Sisutec 2017 - Prouni universitário
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (7.890 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Sisutec

O Sistema de Seleção Unificado, mais conhecido como Sisutec, é um programa do Governo Federal criado para oferecer vagas gratuitas em cursos técnicos para jovens que não têm condições de pagar um curso técnico.

O objetivo do programa é ajudar jovens de baixa renda a conseguir uma especialização para ingressarem no mercado de trabalho. As inscrições geralmente acontecem logo após a divulgação do resultado do Enem, pois é necessário que os interessados tenham realizado o exame no ano interior para que possam se inscrever.

Sisutec 2017

Em 2017 as inscrições para o Sisutec serão abertas logo após a divulgação do resultado do Enem. Os jovens devem ficar atentos no site do Sisu para não perder a chance de se inscrever. Mais de mil vagas são ofertadas por ano, em 2016 esse número deve aumentar. Mesmo com inúmeras vagas, você tem que correr para garantir o seu lugar.

Sisutec 2016 oferece inúmeras oportunidades para jovens brasileiros (Foto: Divulgação)

Sisutec 2017 oferece inúmeras oportunidades para jovens brasileiros (Foto: Divulgação)

As vagas se esgotam rapidinho, pois há muitas pessoas interessadas em mudar de vida com um curso técnico. Os cursos disponibilizados são nas mais diferentes áreas para agradar a todos e também para que mais pessoas possam participar do programa.

Se você deseja se inscrever no Sisutec, certifique-se de ir bem no Enem, pois será a sua nota que definirá se você vai fazer o curso ou não. Todas as suas chances dependem do Enem, estude muito para tirar uma nota alta. Tome cuidado também com a redação, ela é a questão mais importante da prova.

Acesse e saiba mais informações: Prouni PA, Belém, Inscrições, cursos e vagas

Sisutec Inscrições

As inscrições para o programa Sisutec acontecem duas vezes ao ano, uma no primeiro e outra no segundo semestre do ano. Para esse ano ainda não foram divulgadas as datas das inscrições em janeiro, mas a expectativa é que isso começa até a metade do mês.

Jovens de todo país podem se inscrever em cursos profissionalizantes através do Sisutec (Foto: Divulgação)

Jovens de todo país podem se inscrever em cursos profissionalizantes através do Sisutec (Foto: Divulgação)

Para se inscrever no Sisutec e garantir a sua vaga, é necessário que você tenha ido bem no Enem, então prepare-se para quando o resultado sair. As inscrições são feitas apenas pela internet, no site oficial do programa: : http://sisutec.mec.gov.br/.

Vagas Sisutec 2017

No segundo semestre de 2015, 55.571 candidatos foram selecionados para realizarem os cursos técnicos. Para 2016, a expectativa é que seja mais de 300 mil vagas oferecidas pelo programa nos dois semestres.

Cursos Sisutec 2017

São diversos cursos técnicos oferecidos pelo programa, para agradar todos os jovens. Todos os cursos são gratuitos e carga horária deles pode variar de 800 a 1.200 horas.

Os cursos são realizados nas melhores instituições do país que são parceiras do programa, com o curso técnico o jovem irá aprender na prática como lidar com situações e irá aprender tudo sobre a sua área de interesse.

Veja abaixo a lista dos principais cursos oferecidos pelo Sisutec 2017:

* Técnico em Informática;

* Técnico em Logística;

* Técnico em Segurança do Trabalho;

* Técnico em Edificações;

* Técnico em Química;

* Técnico em Farmácia;

* Técnico em Guia de Turismo;

* Técnico em Análises Clínicas;

* Técnico em Computação Gráfica;

* Técnico em Cuidados de Idosos;

* Técnico em Estética;

* Técnico em Mecânica;

* Técnico em Radiologia;

* Técnico em Enfermagem;

* Técnico em Agropecuária;

* Técnico em Nutrição e Dietética;

Esses são apenas alguns dos cursos oferecidos pelo programa Sisutec 2017, ao fazer sua inscrição você poderá conferir todas as opções e escolher aquela que mais lhe agrada. Lembre-se que sua nota do Enem influenciará muito para você ser selecionado.

Acesse e saiba mais informações: Prouni RS, Porto Alegre, Inscrições, cursos e vagas

Instituições participantes do Sisutec

Os cursos e as vagas do Sisutec são oferecidos por inúmeras universidades parceiras do programa espalhadas por todo o país. Veja abaixo todas as instituições que oferecem vagas através do Sisutec:

* Institutos Federais;

* Escolas Técnicas vinculadas às Universidades Federais;

* Redes estaduais e municipais de educação profissional e tecnológica;

* Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – Senai;

* Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – Senac;

* Universidade Privadas;

* Escolas Técnicas Privadas;

As inscrições do Sisutec devem ser feitas pelo site oficial do programa (Foto: Divulgação)

As inscrições do Sisutec devem ser feitas pelo site oficial do programa (Foto: Divulgação)

Quando as inscrições estiverem abertas, você poderá conferir quais instituições oferecem o curso que você deseja. No período de inscrições, você ainda pode acessar as perguntas do Sisutec, lá terá uma lista com todas as instituições parceiras e os cursos oferecidos por elas.

Como se inscrever no Sisutec

Para se inscrever no Sisutec 2017 você deve acessar o site oficial do programa no período das inscrições: http://sisutec.mec.gov.br/. Para realizar a inscrição, você precisa ter feito o Enem 2016 e não ter zerado a redação. De início, você deverá informar o número de inscrição do Enem e a sua senha. O sistema irá mostrar os seus dados como seu nome e outros dados. Confira os dados mostrados e atualize o que for necessário.

Para começar, selecione até duas opções de cursos, selecione “Fazer inscrição na 1º opção”. Agora você pode pesquisar as vagas disponíveis pelo nome do município, nome da instituição ou nome do curso. Na busca você poderá ver todos os detalhes das vagas.

como-se-inscrever-no-sisutec

Como se inscrever no Sisutec. Imagem:divulgação

Clique no curso para ver a disponibilidade de vagas e modalidades disponíveis. Quando achar o curso que deseja, clique em “Escolher este curso”. Na página seguinte leia com atenção todas as modalidades, escolha uma das opções para qual deseja concorrer e clique em “Escolher esta modalidade”.

Por último, você tem que confirmar os dados do curso que você escolheu, anote toda a documentação que precisará no momento da matrícula caso seja selecionado e depois vá em “Confirmar minha inscrição”.

como-se-inscrever-no-sisutec

Como se inscrever no Sisutec. Imagem:divulgação

No fim, você pode conferir a inscrição que acabou de realizar. Enquanto as inscrições estiverem abertas, você poderá alterar suas opções de curso. Serão feitas duas chamadas, se você não for selecionado em nenhuma, ainda pode se inscrever na Lista de Espera.

As notas de corte serão disponibilizadas durante a semana, confira para ver se você tem chances de conseguir a bolsa em seu curso técnico.

Recomendados para você:

Pela Web