Sisutec 2018
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

Sisutec 2018

O Sisutec é um processo seletivo do governo federal voltado para o ensino técnico e profissionalizante, focado na oferta de vagas gratuitas oferecidas por instituições de ensino superior e técnico profissionalizante, que possuem uma parceria com o Pronatec e disponibilizam os seus cursos para que mais pessoas tenham a oportunidade de se qualificarem.

Todos, ou pelo menos a maioria, dos cursos disponibilizados pelo SISUTEC são no âmbito do Pronatec, um programa responsável por ofertar vagas gratuitas para cursos técnicos e profissionalizantes em todo o país. O Sisutec serve como um sistema para disponibilizar essas vagas para que todos os estudantes do país possam ter acesso e concorrerem juntos.

O que é o Sisutec 2018

O Sisutec é um programa do governo federal que disponibiliza todos os anos as vagas das instituições parceiras do Pronatec voltadas para o ensino técnico profissionalizante. Todas as oportunidades são gratuitas e qualquer um pode se inscrever, desde que preencha os requisitos.

A maioria dos cursos são voltados para estudantes que acabaram de sair do ensino médio, mas há também algumas opções de cursos livres mais rápidos para quem já está no mercado de trabalho.

Sisutec 2018

Sisutec 2018. Imagem:divulgação

Para poder se inscrever no SISUTEC, o candidato deve ter realizado a última edição do ENEM e obtido uma nota igual ou maior que 450 pontos.

Para completar, a renda do candidato não pode ser maior do que dois salários mínimos per capita. Os mesmos requisitos são válidos para os candidatos que já estão no mercado de trabalho. Nesses casos os cursos duram apenas alguns meses e servem para ajudar o profissional a subir de cargo. Todas as modalidades ofertadas pelo SISUTEC poderão ser conferidas no edital.

Acesse e saiba mais informações: Como participar do Prouni 2018

Inscrições Sisutec 2018

As inscrições para o SISUTEC abrem apenas uma vez por ano, preferencialmente no primeiro semestre. O Ministério da Educação libera o edital com alguns dias de antecedência da abertura das inscrições, contendo todas as regras e prazos do processo seletivo. Ainda não há uma data prevista para o processo seletivo em 2018, mas em breve deveremos obter mais informações.

As inscrições acontecem diretamente no site do programa, basta que o candidato informe o número de inscrição e a senha do ENEM.

Sisutec 2018

Sisutec 2018. Imagem:divulgação

Em seguida, será possível se inscrever para até dois cursos técnicos, por ordem de preferência. Você pode pesquisar pelas vagas informando o nome do curso, da instituição ou da sua cidade. Quando encontrar a vaga, confira todos os detalhes como turno, unidade e quantidade de vagas. Efetue sua inscrição, prestando atenção a todas as informações fornecidas pelo sistema.

A partir do segundo dia, o SISUTEC começa a liberar as notas de corte e caso você queira, pode trocar suas opções de curso. A última alteração será a usada para a seleção dos candidatos. De modo geral, há uma chamada regular e a lista de espera, onde os candidatos não selecionados podem concorrer às vagas remanescentes.

Acesse e saiba mais informações: Bolsas de Estudo 2018

Vagas Sisutec 2018

O número de vagas do SISUTEC é informado apenas no edital de abertura ou até mesmo em um comunicado oficial do Ministério da Educação. Com a crise que o país está passando, vários recursos estão sendo cortados, por isso não se sabe se o número de vagas ofertadas em 2018 será muito superior às edições anteriores.

O que podemos esperar é algumas oportunidades espalhadas por todo o país, de modo a não deixar ninguém na mão e continuar possibilitando a qualificação profissional para gerar mais e mais empregos. O SISUTEC 2018 deverá ser realizado logo após os demais processos seletivos do governo federal e todos os interessados devem acompanhar os jornais e sites mais importantes, pois assim ficarão cientes quando as inscrições forem abertas.

Recomendados para você:

Tags:

Pela Web