SISU
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

SISU

O Sisu 2016 oferta muitas vagas em todo o Brasil, para se ter uma ideia, só no Ceará são mais de 10 mil vagas para 92 cursos. No Estado, as quatro instituições públicas de ensino superior que participam do Sistema de Seleção Unificada contam com 10.242 vagas para 92 cursos em 23 municípios nesta primeira edição de 2016. No site oficial do Sisu os candidatos podem fazer a consulta aos cursos, cidades e instituições de todo o país.

Sisu 2016

Para concorrer a uma das vagas do Sisu 2016 é preciso que o estudante tenha, necessariamente, feito parte da edição de 2015 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e conquistado a nota superior a zero na prova de redação. O resultado do Enem estará público na sexta-feira (8), de acordo com o Ministério da Educação (MEC).

Sisu 2016 – Inscrições

As inscrições para o Sisu acontecem a partir da próxima segunda-feira (11) e vão até as 23h59 (horário de Brasília) da quinta-feira (14). As inscrições são gratuitas e estarão abertas no site do Sisu: sisu.mec.gov.br.

É muito importante que o candidato verifique que atende aos requisitos exigidos para concorrer a uma vaga de acordo com cada instituição, para que ele apresente toda a documentação exigida pela instituição no momento da matrícula, em caso de aprovação.

SISU 2016

SISU 2016. Imagem:divulgação

Sisu 2016 – Vagas

Pelo Sisu, os estudantes que realizaram o Enem disputam vagas em instituições públicas de ensino superior do Brasil inteiro. Com gerência do MEC, o Sisu é um sistema eletrônico que escolhe estudantes com base em seu desempenho no Enem. O candidato tem a chance de se inscrever em até duas opções de vagas. Enquanto as inscrições estiverem abertas, é possível verificar a nota de corte de cada curso e trocar a candidatura, para aumentar as chances de aprovação em algum dos cursos, de acordo com a nota de corte.

No dia 18 de janeiro está prevista a divulgação do resultado da chamada regular. O candidato pode conferir na página do Sisu e nas instituições de ensino superior. Para os alunos que forem chamados, as matrículas estão agendadas, de acordo com o cronograma, para ocorrer nos dias 22, 25 e 26 de janeiro. Seguindo o mesmo critério do ano passado, só haverá uma chamada.

Como se Inscrever no Sisu

O primeiro passo é ter em mãos o número de inscrição e senha no Enem 2015. No site oficial do Sisu você encontra todas as informações que precisa para ficar por dentro do Sisu e realizar sua inscrição. Na tela Minha Inscrição o candidato pode indicar até duas opções de curso de sua preferência. Este é o local em que você também vai poder ver o andamento da sua inscrição durante todo o processo. Agora, clique em “Fazer inscrição na 1ª opção”.

Lembre-se que você pode procurar por vagas de cursos em cada município, por nome da instituição ou pelo nome do curso. Além disso, é possível ver detalhes do curso pesquisado. Depois, selecione a modalidade de curso que você quer. O terceiro passo já é a confirmação dos dados do curso que você escolheu para concorrer no Sisu. Não deixe de ver a documentação que será exigida pela instituição no ato da matrícula, em caso de sua aprovação. Depois, basta finalizar clicando em “Confirmar minha inscrição”.

Como Funciona o Sisu

O lado bom é que o Sisu oferece muitas chances de aprovação. Por exemplo, de 18 de janeiro a 29 de janeiro, quem não for convocado para sua primeira opção pode declarar o desejo de entrar na lista de espera. Se sobrarem vagas, as instituições poderão convocar os candidatos da lista de espera. Fique de olho! As notas de corte dos cursos e a classificação parcial serão divulgadas nos dias 12, 13 e 14 de janeiro a partir de 9h, no portal do Sisu.

Para os candidatos que ficarem na lista de espera, a convocação dos para efetuar as matrículas é feita pela instituição. Por isso, esses candidatos devem ficar de olho para conferir e acompanhar as convocações para matrícula feita pela própria instituição. Sempre dê uma passadinha no site da instituição e veja as novidades ou o calendário local, para não perder sua grande chance de ingressar em uma universidade e mudar sua vida profissional.

sisu 2016

SISU 2016. Imagem:divulgação

Todas as universidades federais, institutos federais de educação, ciência e tecnologia e centros federais de educação tecnológica que são parceiros do Sisu oferecem vagas reservadas para alunos que cursaram o ensino médio em escolas públicas, por isso você pode procurar mais informações da instituição mais próxima de você e verificar se há algum curso de seu interesse.

Cursos Sisu

Os cursos oferecidos no Sisu 2016 são variados, de diversas áreas e dependem da disponibilidade das instituições parceiras em abrir vagas para estudantes brasileiros. Embora a lista seja variada, é recomendado que o estudante confira em sua cidade, dentre as instituições que participam do Sisu, quais os cursos oferecidos e que lhe interessam para que ele possa escolher no ato de inscrição.

O que diferencia cada curso no Sisu é a nota de corte, que define se o candidato é ou não aprovado para determinado curso. Ao escolher um curso do Sisu e não ter nota suficiente para ser selecionado, o candidato pode ir para outra opção de curso a fim de ser aprovado com a nota que ele tem. As notas de corte são definidas de acordo com a média dos demais candidatos que querem fazer o curso, assim, há cursos mais concorridos que outros e há cursos que necessitam de uma nota maior para que o candidato seja aprovado.

Aproveite a chance de estudar e se especializar para ter uma profissão diga e trilhar um caminho de sucesso em sua vida. É importante que você esteja pronto para quando a oportunidade bater na sua porta, por isso se prepare, veja os pré-requisitos do Sisu e se informe para garantir esse benefício que pode transformar sua vida para sempre. A educação é o melhor caminho para impactar positivamente a vida de muitos jovens brasileiros e mudar o cenário do país a curto prazo.

Recomendados para você:

Pela Web