Prouni Rio Grande do Sul - RS, bolsas, vagas e inscrições
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (132.721 votos, média: 5,00 de 5)

Prouni Rio Grande do Sul – RS, bolsas, vagas e inscrições

O Rio Grande do Sul todos os anos conta com milhares de jovens inscritos no programa PROUNI do governo federal. Grande parte das instituições privadas do estado oferta suas vagas através do programa, possibilitando que muitos jovens ganhem uma bolsa parcial ou integral.

O estado sempre está entre um dos que possui mais candidatos inscritos. Neste ano não foi diferente, e muitas pessoas ainda têm a chance de se inscrever para concorrer às bolsas remanescentes. Veja a seguir as universidades do Rio Grande do Sul que ofertam vagas através do PROUNI e como fazer para se inscrever nelas.

PROUNI instituições gaúchas parceiras

Não são poucas as universidades que existem no estado. A boa notícia é que a maioria, se não todas, aceitam alunos através do PROUNI. Para poder se inscrever os candidatos precisa preencher uma série de requisitos, falaremos quais são logo depois. Agora, veja as principais instituições gaúchas que ofertam suas vagas através do programa:

prouni-1

Prouni Rio Grande do Sul . Imagem:divulgação

Universidade de Passo Fundo (UPF), Universidade Regional Integrada ao Alto Uruguai e das Missões (URI), Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), Universidade de Caxias do Sul (UCS), Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), Universidade Feevale (FEEVALE), Universidade da Região da Campanha (URCAMP), Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ), Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ) e Universidade Católica de Pelotas (UCPELS).

Onde fazer a inscrição para o PROUNI no RS

Informações sobre o programa podem ser obtidas nas unidades das instituições parceiras em todo o estado. As instituições têm como obrigação informar o aluno de como funciona o processo seletivo e de todos os documentos necessários para a matrícula, caso ele seja selecionado. As inscrições para o programa podem ser feitas apenas pela internet, independente do estado em que você mora; é usado um único sistema de seleção.

prouni-rio-grande-do-sul

Prouni Rio Grande do Sul. Imagem:divulgação

A Secretaria de Educação também pode dar informações sobre as próximas datas do programa e como efetuar a inscrição. É importante estar atento para não perder a oportunidade.

Saiba quais são os requisitos para poder participar

Os gaúchos interessados em participar do PROUNI devem ficar atentos aos requisitos exigidos pelo programa. Além dos que são obrigatórios, há outros que devem ser preenchidos pelo menos um. Os requisitos obrigatórios são: ter realizado a última edição do ENEM e obtido uma nota igual ou maior que 450 pontos e não ter zerado a redação.

Após preencher os requisitos acima, os candidatos precisam preencher um, dentre os seguintes: ter cursado o ensino médio completo em escola pública, ter cursado o ensino médio completo em escola privada com bolsa integral, ter cursado o ensino médio metade em escola pública e metade em escola privada com bolsa integral, ter deficiência ou ser professor da rede pública.

prouni-rio-grande-do-sul-2

Prouni Rio Grande do Sul. Imagem:divulgação

Há também requisitos específicos para as bolsas. Quem deseja ganhar uma bolsa integral precisa comprovar renda familiar de até um salário mínimo e meio por pessoa. Já quem deseja ganhar uma bolsa parcial precisa comprovar renda de até três salários mínimos por pessoa.

Inscreva-se para as bolsas remanescentes do PROUNI

Quem se inscreveu no PROUNI 2016 mas não foi selecionado em nenhuma chamada ainda tem uma última chance: as inscrições para as bolsas remanescentes vão até o dia 14 de novembro. Quem não se inscreveu no programa também pôde concorrer, mas para estes as inscrições foram até o dia 26 de agosto.

prouni-rio-grande-do-sul

Prouni Rio Grande do Sul. Imagem:divulgação

A inscrição deve ser feita pelo portal do programa, onde o resultado também será divulgado até o início de dezembro. Ao todo são mais de 55 mil bolsas, 48 mil são parciais e 9 mil integrais. Todas as informações podem ser vistas no portal do PROUNI. Não perca essa chance, as vagas são para todos os estados e se você ainda não entrou para o curso desejado poderá entrar agora.

O próximo processo seletivo do Prouni vai acontecer somente em janeiro de 2017, após o resultado do Enem ser liberado pelo MEC. Se você não conseguir uma vaga agora, comece a se preparar para a próxima edição e garanta uma boa nota no Enem que vai acontecer nos dias 5 e 6 de novembro.