Resultado Segunda Chamada do Prouni

Resultado Segunda Chamada do Prouni

O ProUni – Programa Universidade para Todos – é uma iniciativa do governo federal brasileiro para favorecer a inclusão educacional e permitir que jovens estudantes de baixa renda possam estudar em uma instituição privada sem comprometer a sua renda totalmente. O programa já existe há alguns anos e beneficiou milhares de pessoas que tinham o sonho de ingressar na graduação privada.

O seu grande número de beneficiários se deve à grande quantidade de vagas que é liberada todos os anos em seus dois processos seletivos anuais, que englobam duas chamadas regulares. A seguir você saberá mais sobre o programa e suas chamadas.

prouni

Do que se trata o ProUni?

O ProUni é um programa que disponibiliza bolsas de estudo integrais e parciais para cursos de graduação em todo o país. Milhares de instituições privadas são parceiras do programa e permitem a oferta de suas vagas juntamente com uma bolsa que irá facilitar o pagamento das mensalidades.

Cada curso oferece uma bolsa e isso dependerá da própria universidade. O curso pode oferecer apenas a bolsa integral, enquanto outro curso pode oferecer as duas bolsas, permitindo assim que o estudante escolha aquela que lhe for beneficiar mais. Entretanto, para ter direito a bolsa, é fundamental preencher alguns requisitos.

Quais são os requisitos do ProUni?

Para conseguir ingressar no ProUni e ganhar uma bolsa de estudos o indivíduo precisa preencher uma série de requisitos impostos pelo governo federal brasileiro. O primeiro deles é ter participado da última edição do programa e ter obtido uma nota igual ou maior que 450 pontos, além de não ter zerado a redação.

Além disso o estudante também precisa comprovar ter realizado todo o ensino médio em escola da rede pública ou ainda em escola da rede privada, com bolsa integral. Para finalizar, vem o requisito de renda. Para ganhar a bolsa integral o candidato precisa ter uma renda de até um salário mínimo e meio por pessoa mensal. Já para ganhar a bolsa parcial a renda deve ser de até três salários mínimos mensais.

Chamadas Regulares do ProUni

O ProUni possui duas chamadas regulares em cada uma de suas edições, permitindo assim que mais estudantes sejam beneficiados. O programa libera a primeira chamada regular, juntamente com um prazo para os selecionados efetuarem a matrícula. Depois desse prazo a segunda chamada regular é liberada, também acompanhada de um prazo para a matrícula.

A segunda chamada regular do ProUni está prevista para ser liberado no dia 2 de março, e todos os selecionados terão até o dia 9 do mesmo mês para efetuarem a matrícula.

Matrículas do ProUni

As matrículas do ProUni são realizadas presencialmente nas instituições escolhidas por cada um dos estudantes. Assim que a chamada regular é liberada, cabe ao estudante conferir se foi selecionado e, então, acessar o site da devida instituição para conferir as instruções de matrícula.

As instituições irão informar horários, locais e documentos necessários para as matrículas de cada curso e caso. Aqueles que não comparecerem perdem a oportunidade de ingressarem no curso.