Prouni GO, Goiânia, Inscrições, cursos e vagas

Prouni GO, Goiânia, Inscrições, cursos e vagas

Você mora em Goiás e quer estudar? Saiba que o Prouni está disponível também para seu estado e pode ajudar a realizar seu sonho de ter um diploma superior!

O Prouni – Programa Universidade para Todos, foi criado pelo Ministério da Educação do Governo Federal em 2004 com o objetivo de beneficiar pessoas sem graduação e que não têm condições de pagar a mensalidade de uma faculdade.

Mais de 1,5 milhões de estudantes já foram beneficiados e agora pode ser a sua chance! Quer saber como conquistar uma vaga no Prouni em Goiás? Acompanhe o artigo e tire todas as suas dúvidas.

Como funciona o Prouni Goiânia?

O Prouni disponibiliza bolsas integrais e parciais, que garantem o pagamento de 100% ou 50% respectivamente, das matriculas em faculdades particulares de todo o Brasil.

Prouni em Belém

Prouni Goiânia. Imagem:divulgação

Para participar o estudante deve preencher alguns requisitos como, por exemplo, relação ao histórico escolar no Ensino Médio e à renda familiar.

Veja a seguir quais são eles em relação à situação escolar:

• Ter cursado todos os anos do ensino médio em escola da rede pública.
  • Ter cursado como bolsista integral todo o ensino médio em escola particular.
  • Ter cursado metade do ensino médio em escola pública e metade em escola particular como bolsista integral.
  • Ser pessoa com alguma deficiência.
  • Ser professor da rede pública de ensino, que seja efetivo e que esteja atuando no momento. Ao professor, o requisito para se inscrever no Prouni quanto a renda mínima não se aplica. Mas é preciso que o curso escolhido para o Prouniseja de licenciatura.

Veja a seguir quais são eles em relação à renda familiar:

• Para conseguir uma bolsa parcial, ou seja, 50% de desconto no valor total da mensalidade da instituição escolhida, o estudante deve ter uma renda familiar de até 3 salários mínimos por pessoa.
  • Para conseguir uma bolsa integral, ou seja, 100% de isenção no valor total da mensalidade da instituição escolhida, o estudante deve ter uma renda familiar de até 1 salário mínimo e meio por pessoa.

Acesse e saiba mais informações: Prouni EAD – O que fazer?

Nota do ENEM Prouni Goiânia?

Além dos requisitos citados acima, é importante saber que o candidato deve realizar a prova do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). E é com a nota final dessa avaliação que você poderá se inscrever no Prouni no ano seguinte.

Nota do ENEM Prouni Goiânia

Nota do ENEM Prouni Goiânia. Imagem:divulgação

Para explicar melhor, siga os seguintes passos:

• Você deverá realizar a prova do ENEM (se inscrevendo dentro das datas especificadas pelo MEC todos os anos) no ano anterior à inscrição no Prouni.
  • Após fazer a prova, você deverá checar seus resultados.
  • Para requisitar uma bolsa no Prouni você deve ter tirado mais que 450 na prova das questões gerais (os cinco cadernos de conhecimentos específicos) e na redação, deve ter pontuado mais que zero.
  • No ano seguinte à realização da prova, no período de inscrições para o Prouni você deverá se cadastrar no site do programa e inserir sua nota para solicitar vagas.

Se você estiver inserido em algum desses grupos e tiver realizado a prova do ENEM e obtido a nota mínima, não deve perder a chance de se candidatar a uma vaga no Prouni.

Faculdades participantes Prouni Goiânia

São inúmeras instituições que participam do Prouni espalhadas pelo Brasil inteiro. Goiás também conta com um grande número de faculdades particulares inscritas com reconhecimento no MEC.

PUC Goiás

PUC Goiás. Imagem:divulgação

Selecionamos algumas para o seu conhecimento:

• PUC Goiás
  • Faculdade de Goiânia (FAG)
  • Faculdade do Sudeste Goiano
  • Faculdade Montes Belos
  • Centro Universitário de Anápolis
  • Faculdade Evangélica de Goianésia
  • Faculdade Itapuranga

Esta é apenas uma relação, se quiser pesquisar outras situadas em Goiânia e região, entre neste link aqui na época de inscrições.

Acesse e saiba mais informações: Prouni nota de corte

Inscrições Prouni Goiânia

Para se inscrever no Programa Universidade Para Todos – Prouni GO, Goiânia, você deve ficar de olho no período aberto para a candidatura.

As inscrições acontecem duas vezes ao ano, geralmente, no mês de janeiro, para início das aulas no primeiro semestre. E no mês de julho, para início das aulas no segundo semestre.

Prouni documentação necessária

PUC Goiás. Imagem:divulgação

O MEC ainda não informou as datas para se inscrever no primeiro semestre de 2017. Para isso, você deverá realizar o ENEM este ano (2016) e ficar atento sobre o período de candidatura que será divulgado primeiramente neste site aqui.

No ato de sua inscrição, quando for fazê-la, você terá oportunidade de escolher até duas opções de cursos, que podem ser da mesma faculdade ou não. Vai recusar uma chance dessas? Boa sorte para você e bons estudos!