Prouni no Rio de Janeiro - RJ, bolsas, vagas e inscrições

Prouni no Rio de Janeiro – RJ, bolsas, vagas e inscrições

As inscrições para concorrer a bolsas pelo Programa Universidade para Todos (Prouni) acontecem pelo site oficial e são feitos dois processos seletivos durante o ano e cada um com duas chamadas. Além disso, os candidatos ainda podem participar da lista de espera por vagas remanescentes.

O programa ainda não divulgou o calendário para as inscrições do próximo ano, mas o período deve ser o mesmo de 2016, após a divulgação da nota do Exame do Ensino Médio (Enem).

Inscrições para o Prouni Rio de Janeiro

O Prouni oferece bolsas de estudos em faculdades particulares de todo o Brasil, podendo custear de 50% a 100% das mensalidades dos cursos. O programa realiza dois processos seletivos durante o ano, no início de cada semestre e em cada processo são feitas duas chamadas. Várias faculdades e universidades privadas disponibilizam vagas para estudantes interessados.

prouni-em-alagoas

Prouni. Imagem:divulgação

No Rio de Janeiro (RJ), várias faculdades, centros acadêmicos e universidades particulares ofertam vagas pelo Prouni. Entre elas estão a Universidade Estácio de Sá, a Universidade Castelo Branco, a Universidade Veiga de Almeida, entre outras.

Acesse e saiba mais informações: Prouni em Florianópolis – SC, faculdades e inscrições

Faculdades participantes do Prouni 2017

Os candidatos interessados podem procurar as entidades de ensino superior que ofertam vagas pelo programa no site do Prouni. Para realizar a consulta, o estudante deve entrar no link oficial, acessar a opção “Consulta de vagas”, depois “Procurar por Instituição” e então digitar o nome da faculdade ou universidade. A pesquisa também pode ser feita por nome do município ou nome do curso desejado.

prouni-

Prouni 2017. Imagem:divulgação

O Prouni realiza dois processos seletivos durante o ano, no início de cada semestre e em cada processo são feitas duas chamadas. O programa ainda divulga o calendário para as vagas remanescentes que não foram ocupadas durante o processo normal de seleção. Existe ainda uma lista de espera para aqueles que não foram aprovados no processo

Como fazer a inscrição para o Prouni

A inscrição para o Prouni 2017 deve ser feita pelo portal do MEC, no link http://siteprouni.mec.gov.br/, com o número da inscrição e senha do Enem. Cada estudante pode concorrer a uma vaga em até dois cursos diferentes, em ordem de preferência, indicando o tipo de bolsa (integral ou parcial) e a modalidade de vagas em ampla concorrência ou em política de ações afirmativas.

prouni-em-alagoas

Prouni. Imagem:divulgação

Durante o processo, o aluno pode optar por mudar as opções e adequá-las a nota que obteve no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A classificação do aluno depende da nota de corte do curso, ou seja, a nota mínima para ser selecionado no curso escolhido.

Acesse e saiba mais informações: Prouni Rio Grande do Sul – RS, bolsas, vagas e inscrições

Pré-requisitos para o candidato a bolsa pelo Prouni

O candidato que deseja ter as bolsas precisa ter cursado o ensino médio na rede pública ou ter cursado o ensino médio em escola particular como bolsista integral.

Prouni

Prouni. Imagem:divulgação

Além disso, a renda familiar deve ser de no mínimo um salário e meio e no máximo de três salários por pessoa e o candidato deve ter obtido no mínimo 450 pontos na prova objetiva e uma nota maior que zero na prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Notas de corte do Prouni 2017

O Prouni adota notas mínimas, a chamada nota de corte, para a inscrição e o candidato deve ficar atento a isso. Além disso, o programa escolhe os candidatos melhores classificadas em cada curso, de acordo com a nota de corte.

Essa é calculada durante o período de inscrição e leva em conta o número de vagas disponibilizadas e o total de estudantes inscritos no curso. Ela é informada a partir do segundo dia de inscrição e serve como referência para os candidatos.

Notas de corte do Prouni

Nota de corte Prouni. Imagem:divulgação

Entre os cursos mais procurados estão administração, pedagogia, direito, medicina, educação física, enfermagem, ciências biológicas, engenharia civil, psicologia, ciências contábeis. Os outros tipos de engenharia também recebem os maiores números de inscrições.

Acesse e saiba mais informações: Prouni SP, Santo André, Cursos, Vagas e Inscrições

Matrícula do Prouni 2017

Caso consiga a bolsa, o candidato deve ir à instituição de ensino escolhida, onde apresentará os documentos comprobatórios das informações preenchidas no ato da inscrição no site do Prouni 2017.

Prouni

Prouni 2017. Imagem:divulgação

Entre eles estão: Carteira de Identidade, Comprovante de residência do estudante e das pessoas da família, Comprovante de separação, divórcio dos pais (caso essa seja a situação), Comprovante de renda do estudante e dos membros da família (no caso os pais), comprovante de conclusão do ensino médio na rede pública ou com bolsa integral na rede privada.