Prouni em São Paulo - SP, bolsas, vagas e inscrições
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 1,00 de 5)

Prouni em São Paulo – SP, bolsas, vagas e inscrições

O Programa Universidade para Todos (Prouni) ainda divulgou o calendário para as inscrições do próximo ano, mas o período deve ser o mesmo de 2016, após a divulgação da nota do Exame do Ensino Médio (Enem).

O programa realiza dois processos seletivos durante o ano, no início de cada semestre e em cada processo são feitas duas chamadas. Na cidade de São Paulo (SP), várias entidades de ensino superior participam com a oferta de vagas.

Inscrição no Prouni 2017

O Prouni oferece bolsas de estudos em faculdades particulares de todo o Brasil, podendo custear de 50% a 100% das mensalidades dos cursos. As inscrições para concorrer a bolsas pelo programa acontecem pelo site oficial e são feitos dois processos seletivos durante o ano e cada um com duas chamadas. Além disso, os candidatos ainda podem participar da lista de espera por vagas remanescentes.

prouni 2

Prouni 2017. Imagem:divulgação

O candidato que deseja ter as bolsas precisa ter cursado o ensino médio na rede pública ou ter cursado o ensino médio em escola particular como bolsista integral. Além disso, a renda familiar deve ser de no mínimo um salário e meio e no máximo de três salários por pessoa e o candidato deve ter obtido no mínimo 450 pontos na prova objetiva e uma nota maior que zero na prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Acesse e saiba mais informações: Prouni no Rio Grande do Norte – RN, bolsas, vagas e inscrições

Faculdades participantes do Prouni SP

Universidades e faculdades reconhecidas pela sua excelência participam do Prouni. No Estado de São Paulo (SP), a Faculdade de Anhanguera de Osasco, o Centro Universitário Fieo e a Faculdade das Américas são algumas participantes do Prouni. Entre os cursos ofertados estão de Administração, Direito, Ciências Contábeis, Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil.

Milhares de jovens se inscrevem no Prouni todos os anos (Foto: Divulgação)

Também em São Paulo (SP), a Universidade Estácio de Sá, a Universidade de Santo Amaro, a Universidade Paulista, a Universidade do grande abc, a Universidade Ibirapuera, a Universidade Anhembi Morumbi e a Universidade de Franca.

Como pesquisar as faculdades participantes do Prouni 2017

Os candidatos interessados podem procurar as entidades de ensino superior que ofertam vagas pelo programa no site do Prouni. Para realizar a consulta, o estudante deve entrar no link oficial, acessar a opção “Consulta de vagas”, depois “Procurar por Instituição” e então digitar o nome da faculdade ou universidade.

prouni 2017

Prouni 2017. Imagem:divulgação

A pesquisa também pode ser feita por nome do município ou nome do curso desejado. Entre as instituições que ofertam vagas pelo Prouni estão a Universidade de Salvador (Unifacs).

Acesse e saiba mais informações: Prouni RJ, Duque de Caxias, Inscrições, cursos e vagas

Como fazer a inscrição para o Prouni

A inscrição para o Prouni 2017 deve ser feita pelo portal do MEC, com o número da inscrição e senha do Enem. Cada estudante pode concorrer a uma vaga em até dois cursos diferentes, em ordem de preferência, indicando o tipo de bolsa (integral ou parcial) e a modalidade de vagas em ampla concorrência ou em política de ações afirmativas.

Acesse o site do Prouni para mais informações (Foto: Divulgação)

Durante o processo, o aluno pode optar por mudar as opções e adequá-las a nota que obteve no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A classificação do aluno depende da nota de corte do curso, ou seja, a nota mínima para ser selecionado no curso escolhido.

Pré-requisitos para o candidato a bolsa pelo Prouni

Solicitar Lista de Espera Prouni

Prouni 2017. Imagem:divulgação

Acesse e saiba mais informações: Prouni PE, Jaboatão dos Guararapes, cursos, vagas e inscrições

Notas de corte do Prouni 2017

O Prouni adota notas mínimas, a chamada nota de corte, para a inscrição e o candidato deve ficar atento a isso. Além disso, o programa escolhe os candidatos melhores classificadas em cada curso, de acordo com a nota de corte.

Essa é calculada durante o período de inscrição e leva em conta o número de vagas disponibilizadas e o total de estudantes inscritos no curso. Ela é informada a partir do segundo dia de inscrição e serve como referência para os candidatos.