Veja as melhores faculdades de moda no Brasil - Prouni Universitário
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

Veja as melhores faculdades de moda no Brasil

Se o seu sonho é estudar moda, saiba que existem inúmeras faculdades que oferecem esse curso no Brasil. Contudo, se não parem as opções públicas, entre federais, estaduais e municipais, as faculdades de moda são conhecidas por terem mensalidades altíssimas. E isso é o que pode afastar muitos alunos dedicados e talentosos.

Mas o que muita gente não sabe é que programas de bolsas de estudo também englobam o curso de moda. É possível conseguir ótimos descontos e até a isenção completa nas mensalidades em uma faculdade privada por nem do Enem, Prouni e Educamaisbrasil.

Conheça neste artigo as melhores faculdades para se estudar moda no Brasil, dicas de como é o curso e como conseguir ingressar em uma boa instituição por meio dos projetos de bolsas de ensino superior.

Melhores faculdades de moda do Brasil

O curso de moda é um dos mais procurados do Brasil. Ele é oferecido em duas modalidades: bacharelado, que tem duração e quatro anos e tem enfoque na parte teórica, além da prática. E o tecnólogo, que dura de dois a três anos, e sua grade de matérias é mais voltada para o ensino prático.

faculdades de moda

Faculdades de moda. Imagem:divulgação

Nas duas formas o estudante terá a oportunidade de aprender, entre outras disciplinas, sobre história da arte, história da moda no Brasil e no mundo, cultura, criação, técnicas de desenho e estilismo, desenvolvimento de coleções, modelagem, corte e costura, empreendedorismo, etc.

O mercado da moda no Brasil nunca deixou de ser aquecido, nem em épocas de crise econômica, portanto é uma chance de ingressar em uma área que dá o retorno que todo profissional deseja. As indústrias e empresas buscam especialistas com formação em moda para atender à demanda em diversos setores da carreira. Ou seja, vale a pena investir.

moda

Faculdade de moda. Imagem:divulgação

Agora veja quais são as 10 faculdades de moda do Brasil mais requisitadas e bem qualificadas pelo MEC:

  1. Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc)
  2. Universidade Federal do Ceará (UFC)
  3. Universidade Federal de Goiás (UFG)
  4. Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  5. Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), do Rio de Janeiro
  6. Universidade Feevale (Feevale)
  7. Centro Universitário Belas Artes de São Paulo (Belas Artes)
  8. Faculdade Santa Marcelina (Fasm)
  9. Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), de São Paulo
  10. Universidade Anhembi Morumbi

Acesse e saiba mais informações: Melhores faculdades de turismo do Brasil

Faculdades de moda – ENEM

Se você quer ingressar em uma faculdade particular ou federal renomada, mas não tem condições de pagar toda ou parte da mensalidade, pode contar com a ajuda do ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio. Esta avaliação foi criada pelo governo federal para dar a chance a estudantes com renda familiar limitada para conseguirem concluir o ensino superior.

O ENEM acontece todos os anos no Brasil inteiro, sempre no segundo semestre (geralmente ocorre no mês de outubro). Realizando a prova, que engloba diversas áreas do conhecimento mais a redação, você deverá esperar o resultado com a sua nota geral.

enem

Enem 2016. Imagem:divulgação

Com esta nota você poderá requisitar o ingresso em uma faculdade de moda seja particular ou federal. Para entrar em uma instituição particular você terá que se inscrever com a sua nota no ENEM no programa PROUNI, e para entrar em uma instituição federal, no programa SISU.

A avaliação do ENEM tem aumentado seu nível de dificuldade a cada ano, e por isso é preciso se dedicar bastante para atingir uma boa nota. A nota de corte em média para conseguir uma vaga pelo ENEM é de 660.

Faculdades de moda – PROUNI

O PROUNI – Programa Universidade Para Todos -, também é uma porta de entrada para alunos que queiram estudar moda no Brasil. Por meio dele, é possível tentar uma vaga em uma faculdade particular no curso que desejar, desde que a nota do ENEM seja compatível com a vaga oferecida.

São oferecidas bolsas integrais, que concedem a isenção da mensalidade do curso escolhido (ou seja, você não paga nada), e bolsas parciais, que indicam que você só terá o custo de 50% da mensalidade do curso desejado.

prouni

Prouni. Imagem:divulgação

Entretanto, para ser aceito pelo PROUNI também é preciso, além de ter atingido a nota de corte do ENEM, estar de acordo com as exigências sócio econômicas do programa.

Para receber bolsa integral, o candidato deve ter renda bruta familiar de até um salário mínimo e meio por pessoa (de acordo com o salário mínimo vigente). Já para receber bolsa parcial, é preciso que a renda bruta familiar seja de até três salários mínimos por pessoa.

As faculdades de moda mais procuradas por quem se inscreve no PROUNI são:

  • Faculdade Belas Artes – FBA
  • Faculdade Santa Marcelina – FASM
  • Fundação Armando Álvares Penteado – FAAP
  • Faculdade Anhembi Morumbi – FAM

As inscrições para o PROUNI 2017 acontecem sempre duas vezes ao ano – uma no início e outra no meio. Em 2016 as inscrições já foram encerradas, mas para 2017 a expectativa é que haja ainda mais vagas em moda do que houve neste ano.

Nota do ENEM Prouni Goiânia

Prouni. Imagem:dviulgação

Para se inscrever no PROUNI em 2017 será preciso, primeiramente, ter realizado a prova do ENEM, como dissemos, neste ano de 2016. Caso você não tenha se inscrito no ENEM, fique de olho nas inscrições para 2017. Realizando esta avaliação você conseguirá se inscrever no PROUNI e requisitar uma vaga em faculdade de moda.

Acesse e saiba mais informações: Arquitetura e Design de Interiores – Melhores faculdades do Brasil

Faculdade de moda – EDUCA MAIS BRASIL

Outra chance de garantir uma bolsa de estudo para seu curso de moda é o Educa Mais Brasil, maior programa de inclusão educacional do país. Ele concede bolsas parciais de até 70% de desconto para estudantes que não tem condições financeiras de arcar com as mensalidades totais.

O Educa Mais Brasil tem parceria com mais de 15 mil instituições de ensino, não somente faculdades, mas também centros universitários, colégios e escolas técnicas.

Educa Mais Brasil

Sendo assim você pode garantir um curso de bacharelado ou também técnico em moda, além de tentar uma chance em pós-graduação, cursos de idiomas, etc.

É uma forma de conseguir mensalidades mais em conta, para não pesar em seu bolso e você poder se dedicar bastante no curso que sempre sonhou em fazer. Você será mais um dos beneficiados do Educa Mais Brasil, que já ajudou mais de 400 mil alunos em diversas instituições. As inscrições nesse projeto são gratuitas.

Recomendados para você:

Pela Web