Prouni em Natal - RN, faculdades e inscrições - Prouni Universitário

Prouni em Natal – RN, faculdades e inscrições

Diante da crise econômica que o país tem enfrentado estudar é, sem dúvida, cada vez mais necessário para quem deseja garantir seu trabalho ou mesmo conseguir melhores oportunidades na carreira. No entanto, nem todos os estudantes possuem condições de arcar com os custos de um curso superior.

Para atender esses estudantes, o governo federal criou o Prouni (Programa Universidade para todos). O programa oferece vagas em universidades públicas e particulares e em institutos federais de tecnologia.

Regras do Enem

Só podem participar do próximo processo seletivo do Prouni os candidatos que tiverem realizado as provas do Enem em 2016, alcançar 450 pontos nas provas objetivas e não ter tirado nota zero na redação. O programa também exige que os candidatos cumpram outros requisitos como:

• Não ter concluído o ensino superior,
  • Ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou em instituição privada, na condição de bolsista integral,
  • Ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada como bolsista integral,
  • Seja pessoa com deficiência,
  • Seja professor da rede pública de ensino em exercício.
prouni

Prouni. Imagem:diuvlgação

Além das regras citadas, a renda familiar brutal mensal do candidato deve ser de até um salário mínimo e meio por pessoa para bolsas de 100% e de até três salários mínimos por pessoa para a bolsa parcial (50%).

Acesse e saiba mais informações: Prouni em Vitória – ES, faculdades e inscrições

Inscrições Prouni em Natal RN

As inscrições para o próximo processo seletivo do Prouni em Natal, RN ainda não começaram, só devem ocorrer no ano que vem em 2017. Os interessados tem que acessar o site do Prouni http://siteprouni.mec.gov.br/. As inscrições são gratuitas e começam sempre no início de cada semestre, ou seja, duas vezes ao ano.

Para se inscrever o candidato deve informar o número de inscrição e a senha usados no Enem de 2016. Ele também deve escolher até duas opções de instituição, curso e turno entre as bolsas disponíveis, conforme seu perfil.

inscricoes-prouni-em-natal-rn

Inscrições Prouni em Natal RN. Imagem:divulgação

Após as inscrições, o sistema do Prouni classifica os estudantes de acordo com as opções e as notas obtidas no Enem. Os estudantes são pré-selecionados em apenas uma das opções de curso, seguindo a ordem escolhida no momento da inscrição e o limite de bolsas disponíveis.

O Prouni realizada duas chamadas e a cada chamada os candidatos pré-selecionados têm um prazo para comparecer à instituição de ensino e apresentar os documentos que comprovem as informações prestadas na ficha de inscrição.

prouni1

Inscrições Prouni em Natal RN. Imagem:divulgação

A instituição também pode pedir ao estudante outros documentos que julgar necessários para confirmar a veracidade das informações prestadas.

Ao final das duas chamadas, o candidato pode manifestar interesse em participar da lista de espera do Prouni e tentar bolsas em outros cursos.

Faculdades em Natal parceiras do Prouni

Os estudantes de Natal, RN podem escolher entre as diversas faculdades do estado e tentar a bolsa do Prouni. Confira algumas delas:

• Universidade Potiguar (UnP)
  • Centro Universitário do Rio Grande do Norte (UNI-RN)

Cada instituição tem processos seletivos individuais e diferenciados. Para saber todas as informações sobre o processo seletivo do Prouni em cada uma delas os candidatos devem entrar em contato diretamente com a faculdade. Vale frisar que todas as instituições são reconhecidas pelo MEC – Ministério da Educação.

prouni

Inscrições Prouni em Natal RN. Imagem:divulgação

Outras faculdades participantes do Prouni podem ser consultadas no site do Prouni http://siteprouni.mec.gov.br.

Bolsas do Prouni

O sistema do Prouni compara as notas de todos os candidatos que optam por bolsa para o mesmo curso (na mesma universidade, turno e modalidade de concorrência) ara selecionar os bolsistas, e ao final do período de inscrições, preenche as vagas com aqueles que atingirem as maiores notas do Enem.

Acesse e saiba mais informações: Prouni Estácio 2017 – Inscrições, vagas e cursos

Prouni em Natal, RN

Caso você ainda tem alguma dúvida sobre o Prouni ou gostaria de mais informações sobre como participar do processo seletivo do Prouni, acesse o site http://prouniportal.mec.gov.br/ e fique ligado nas próximas datas.

prouni-3

Prouni

O Programa Universidade para Todos (Prouni) é um programa do Ministério da Educação, criado pelo governo federal em 2004, que oferece bolsas de estudo, integrais e parciais (50%), em instituições particulares de educação superior, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, a estudantes brasileiros de baixa renda e sem diploma de nível superior.