Prouni RJ, Rio de Janeiro, Faculdades Participantes

Prouni RJ, Rio de Janeiro, Faculdades Participantes

O Prouni – Programa Universidade para Todos é um programa criado pelo Ministério da Educação do Governo Federal no ano de 2004. Este programa oferece bolsas de estudos parciais (50%) e integrais para cursos de graduação em instituições particulares de Ensino Superior.

As vagas são destinadas a estudantes brasileiros que ainda não possuem diploma de nível superior e principalmente àqueles de baixa renda familiar. O Estado do Rio de Janeiro é um dos que mais têm vagas do Prouni.

A cada ano a lista de faculdades que oferecem vagas pelo Prouni RJ, Rio de Janeiro muda, podendo ter nomes retirados ou acrescentados.

Mas a chance pode ser aproveitada por muitos estudantes já que tem processo seletivo duas vezes ao ano e é gratuito. Normalmente essas seleções acontecem em janeiro e em junho.

Prouni

Prouni. Imagem:Divulgação

Quer saber como participar do Prouni RJ, Rio de Janeiro? Acompanhe este artigo e descubra quais são as instituições que oferecem vagas, como se inscrever e quem pode ter os benefícios do programa garantidos.

Faculdades Participantes – Prouni RJ, Rio de Janeiro

Quem deseja estudar em uma faculdade particular do Rio de Janeiro pode concorrer a uma vaga do Prouni. São inúmeras as instituições participantes que você pode escolher na hora de se inscrever no programa.

Selecionamos uma lista com as principais instituições privadas para você conhecer. Confira:

• Centro Universitário Carioca – UNICARIOCA
  • Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-RIO
  • Universidade Anhembi Morumbi – UAM
  • Universidade Estácio de Sá – UNESA
  • Universidade Veiga de Almeida – UVA
  • Centro Universitário Hermínio da Silveira – UNI IBMR
  • Faculdade de Economia e Finanças Ibmec – FACULDADES IBMEC
  • Faculdade Presbiteriana Mackenzie Rio
  • Instituto Infnet Rio de Janeiro – INFNET
  • Universidade do Grande Rio Professor José de Souza Herdy – UNIGRANRIO
  • Universidade Veiga de Almeida – UVA

Essas são somente algumas das faculdades que estão inseridas no Prouni, RJ. Você pode conferir todas elas, além dos cursos que estão disponíveis neste link aqui.

São vários cursos inscritos, incluindo os mais concorridos do Brasil, como

Prouni Mackenzie – Prouni RJ, Rio de Janeiro

A Faculdade Presbiteriana Mackenzie, muito famosa na cidade de São Paulo, também está presente no Rio de Janeiro. É uma faculdade de excelente qualidade e muito requisitada por quem deseja cursar uma graduação.

Atualmente o Prouni Mackenzie Rio oferece vagas em três cursos da instituição:

• Direito
  • Ciências Econômicas
  • Administração

Ao todo são 5 vagas, todas integrais, ou seja, o aluno não terá custo algum. Essa pode ser sua chance de conseguir cursar uma faculdade de grande renome nacional.

Quem pode se Inscrever – Prouni RJ, Rio de Janeiro

Podem se candidatar a uma vaga no Prouni, RJ, Rio de Janeiro, pessoas que não tem diploma em curso superior ainda e ter realizado o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) no ano anterior à inscrição.

Por exemplo, para se inscrever no Prouni RJ 2017 você deverá ter feito a prova do ENEM em 2016. Além disso, os alunos devem atingir pelo menos 450 pontos da nota das alternativas e uma nota na redação que não seja zero.

Para bolsas integrais o participante deve ter renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa (R$1320,00). Para as bolsas parciais (50%), a renda familiar bruta por mês deve ser de até três salários mínimos por pessoa (R$2640,00).

Além da questão financeira, o futuro estudante deverá preencher um dos requisitos abaixo:

• Ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública.
  • Ter cursado o ensino médio completo em escola da rede particular, mas como bolsista integral.
  • Ser pessoa com deficiência.
  • Ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica. Nesse caso deverá concorrer a bolsas exclusivamente nos cursos de licenciatura.
Prouni 2016

Prouni 2016. Imagem:Divulgação

Inscrições – Prouni RJ, Rio de Janeiro

As inscrições para o Prouni RJ, Rio de Janeiro e também para os outros Estados do Brasil são feitas exclusivamente pela internet. Quem quiser concorrer a uma vaga deve acessar a página do Prouni, clicando aqui.

Quando você for se inscrever deverá informar o número de inscrição e a senha do Enem do ano interior. Caso tenha esquecido o número ou a senha pode recuperá-los nesta página aqui.

Fazendo seu login, você vai continuar com sua candidatura e deverá escolher até duas opções de instituição, curso e turno. Não precisa ser o mesmo curso ou turno, você pode alternar de acordo com o seu perfil.