Vagas Remanescentes Prouni 2018
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

Vagas Remanescentes Prouni 2018

Muitos acham que se não é selecionado nas chamadas regulares de um programa, perdeu a chance de entrar para o curso superior pretendido, mas não é bem assim que funciona. As vagas remanescentes, ofertadas por meio da lista de espera, são usadas por muitos candidatos que não foram selecionados nas chamadas regulares, e acabam conseguindo ingressar no curso no último minuto.

As vagas remanescentes nada mais são do que aquelas que não foram preenchidas no ato da matrícula seja porque o candidato não compareceu, não comprovou as informações necessárias ou deixou de apresentar algum documento importante. A seguir, saiba mais sobre essas vagas e como concorrer.

Entenda como funciona as vagas remanescentes

Quando um candidato é selecionado para a vaga, seja na primeira ou segunda chamada, mas deixa de comparecer nos dias e horários informados pela universidade, a sua vaga passa a ser remanescente pois não foi preenchida, e portanto volta a ficar disponível somente para os que manifestaram interesse em participar da lista de espera.

Você se candidatou para um determinado curso, mas não foi selecionado. Entretanto, manifestou interesse em participar da lista e ficaram disponíveis cerca de 5 vagas para o curso em que você se candidatou. Você concorrerá a essas 5 vagas juntamente com aqueles que se candidataram para a lista no mesmo curso, e a instituição efetuará a seleção observando o desempenho do ENEM e a nota do candidato.

Como concorrer às vagas remanescentes?

Para concorrer às vagas remanescentes você precisa se inscrever na lista de espera do ProUni. A lista de espera do ProUni só é liberada depois que as duas chamadas regulares são divulgadas e as matrículas são realizadas. Há um prazo de três dias para os interessados acessarem o portal e manifestarem o interesse em participar.

Nesse ano, esse prazo acontece entre os dias 16 e 19 de março. Aqueles que não entrarem no portal nesses dias perdem totalmente a chance de participar da lista de espera. Basta clicar no botão referente à participar da lista e depois aguardar as instruções de cada universidade, que divulgará em seu site um edital com todas as informações para concorrer às vagas remanescentes.

Documentos ProUni 2018

Para efetuar sua matrícula no ProUni é essencial confirmar as informações do momento da inscrição, como escolaridade e renda. Para isso o candidato deverá apresentar uma série de documentos que variam de acordo com sua composição familiar e as atividades desempenhadas por cada membro.

Tanto no site do ProUni quanto no edital liberado pela instituição você encontra a lista completa de documentos para cada caso, e assim pode reuni-los para apresentar na instituição quando for necessário.

ProUni 2018

As informações sobre o segundo processo seletivo do ProUni ainda não foram divulgadas e isso só deverá acontecer em meados de maio ou junho. Até lá você pode reunir todos os documentos necessários, tirar as cópias e guarda-los em uma pasta, assim terá tudo pronto quando precisar usar.

Até lá você também pode escolher o curso e a universidade em que deseja se inscrever

 

Recomendados para você:

Pela Web