Prouni oferta 2,1 mil vagas para o Amazonas

Prouni oferta 2,1 mil vagas para o Amazonas

O Programa Universidade para Todos é uma iniciativa do Governo brasileiro e do Ministério da Educação (MEC) que busca oferecer bolsas estudantis para aqueles que desejam cursar uma faculdade de Ensino Superior particular, mas não possuem renda o suficiente para arcar com todas as despesas.

No estado do Amazonas, o programa está ofertando cerca de 2,1 mil vagas em Manaus para que os cidadãos possam ingressar em uma faculdade no próximo ano. Se você reside na cidade, realizou a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no último ano e quer tentar concorrer a uma dessas vagas, veja como funciona.

Prouni

Como funciona o ProUni?

Para que o candidato concorra a uma vaga ofertada pelo ProUni, o estudante deve ter obtido uma nota mínima de 450 na média das notas do Enem e não ter tirado zero na redação. Todo o processo de inscrição é feito pelo site do programa com o número da inscrição do exame e também a senha.

Podem concorrer a essas vagas estudantes de escola pública ou que estudaram em escolas particulares com bolsa integral. As bolsas integrais são para aqueles que possuam renda mensal de até um salário mínimo e meio e parciais para aqueles com até dois salários mínimos. Pessoas com deficiência e professores também podem se candidatar a receber o desconto nas mensalidades.

Vagas e bolsas ProUni Amazonas

No total, são 2.145 vagas em 74 cursos diferentes do ensino particular. As bolsas variam de acordo com instituição e também curso, podendo ser oferecidas apenas integrais, apenas parciais, ambas e também divididas em ampla concorrência e cotas. Confira os cursos:

Administração;

Sociologia;

Teologia;

Turismo.

Você pode conferir detalhadamente o número de vagas de cada um desses cursos em cada uma das instituições em que estão disponíveis através deste link. Basta clicar no curso de seu interesse e conferir.

Cronograma ProUni Amazonas

Caso tenha se interessado por algum dos cursos oferecidos, anote na agenda e corra, pois as inscrições vão até a sexta-feira, dia 9 de junho de 2017. O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 12 de junho e a comprovação de informações ocorrerá até o dia 19 de junho.

ProUni 2017

No dia 26 de junho será divulgada a segunda chamada, sendo que a comprovação das informações deve ser feita até o dia 30 do mesmo mês. Do dia 7 ao dia 10 de julho de 2017, os interessados na lista de espera deverão demonstrar o interesse, sendo que a comprovação de informações ocorrem nos dias 17 e 18 de julho. O resultado será divulgado posteriormente de acordo com as matrículas.

É residente de Manaus ou região? Fez o Enem em 2016? Então não deixe de tentar! Todo o processo e informações podem ser encontrados no site oficial do programa