Prouni em Santa Catarina - SC, bolsas, vagas e inscrições
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (192.382 votos, média: 3,00 de 5)

Prouni em Santa Catarina – SC, bolsas, vagas e inscrições

O Programa Universidade para Todos (Prouni) oferece bolsas de estudos em faculdades particulares de todo o Brasil, podendo custear de 50% a 100% das mensalidades dos cursos.

Universidades e faculdades reconhecidas pela sua excelência participam do Prouni. Em Santa Catarina, a Universidade do Sul (Unisul), a Universidade do Oeste de Santa Catarina, a Universidade do Vale do Itajaí, a Universidade da Região de Joinville são algumas participantes do Prouni.

Faculdades participantes do Prouni 2017

Algumas entidades do ensino superior de Santa Catarina participam do programa, com a abertura de vagas destinadas aos candidatos que passaram na seleção do Prouni. Os candidatos interessados podem procurar as entidades de ensino superior que ofertam vagas pelo programa no site do Prouni.

faculdades-em-cuiaba

Prouni em Santa Catarina – SC, bolsas, vagas e inscrições. Imagem:divulgação

Para realizar a consulta, o estudante deve entrar no link oficial, acessar a opção “Consulta de vagas”, depois “Procurar por Instituição” e então digitar o nome da faculdade ou universidade. A pesquisa também pode ser feita por nome do município ou nome do curso desejado.

Acesse e saiba mais informações: Prouni em Alagoas – AL, bolsas, vagas e inscrições

Inscrição para o Prouni

A inscrição para o Prouni 2017 deve ser feita pelo portal do MEC, no link http://siteprouni.mec.gov.br/, com o número da inscrição e senha do Enem. Cada estudante pode concorrer a uma vaga em até dois cursos diferentes, em ordem de preferência, indicando o tipo de bolsa (integral ou parcial) e a modalidade de vagas em ampla concorrência ou em política de ações afirmativas.

prouni-inscricoes

Inscrições do Prouni. Imagem:divulgação

Durante o processo, o aluno pode optar por mudar as opções e adequá-las a nota que obteve no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A classificação do aluno depende da nota de corte do curso, ou seja, a nota mínima para ser selecionado no curso escolhido.

Bolsa do Prouni

O candidato que deseja ter as bolsas precisa ter cursado o ensino médio na rede pública ou ter cursado o ensino médio em escola particular como bolsista integral.

Além disso, a renda familiar deve ser de no mínimo um salário e meio e no máximo de três salários por pessoa e o candidato deve ter obtido no mínimo 450 pontos na prova objetiva e uma nota maior que zero na prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

prouni-em-santa-catarina-sc-bolsas-vagas-e-inscricoes

Prouni em Santa Catarina – SC, bolsas, vagas e inscrições. Imagem:divulgação

O Prouni adota notas mínimas, a chamada nota de corte, para a inscrição e o candidato deve ficar atento a isso. Além disso, o programa escolhe os candidatos melhores classificadas em cada curso, de acordo com a nota de corte.

Essa é calculada durante o período de inscrição e leva em conta o número de vagas disponibilizadas e o total de estudantes inscritos no curso. Ela é informada a partir do segundo dia de inscrição e serve como referência para os candidatos.

Acesse e saiba mais informações: Prouni em Florianópolis – SC, faculdades e inscrições

Datas do Prouni 2017

O Prouni ainda divulgou o calendário para as inscrições do próximo ano, mas o período deve ser o mesmo de 2016, após a divulgação da nota do Exame do Ensino Médio (Enem). O programa realiza dois processos seletivos durante o ano, no início de cada semestre e em cada processo são feitas duas chamadas.

prouni-espirito-santo

Prouni em Santa Catarina – SC, bolsas, vagas e inscrições. Imagem:divulgação

O programa ainda divulga o calendário para as vagas remanescentes que não foram ocupadas durante o processo normal de seleção. Existe ainda uma lista de espera para aqueles que não foram aprovados no processo.

As vagas remanescentes ficam disponíveis no sistema do Prouni a partir do segundo semestre, após o período de inscrição do processo normal de seleção.  Podem concorrer a essas vagas, Podem se inscrever os estudantes que já tenham feito a inscrição anteriormente em cursos que não fecharam turma durante o processo normal de seleção do Prouni do segundo semestre deste ano.

Acesse e saiba mais informações: Prouni no Rio Grande do Norte – RN, bolsas, vagas e inscrições

Matrícula para as vagas do Prouni 2017

Caso consiga a bolsa, o candidato deve ir à instituição de ensino escolhida, onde apresentará os documentos comprobatórios das informações preenchidas no ato da inscrição no site do Prouni 2017.

prouni-3

Prouni em Santa Catarina – SC, bolsas, vagas e inscrições. Imagem:divulgação

Entre eles estão: Carteira de Identidade, Comprovante de residência do estudante e das pessoas da família, Comprovante de separação, divórcio dos pais (caso essa seja a situação), Comprovante de renda do estudante e dos membros da família (no caso os pais), comprovante de conclusão do ensino médio na rede pública ou com bolsa integral na rede privada.