Resultado das vagas remanescentes Prouni 2018

Resultado das vagas remanescentes Prouni 2018

O ProUni 2018 já encerrou as suas inscrições e agora todos os candidatos estão aguardando a liberação dos resultados. O programa consiste em duas chamadas regulares que selecionam uma série de candidatos para se inscreverem no curso superior de sua escolha.

Além das chamadas regulares o programa também possui a lista de espera, destinada àqueles que não forem selecionados. Quem se inscreve na lista de espera concorre às vagas remanescentes, que você verá agora do que se trata.

O que são as vagas remanescentes?

As vagas remanescentes nada mais são do que aquelas que não foram preenchidas pelos candidatos no ato da matrícula. Elas se tornam remanescentes quando, por algum motivo, a matrícula do candidato não é realizada, seja por falta de documento, não comprovação das informações ou até mesmo a falta de comparecimento do indivíduo.

Essas vagas passam a ficar disponíveis novamente, somente para aqueles que se inscreveram na lista de espera. O método de seleção para essas vagas é o mesmo já conhecido: são selecionados os candidatos que tiverem a melhor nota para determinado curso, sendo observado o número de oportunidades e a renda individual.

Como concorrer a uma vaga remanescente?

Para concorrer a uma das vagas remanescentes do seu curso você não pode ter sido selecionado nas chamadas regulares. O segundo passo é acessar o portal do ProUni no prazo de participação da lista de espera, que nesse caso é entre 16 e 19 de março. No portal você deve clicar no botão que se encontrará em sua primeira opção de curso, manifestando assim o interesse em participar da lista.

Depois é preciso aguardar e acessar o site da respectiva instituição de ensino a partir do dia 21 do mesmo mês, pois é quando iniciará a convocação dos candidatos inscritos na lista para comprovação das informações. Os candidatos serão selecionados de acordo com a nota, portanto se ficou apenas cinco pessoas na sua frente e esse é o número de vagas disponíveis, você tem grandes chances de ser selecionado.

Como efetuar a matrícula do ProUni?

Para se matricular no ProUni você deve se dirigir até a instituição em que foi selecionado portando em mãos todos os documentos necessários, que são informados no site do programa ou até mesmo no edital de convocação que é liberado pela instituição. Além disso, cada universidade disponibiliza horários, dias e locais diferentes para a matrícula, variando de um curso e área.

Por isso é essencial fazer a leitura do edital de convocação e realização das matrículas, para que assim você saiba exatamente o local em que deve ir, assim como o horário determinado pela instituição. O não comparecimento do candidato, a falta de documentos ou até mesmo a não comprovação das informações faz com que a vaga volte a ficar disponível.

ProUni 2018 Segunda Edição

Caso você não consiga ser selecionado nas chamadas regulares e na lista de espera do ProUni, não deixe de tentar na segunda edição prevista para acontecer entre junho e julho desse ano.