na televisão, e também na internet. São divulgados quais os cursos mais procurados, quantos estudantes já fizeram a sua inscrição, e muito mais. Sendo assim, dificilmente você não ficará sabendo sobre as datas.