Veja como funciona o Prouni EAD! - Prouni Universitário

Veja como funciona o Prouni EAD!

O Programa Universidade para Todos – PROUNI – é uma iniciativa do governo federal com o intuito de oferecer bolsas de estudo parciais e integrais em instituições privadas de ensino superior. Universidades, institutos e escolas de todo o país participam e ofertam suas vagas para cursos presenciais e à distância, conhecidos como cursos EAD.

Tudo acontece por meio de um processo seletivo, onde o candidato deve preencher todos os requisitos para poder se inscrever e torcer para garantir uma vaga, já que esse é um dos programas mais disputados e o número de vagas varia de acordo com a disponibilidade de cada instituição.

Prouni EAD 2017

O Prouni EAD funciona da mesma maneira que o Prouni para cursos presenciais; o aluno entra com o seu número de inscrição e senha do ENEM, confere suas informações, procura o curso desejado, seleciona as informações adequadas e confirma a inscrição. A diferença é que você deve saber exatamente o curso que deseja e, na hora de selecionar a universidade, ter a garantia de que ela está oferecendo-o na modalidade à distância.

prouni-ead

Prouni EAD. Imagem:divulgação

O método para conseguir a bolsa de estudo é o mesmo: a única coisa que muda é a escolha do curso e da universidade. Você deve ficar muito atento na hora de selecionar as suas opções; certifique-se de selecionar a universidade certa. A escolha pode ficar complicada se a universidade oferece o curso tanto na modalidade presencial quanto à distância, mas com atenção você consegue selecionar o que deseja.

Acesse e saiba mais informações: Prouni Estácio 2017 – Inscrições, vagas e cursos

Cursos EAD Prouni 2017

Os cursos oferecidos no Prouni são de acordo com cada instituição e com sua disponibilidade. É possível encontrar os cursos mais populares como Direito, Medicina, Enfermagem, Administração, mas também os mais diferentes como Zootecnia, Música, Teatro, Design, entre outros. Para achar os cursos à distância você pode pesquisar tanto pelo nome da universidade quanto pelo nome do curso desejado.

prouni-ead

Prouni. Imagem:divulgação

Antes de selecionar, irá ter a opção informando se ele é presencial ou à distância. Outra forma de saber quais os cursos à distância que são fornecidos, é entrar diretamente no site da universidade e verificar a sua grade de cursos. Se nas formas de ingresso está a opção do Prouni, você já sabe que aquele curso estará disponível.

Prouni EAD Unopar

A Universidade Norte do Paraná, conhecida como UNOPAR, é apenas uma das muitas parceiras que o Prouni possui. É uma instituição privada de ensino superior que oferece diversas vagas todos os anos por meio do programa, tanto na modalidade presencial quanto à distância.

prouni-ead-unopar

Prouni EAD Unopar. Imagem:diuvlgação

A UNOPAR possui um site dedicado exclusivamente ao seus cursos EAD, onde você confere a lista completa e também tem a informação de quando poderá se inscrever para o Prouni. Para se inscrever você deve acessar o site do programa e após entrar no sistema, procurar pelo nome da universidade. Dessa forma terá acesso a todos os cursos disponíveis. No site http://www.unoparead.com.br/  você confere a lista de todos os cursos de graduação e pós-graduação na modalidade EAD.

Acesse e saiba mais informações: Inscrições Sisutec 2017

Requisitos para se inscrever no Prouni EAD

Os requisitos do Prouni prevalecem para aqueles que desejam realizar um curso à distância. O requisito primordial é que o candidato tenha realizado a última edição do ENEM e obtido uma nota igual ou maior que 450 pontos, além de não poder ter zerado a redação.

A partir daí, o candidato ainda precisa confirmar pelo menos um, dentre vários requisitos, como ter concluído todo o ensino médio em escola pública, em escola privada com bolsa integral ou metade em escola pública e metade em escola privada com bolsa integral.

inscrever-no-prouni-ead

inscrever no Prouni EAD. Imagem:diuvlgação

Há requisitos também de acordo com o tipo de bolsa desejado: as bolsas integrais exigem que o candidato tenha uma renda de, no máximo, um salário mínimo e meio por pessoa; já as bolsas parciais exigem uma renda de até três salários mínimos por pessoa. Todos os anos acontecem dois processos seletivos, um em janeiro e outro em junho, para que assim mais pessoas possam ser beneficiadas com a qualificação.

O critério de avaliação dos candidatos é a nota obtida no ENEM, portanto quanto maior forem seus pontos, mais chances você tem de ingressar no curso escolhido. As inscrições para o Prouni 2017 devem se iniciar em janeiro, logo após a divulgação da nota do Enem.